Contas do clube aprovadas, críticas a Soares de Oliveira e o discurso de Rui Costa: resumo da AG do Benfica

Sócios encarnados voltaram ao Pavilhão da Luz, numa reunião magna que começou às 20h30 e se prolongou pela noite dentro

• Foto: DR Record

Ao Minuto

25.09.2021
Fim da Assembleia Geral: o resumo

Numa Assembleia Geral do Benfica que começou às 20h30 de sexta-feira e contou com a presença de 622 sócios, foi aprovado o relatório de gestão do exercício de 2020/21 do clube com 57,70% (9 539 votos) a favor e 35,70% (5 902 votos) contra. Um AG mais calma do que a da passada sexta-feira - com Jaime Antunes a intervir e a explicar as contas - , mas onde ainda assim se ouviram algumas críticas, nomeadamente a Domingos Soares de Oliveira. Francisco Benítez, candido à presidência, discursou e desafiou Rui Costa a garantir que o Benfica terá sempre a maioria da SAD. Já o atual presidente e também candidato admitiu o falhanço da época passada, sem direito a quaisquer desculpas, considerou o cartão do adepto uma "maldita lei" e disse estar aberto ao debate e à crítica mas pedindo para que as mesmas sejam feitas internamente. "Não por esse país fora a dar azo a que adversários tirem partido disso também", vincou.

25.09.2021
Rui Costa: «Respeito as críticas e vou respeitar sempre, mas que sejam feitas aqui por nós»

"Foram feitos aqui, tal como na semana passada, vários desafios, inclusive pelo consórcio Francisco Benitez. Acho que não era dia para estarmos a fazer campanhas. Portanto, em breve, apresentaremos as nossas propostas eleitorais. Mas para não fugir ao tema, faço aqui um desafio a todos nós. Se estamos todos nesta sala, somos todos da mesma cor e somos todos do Benfica. A partir do dia 10, que volte a haver só um Benfica. Que voltemos a estar todos juntos independentemente de quem ganhar as eleições. Os assuntos da nossa casa discutidos na nossa casa. Só nos podemos defender a nós próprios. Os inimigos não estão aqui dentro. Independentemente de debater ideias. Eu respeito as críticas e vou respeitar sempre, mas que sejam feitas aqui, por nós. Foi assim que cresci aqui neste clube, que me desenvolvi para a vida, a discutir os nossos temas aqui dentro. Não por esse país fora a dar azo a que os adversários tirem partido disso também. Boa noite a todos. E viva o Benfica."

25.09.2021
Mais de 57% aprovam relatório e contas de 2020/21 do clube

O relatório de gestão do exercício de 2020/21 do Benfica foi aprovado pelos sócios em Assembleia Geral, com 57,70% (9 539 votos) a favor, 35,70% (5 902 votos) contra e uma abstenção de 6,60% (1 090 votos).

25.09.2021
Rui Costa sobre o falhanço na época passada: «É inútil estarmos a falar de Covids ou variadíssimas coisas»

"Compreendo perfeitamente a frustração de todos pelos resultados que não obtivemos no ano passado. Não posso não compreender. E sinto-me também responsável e também não fujo a isso. É uma frustração normal, já que estamos habituados a ter um clube a ganhar. Já foi dito aqui nesta sala, que somos clube com mais títulos nas modalidades mas também somos o clube com mais títulos no futebol e não ganhar, para nós, é quase uma doença. Mas não é doença diferente para vocês do que é para mim. Foi dentro disso, que apesar de nesta sala, e hoje, eu já ter sido julgado pelo passado, pelo presente e pelo futuro que ainda não começou - e não sabemos se começa - que o trabalho que tivemos nestes dois meses, e agradeço a todos os meus colegas pelo apoio neste período, pois não foram tempos fáceis para ninguém, mas tentámos e procurámos municiar as nossas equipas para que não se repetisse um ano como o ano passado. Essa é a nossa fé, a nossa esperança, mas com muito trabalho e dedicação, é o que peço a todos aqueles que trabalham no Benfica. Foi um ano fraco. Demasiado fraco para as nossas aspirações. E é inútil estarmos a falar de Covids ou variadíssimas coisas. Quando se chega ao final do ano, se acaba em 3º no futebol, se ganha apenas uma modalidade masculina de pavilhão não se pode procurar muitas desculpas a não ser que falhámos.

"E eu assumo isso. Não tenho problemas. Também serve para melhorarmos no futuro. Procurámos, apetrechámos e estamos convictos de que será um ano bem diferente. E também diferente por causa de vocês. Não é desculpa, não é passar a mão pelo pêlo. Mas é inevitável e tem-se visto nos campos por aí fora, a diferença que faz o nosso clube nos estádios. Agradeço-vos, estamos no início de campeonato e no caminho certo. E que esta onda não pare até final da temporada e nos leve novamente aos títulos."

25.09.2021
Rui Costa sobre o cartão do adepto, que considera uma "maldita lei"

"Falou-se aqui do Cartão do Adepto. Era um tema que gostava de explicar minimamente. Não é verdade que não se tem feito nada pelo Cartão do Adepto. De há dois meses a esta parte, tenho reunido com vários grupos de adeptos e entidades que impuseram esta maldita lei. E acreditem que tudo temos estado a fazer, em conjunto, para que aqueles espaços vazios que veem no nosso estádio sejam cada vez mais reduzidos até acabarem. E isso tem sido trabalhado e tratado com as entidades. Não é um tema fácil que dependa só de nós, mas estamos à cabeça dessa revolta, digamos assim."

25.09.2021
Rui Costa começa a falar na AG

Rui Costa, presidente do Benfica, começou a falar na AG e admitiu que se sente "também responsável pela derrocada desportiva do ano passado". Ao mesmo tempo, agradeceu o facto de se "estar a discutir aqui em casa."

25.09.2021
Jaime Antunes responde aos sócios

O vicepresidente Jaime Antunes, economista de profissão, responde aos sócios sobre questões relacionadas com o Relatório e Contas 2020/21. 

"Uma questão que foi levantada foi o tema das sociedades. No organigrama percebe-se que o Benfica tem praticamente 100 por cento em todas elas. O que é esta sociedade multimédia? Toda a gente que acompanha o Benfica há vários anos sabe o que aconteceu com o Dr. Vale e Azevedo quando ele rasgou o contrato com a Olivedesportos. Sabe por que é isso aconteceu? E os custos que o Benfica teve de pagar por uma razão demagógica e irresponsável? Esta sociedade multimédia é ainda o resultado desse processo em que o Benfica teve de criar essa sociedade com a Olivedesportos para se poder livrar dessa dívida, relativamente indemnizações brutais que pendiam sobre o Benfica", reiterou. "Vemos os nossos fornecedores à porta do estádio a precisar de receber [dinheiro nosso]? As contas são assim tão más? Há que ter atenção sobre isto", atentou Jaime Antunes sobre o estado das contas dos encarnados.

25.09.2021
Entre críticas e elogios

A assembleia geral já vai longa depois de ter principiado depois das 20h30. Os sócios que surgem no palanque ora criticam ora aplaudem as últimas direções do Benfica, colhendo vaias ou aplausos, mesmo que ténues. São em maior número os que apontam o dedo tanto a Luís Filipe Vieira, à estrutura e a Rui Costa. O presidente demissionário responderá no fim de todas as intervenções.

24.09.2021
Pedro Guerra insultado ao sair da Luz

O sócio e comentador BTV Pedro Guerra foi vaiado e também insultado por boa parte dos sócios presentes no Pavilhão da Luz enquanto saía da assembleia geral.

24.09.2021
Sócio pede voto de censura ao presidente da Mesa da Assembleia Geral

Um sócio benfiquista pediu um voto de censura a António Pires de Andrade, presidente da Mesa da Assembleia Geral das águias, pela incompetência em dirigir os trabalhos.

