Auditoria às últimas eleições aprovada em noite marcada por contestação a Rui Costa: tudo sobre a AGE do Benfica

Sócios pediram voto físico no próximo sufrágio, mas intenções esbarraram em Pires de Andrade

Ao Minuto

18.09.2021
Fechamos por aqui o nosso acompanhamento

Fechamos por aqui o acompanhamento de tudo o que se passou na Assembleia Geral Extraordinária do Benfica. Uma reunião magna que acabou invariavelmente marcada pela contestação à atual direção, liderada por Rui Costa, especialmente por conta da questão do voto físico nas próximas eleições.

O atual presidente até se mostrou favorável a que houvesse uma votação para aprovar essa mudança, mas Pires de Andrade recusou e deu por terminada a AGE.

Antes já Noronha Lopes e Francisco Benítez tinham falado, também eles a visar o dedo a Rui Costa e à sua direção, apontando falta de transparência.

Quanto aos pontos em discussão, especial destaque para a aprovação por larga maioria para a "constituição de uma comissão independente de sócios e poderes conferidos para organizar a realização de uma auditoria ao sistema de votação eletrónica utilizado" nas últimas eleições (de outubro de 2020) e também iniciar "um processo de esclarecimento do modo como se processou a recolha das urnas que continham os talões de voto emitidos, nomeadamente relações com empresas envolvidas no processo, termos da sua contratação, local de destino e/ou depósito das urnas, integridade das mesmas e intangibilidade dos talões".

18.09.2021

Entretanto vão saindo a pouco e pouco os sócios que ainda estavam no interior do Pavilhão.

18.09.2021
Sócios não arredam pé
18.09.2021
Pires de Andrade encerra agora a AGE

"Vocês são uma vergonha!", grita-se na plateia.

18.09.2021
Benítez aproximou-se de Rui Costa e falou com o líder
18.09.2021
Rui Costa toma a palavra

"Depois das eleições não quero mais contestação, que haja estabilidade no clube", disse o presidente das águias, enquanto os sócios gritam a pedir "votação!".

"Nunca quis nem serei um princípe herdeiro de nada. Estou aqui pelo Sport Lisboa e Benfica. Podem colocar em causa muita coisa sobre mim, se tenho capacidade, se não tenho capacidade, têm toda a legitimidade para isso, mas não podem pôr o meu benfiquismo e o que sou para este clube", atirou o líder das águias, que deixou claro que não quer que uma "noite como estas se volte a passar".

"Alguma coisa tem de mudar. Depois das eleições não quero mais contestação, que haja estabilidade no clube. Pela minha parte e da minha direção não temos qualquer oposição a que o voto seja físico nas próximas eleições para os órgãos sociais", frisou.

"Quem estiver nesta posição que consiga dar ao Benfica tudo o que o clube merece. Com o apoio de todos em prol da pessoa que cá estiver. Da minha parte, não quero que isto volte a acontecer".

18.09.2021
Sócio desafia Rui Costa e levanta plateia com apelo

"Benfica é nosso!" Ouve-se na Luz após um sócio ter pedido aos restantes se votavam no regulamento eleitoral do movimento 'Servir o Benfica'. A plateia levantou-se em peso e 'aprovou' aquele desafio.

A carregar o vídeo ...
«Ver Rui Costa aceitar esta falta de transparência é vê-lo marcar mais um golo contra o Benfica»
18.09.2021

Um outro sócio desafia Rui Costa a assumir a proposta do Regulamento Eleitoral.

18.09.2021
Noronha Lopes: «No Benfica não se brinca às Assembleias Gerais»

"Apelo a todos para que esta AG decorra com serenidade. Já não nos vemos há muito tempo e aproveitemos para nos ouvir uns aos outros com a dignidade que uma AG do Benfica merece. Enaltece o grupo de sócios que pediu esta AG, pela sua aplicação e vontade de discutir livremente o futuro do nosso clube. É do futuro que falamos hoje, mas é impossível falar do futuro sem olhar para o passado. O presidente já disse que queria mais transparência, mas ao dizer isso, para além de dizer que antes não existia... O que conta não é o que se diz, mas sim o que se faz. Estes órgãos sociais já tiveram duas oportunidades para mostrar que algo tinha mudado e falharam nas duas.

Organizaram um processo eleitoral à pressa. Não é a questão de ser cedo ou mais tarde. Foi feito à pressa, sem regras predefinidas, que não nos vai permitir discutir a fundo por que razão estamos aqui hoje e como podemos construir o futuro do Benfica. Falharam também ao não respeitar o pedido legitimo de um grupo de sócios, alterando uma convocatória, para tentar que aqui não se aprove o regulamento eleitoral

Isto é inaceitável e indigno do Sport Lisboa e Benfica. No Benfica não se brinca às Assembleias Gerais. Temos de respeitar os sócios e o passado do Benfica. Neste momento a transparência perde por 2-0. Nada une mais os benfiquistas do que uma direção que seja clara e transparente. Queremos voltar ao tempo de benfiquistas contra benfiquistas? Quem é que beneficia com isto? O Benfica? Quem beneficia são os nossos adversários que se riem na nossa cara.

Mas união também se consegue de outras maneiras. Com uma equipa de exceção cujos membros não nos façam voltar às páginas dos jornais pelas piores razões."

17.09.2021
Ponto 4 não será votado

Vários sócios pediram que fosse votado o ponto 4 da ordem de trabalhos ("discussão e apreciação de proposta de Regulamento Eleitoral para as eleições do Sport Lisboa e Benfica"), mas Pires de Andrade negou-se a fazê-lo.

17.09.2021
Noronha Lopes toma a palavra

Candidato derrotado nas últimas eleições, Noronha Lopes recebeu a maior ovação da noite.

17.09.2021
Ponto 4 já em discussão

O ponto 4 (e último) da ordem de trabalhos - "Discussão e apreciação de proposta de Regulamento Eleitoral para as eleições do Sport Lisboa e Benfica." - já está em discussão.

17.09.2021

Um sócio questiona se Rui Costa tem os 25 anos de sócio ininterruptos, que são uma condição essencial para se ser candidato à presidência do Benfica.

17.09.2021
Ponto 3 já foi discutido

Este ponto dizia respeito à "discussão sobre o processo de contagem dos votos depositados nas urnas durante a Assembleia Geral Eleitoral do dia 28 de outubro de 2020 e modo da sua divulgação aos sócios do Sport Lisboa e Benfica".

17.09.2021
Francisco Benítez: «Rui, ouve os sócios e não queiras ir a eleições com o processo de 2020»

Na sua intervenção, voltando-se novamente para Rui Costa, Benítez pediu uma vez mais ao líder do clube para ouvir os sócios e lançou um apelo.

"Rui, ouve os sócios e não queiras ir a eleições com o processo de 2020, que teve como consequência a desunião da família benfiquista", disse, acrescentando: "O Benfica precisa de novas ideias, de mais transparência, de mais participação associativa e de ser um clube que tem uma SAD e não o seu contrário".

De olho nas eleições, lançou um desafio. "Queremos ir a eleições e disputá-las contigo. Tu apresentas o teu projeto e nós o nosso e com benfiquismo podemos discutir sem medos e receios o que cada um considera ser o melhor caminho para o futuro do clube. E que a noite do dia 9 de outubro sejas tu ou seja eu o novo presidente do Sport Lisboa e Benfica, tenhamos a certeza que foi a noite da união da família Benfiquista!"

17.09.2021

Na sua intervenção, Francisco Benítez elencou seis pontos que, no seu entender, diz serem fundamentais para garantir "transparência nas eleições".

A saber:

1. Voto físico com depósito em urna transparente, com pelo menos uma mesa eleitoral por distrito
2. Contagem imediata dos votos após o encerramento das urnas
3. Acesso aos cadernos eleitorais
4. Identificação dos sócios com documento de identificação
5. Debates onde todos os candidatos possam apresentar as suas alternativas aos benfiquistas
6. Voto eletrónico para os sócios residentes no exterior de Portugal Continental com acesso ao sistema implementado por parte das listas concorrentes

17.09.2021
Francisco Benítez desafia Rui Costa

Numa segunda intervenção, Francisco Benítez desafiou Rui Costa a participar em debates para as próximas eleições. O líder do movimento 'Servir o Benfica', o único candidato às eleições do próximo mês, pediu ao atual líder do clube que ouvisse os sócios e aprovasse um regulamento que garanta transparência nas eleições.

17.09.2021
João Malheiro e os tumultos na AG do Benfica: «Não me surpreende esta agitação»
A carregar o vídeo ...
João Malheiro e os tumultos na AG do Benfica: «Não me surpreende esta agitação»
17.09.2021
Ponto 2 aprovado por larga maioria

Foi aprovada a "constituição de uma comissão independente de sócios e poderes conferidos para organizar a realização de uma auditoria ao sistema de votação eletrónica utilizado" nas últimas eleições (de outubro de 2020) e também iniciar "um processo de esclarecimento do modo como se processou a recolha das urnas que continham os talões de voto emitidos, nomeadamente relações com empresas envolvidas no processo, termos da sua contratação, local de destino e/ou depósito das urnas, integridade das mesmas e intangibilidade dos talões".

17.09.2021
Mais um plano do Pavilhão
17.09.2021

Alguns sócios estão a ser demovidos de utilizar telemóveis, supostamente por membros ligados a claques do Benfica e com acusações e ameaças à mistura.

17.09.2021
Ponto 2 já está em votação

O ponto 2 da ordem dos trabalhos está a ser votado de forma esmagadora.

O que está em causa

"2. Discussão e deliberação sobre a constituição de uma comissão independente de sócios e poderes conferidos para:

Organizar a realização de uma auditoria ao sistema de votação eletrónica utilizado nas eleições de 28 de outubro de 2020;

Iniciar um processo de esclarecimento do modo como se processou a recolha das urnas que continham os talões de voto emitidos, nomeadamente relações com empresas envolvidas no processo, termos da sua contratação, local de destino e/ou depósito das urnas, integridade das mesmas e intangibilidade dos talões;"

17.09.2021
Francisco Benitez ovacionado na AG: «Diversos episódios não dignificam a nossa história»

Francisco Benitez, candidato assumido à presidência do Benfica, discursou na Assembleia-Geral Extraordinária das águias e garantiu ser um "orgulho" ter tanto sócio reunido para  "em plena pandemia ter a força suficiente para lutar pelo Benfica e para que esta assembleia pudesse ser uma realidade!"

"O clube tem vivido nos últimos anos diversos episódios que não dignificam a nossa história e que têm corroído a união dos benfiquistas, que os órgãos sociais demissionários tenham presente que só um ato eleitoral transparente, que garanta a integridade do resultado eleitoral permitirá ter um clube fortalecido e unido e é isso que no final da noite de dia 9 de outubro todos pretendemos", garantiu o membro do movimento 'Servir o Benfica', muito ovacionado pelos sócios presentes.

17.09.2021
Primeiro ponto aprovado

O primeiro ponto em discussão nesta AGE (Discussão e deliberação do modo de votação, eletrónico ou físico, das deliberações do ponto dois seguinte) ditou a definição da utilização do voto físico para restantes pontos em discussão na reunião magna do clube. Este resultado foi celebrado por praticamente todos os presentes com cânticos de "Benfica é nosso".

17.09.2021
Mais um vídeo do interior do Pavilhão
17.09.2021
O ambiente que se vive no Pavilhão
A carregar o vídeo ...
Jorge Mattamouros mostra o ambiente que se vive na AGE do Benfica
17.09.2021

A entrada de todos os adeptos que aguardavam para entrar no Pavilhão finalizou-se pelas 21h20, cerca de 50 minutos depois da hora inicialmente prevista para o arranque desta AG.

17.09.2021

Os membros da direção do Benfica foram dos primeiros a entrar. Noronha Lopes e Francisco Benítez também estão presentes.

17.09.2021
Pedidos de demissão

Na primeira intervenção de Pires de Andrade, o presidente da Mesa da Assembleia Geral, quando este falou em voto eletrónico, gritou-se: "Demissão! Demissão!"

17.09.2021
AG avança

Realiza-se esta noite, no Pavilhão da Luz, uma Assembleia Geral Extraordinária do Benfica, depois de ter sido garantido o quórum. A lotação no interior é de 1200 pessoas.

Eis a ordem dos trabalhos


1. Discussão e deliberação do modo de votação, eletrónico ou físico, das deliberações do ponto dois seguinte;

2. Discussão e deliberação sobre a constituição de uma comissão independente de sócios e poderes conferidos para:

Organizar a realização de uma auditoria ao sistema de votação eletrónica utilizado nas eleições de 28 de outubro de 2020;

Iniciar um processo de esclarecimento do modo como se processou a recolha das urnas que continham os talões de voto emitidos, nomeadamente relações com empresas envolvidas no processo, termos da sua contratação, local de destino e/ou depósito das urnas, integridade das mesmas e intangibilidade dos talões;

3. Discussão sobre o processo de contagem dos votos depositados nas urnas durante a Assembleia Geral Eleitoral do dia 28 de outubro de 2020 e modo da sua divulgação aos sócios do Sport Lisboa e Benfica;

4. Discussão e apreciação de proposta de Regulamento Eleitoral para as eleições do Sport Lisboa e Benfica.

Por Flávio Miguel Silva
106
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas