O Benfica e a empresa Britalar chegaram a acordo no processo cível relacionado com alegadas obras não contratualizadas na construção do centro de estágio do clube, no Seixal.
Fonte do Benfica confirmou esta quarta-feira à Agência Lusa "a desistência do processo, na sequência de um acordo extra judicial" entre Benfica e Britalar, empresa de António Salvador, presidente do Sp. Braga.
O entendimento já foi comunicado à 13.ª Vara do Tribunal Cível de Lisboa e tem "uma cláusula de confidencialidade" assumida pelas partes, pelo que os termos do acordo não serão tornados públicos.
O acordo estabelecido encerra um processo que começou a ser julgado a 2 de junho de 2009, na 13.ª Vara do Tribunal Cível de Lisboa, no Palácio de Justiça.
A ação foi interposta pela Britalar contra o Benfica, que também acionou a empresa de construção civil.
O centro de estágio do Benfica foi inicialmente orçado em 12,96 milhões de euros e a empreitada foi adjudicada à Britalar em meados de 2004.
Mais tarde, o contrato estabelecido entre Benfica SAD e Britalar foi renegociado em mais 2,5 milhões de euros, mas, como depôs António Salvador na primeira audiência, o clube apresentou mais projetos de especialidade em janeiro de 2005.
A Britalar comunicou à Benfica SAD que a adjudicação teria de ser feita mediante o pagamento de mais 3 milhões de euros e, já com as obras a decorrer, foi negociado que o valor a pagar seria de 2,5 milhões de euros.
Contudo, a empresa de construção civil reclamou mais 1,6 milhões de euros em obras alegadamente executadas e que não estavam contratualizadas, enquanto o Benfica opôs-se e também constituiu a Britalar como réu.
O processo chegou a ser suspenso para se tentar um acordo extra judicial, mas a Benfica SAD recusou e avançou-se para um compromisso arbitral, designando um tribunal competente, o que não foi possível.
Como o entendimento não foi possível, o juiz Nuno Salpico agendou novas audiências, com Luís Filipe Vieira a prestar declarações a 17 de novembro de 2009, numa sessão em que o presidente da Benfica SAD pediu que os jornalistas não assistissem.
O tribunal voltou a deferir um novo pedido de suspensão, para que se chegasse ao acordo.
Avançado de 21 anos chega por empréstimo do Estoril
César Peixoto tinha assumido interesse no jogador das águias
Clube francês precisa de abrir uma vaga para emprestar Navas ao Nottingham
Confira todas as movimentações em Portugal e no estrangeiro
Confira todas as movimentações em Portugal e no estrangeiro
Confira todas as movimentações em Portugal e no estrangeiro
Confira todas as movimentações em Portugal e no estrangeiro