24.09.2021
Domingos Soares de Oliveira alvo de descontentamento

O administrador da SAD do Benfica Domingos Soares de Oliveira tem sido alvo das críticas de vários sócios no Pavilhão da Luz e ouve-as in loco, já que se encontra presente no espaço. A gestão de Soares de Oliveira é atacada e foi pedida a saída do homem de confiança de Luís Filipe Vieira desde 2006.

24.09.2021
Bruno Costa Carvalho lamenta falta de democracia no clube e aponta "Direção conivente com Vieira"

O candidato à presidência em 2009, Bruno Costa Carvalho, falou publicamente no Pavilhão da Luz e começour por criticar a saída tardia de José Eduardo Moniz do Benfica. "Antes havia democracia e agora não", vincou, pedindo "uma auditoria externa ao clube e à SAD". "É impossível a Direção não ser conivente com que o Vieira fez", constatou o empresário.

24.09.2021
Sócios deixam críticas à gestão dos últimos anos

Há vários sócios do Benfica que aproveitam para se debruçarem sobre o momento do clube, além das contas submetidas a votação esta sexta-feira no Pavilhão da Luz. A maioria dos interlocutores deixa críticas à gestão dos últimos anos.

24.09.2021
Benitez desafia Rui Costa a garantir que o Benfica terá sempre a maioria da SAD

Francisco Benitez desafiou Rui Costa esta sexta-feira, durante a Assembleia Geral do clube, a garantir que a SAD do Benfica não perderá a maioria de capital. "Independentemente de quem vencer as eleições, na semana seguinte aceitas o desafio de iniciarmos o processo de revisão estatutária promovendo a discussão e debate entre os associados e envolvendo a direção, membros da lista vencida e outras sensibilidades do clube? Rui, garantes que em momento algum o Benfica deixará de ter o controlo da SAD se venceres as eleições? É que, aqui e agora perante os associados eu assumo essa garantia - caso tenha a honra de ser eleito Presidente, o Benfica terá sempre a maioria na SAD porque para mim o Benfica é e será sempre dos sócios", deixou claro o assumido candidato às eleições.

24.09.2021
Francisco Benitez aplaudido na AG com críticas à gestão do futebol

Francisco Benitez, assumido candidato às eleições de 9 de outubro, foi aplaudido pelos sócios presentes ao discursar no Pavilhão da Luz. Elogiou a prestação das equipas femininas e condenou a gestão no futebol do Benfica, com um terceiro lugar em 2020/21 apesar de investidos mais de 100 milhões de euros. "Investimento foi feito sem critério. Contam-se dois troféus em 18 possíveis no futebol", criticou. Desafiou Rui Costa a fazer uma revisão estatutária de forma a evitar que as águias possam um dia perder a maioria da SAD. 

24.09.2021
Pires de Andrade assobiado

O presidente da Mesa da Assembleia Geral, António Pires de Andrade, é vaiado por boa parte dos sócios presentes. Chamou um associado ao palanque quando ainda não se haviam inscrito todos os sócios que queriam discursar.

24.09.2021
Sócios inscrevem-se agora para discursar

Os sócios do Benfica inscrevem-se agora para discursar perantes os demais associados.

24.09.2021
Moniz não estará na AG

José Eduardo Moniz não estará na AG, mas Varandas Fernandes marca presença

24.09.2021
Jaimes Antunes discursou sobre os resultados desportivos

"Estrutura soube adaptar-se às adversidades", disse Jaime Antunes, vice-presidente do Benfica.
Falou também do Relatório e Contas e acabou com alguns aplausos.

24.09.2021
Noronha Lopes presente

João Noronha Lopes, Francisco Benitez e Bruno Costa Carvalho presentes no pavilhão

24.09.2021
AG do Benfica

Os sócios do Benfica voltam ao Pavilhão da Luz para votar o Relatório e Contas de 2020/21 do clube, onde foi apresentado um prejuízo de 9 milhões de euros. Recorde-se que a AG extraordinária da passada sexta-feira acabou por revelar-se quente.

Por Record
76
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas