Depois de um primeiro tempo sem golos, Benfica e Girona deram experessão ao volume ofensivo. A formação espanhola inaugurou o marcador por Stuani, mas em poucos minutos os encarnados deram a volta ao texto, com golos de Jan Vertonghen, Alexander Bah e Roman Yaremchuk. Santiago Bueno ainda reduziu distâncias, mas Rodrigo Pinho sentenciou a partida.
Bom teste dos encarnados, que estiveram permissivos a defender as bolas paradas, mas vorazes no ataque. Segue-se o último teste desta pré-temporada, agendado para terça-feira, contra os ingleses do Newcastle, no Estádio da Luz, em jogo da Eusébio Cup.
90'- O melhor momento da tarde estava reservado para o fim. Golo de belo efeito de Rodrigo Pinho, que à terceira tentativa no jogo, rematou em volley para o fundo da baliza adversária.
88´- Nota de destaque para as entradas de Paulo Bernardo, Diogo Gonçalves e ainda de Rodrigo Pinho e de Musa, que fazem a estreia com a camisola encarnada nesta pré-temporada. Caminhamos a passos largos para o apito final da partida. Até ao momento, Benfica segue em vantagem no marcador
77'- Santiago Bueno reduz distâncias na partida. Mais um golo sofrido de bola parada, desta feita a defesa encarnada ficou a ver a jogar o defesa-central uruguaio a antecipar-se a Odysseas e a empurrar a bola para o funda da baliza.
75´- Grande oportunidade para o Benfica. Henrique Araújo desperdiça a oportunidade de fazer o golo das águias. Nota de destaque para Meite, que subiu linhas e roubou a bola no meio-campo do Girona.
67'- Roman Yaremchuk faz o terceiro golo do Benfica na partida. O avançado ucraniano bate o penálti para o lado contrário do guardião adversário
60´- Golo do Benfica. Bah coloca as águias na frente do marcador. O lateral-direito está com muito andamento e soma mais um jogo onde está ligado diretamente ao resultado, desta feita com um golo. A luta pelo corredor direito entre Gilberto e Bah promete.
57´- Está feito o empate. Jan Vertonghen restabelece a igualdade no encontro. Mais um lance de bola parada a dar frutos para os encarnados. De salientar ainda a contribuição do jovem defesa-central António Silva
52´- Girona inaugura o marcador. Livre lateral para a formação catalã, que bate a bola de forma tensa para a área. Meite tem um alívio defeituoso e a bola sobra para Stuani, a grande figura da equipa espanhola, que bater o desamparado Odyssea
48'- Quase golo para o Benfica! Cruzamento perfeito de Bah, reforço encarnado para a época 2022/23, para finalização esforçada de Diego Moreira. O jovem extremo português podia ter feito melhor
46´- Rola a bola.
45- Uma nova equipa do Benfica vai entrar em campo. Vão entrar Odysseas, Bah, António Silva, Vertonghen, Gil Dias, Weigl, Meite, Chiquinho, Diego Moreira, Henrique Araújo e Yaremchuk.
45´- Thobias Thies apita para o intervalo. Jogo de intensidade média-baixa, com o Benfica a produzir muitos ataques, mas sem sucesso prático. Depois de uma entrada forte dos encarnados, o Girona cerrou linhas atrás e dificultou o processo ofensivo das águias, que têm pecado no critério da decisão. O treinador Roger Schmidt prepara-se para alterar a equipa para esta segunda parte. Vamos esperar para ver.
45´- Vamos ter mais dois minutos de compensação.
40'- A cinco minutos do fim do primeiro tempo, tudo empatado entre águias e catalães. Apesar do maior protagonismo encarnado, o Benfica está a ter dificuldades para criar ocasiões de perigo ante um Girona que defende com muitos homens na zona defensiva.
37'- Amarelo para Samuel Saiz (Girona) a travar a progressão de Rafa.
31´- Stuani a dar um ar da sua graça. O melhor marcador da história do Girona, com 108 golos, cabeceia por cima da baliza defendida por Helton Leite.
26´- Pausa para hidratação. Estão 35º de temperatura na Suiça e o árbitro suiço. Thobias Thies, resolveu permitir aos jogadores beberem um pouco de água. Uma espécie de time-out para os treinadores das duas equipas, que tentam aperfeiçoar os aspetos técnico-táticos
25'- Por cima! Enzo Fernandez a chamar a si a responsabilidade de bater o livre direto, mas a bola sai muito por cima.
17´- Já está decorrido o primeiro quarto de hora da partida. Maior domínio encarnado, com sucessivos cantos e jogadas ofensivas. Todavia, o nulo continua a persistir. Nota de destaque para a coesão defensiva do Girona, que tenta espreitar o contra-ataque.
6´- Segunda tentativa de remate do Benfica no encontro. Agora foi David Neres, reforço das águias para a época 2022/23, a causar perigo para a baliza catalã.
2´- Quase o golo do Benfica. À semelhança do que acontecera nos dois últimos particulares, as águias voltam a entrar forte na partida, com Gonçalo Ramos a rematar para defesa apertada do guardião do Girona.
1´- Rola a bola na Suíça.
Gonçalo Ramos, muito acarinhado pelos adeptos, esteve a dar autógrafos antes do início do jogo.
ONZE per al partit d'avui @SLBenfica
— Girona FC (@GironaFC) July 22, 2022
Arranquem a les 17:30h.
Esport3#PretemporadaGFC pic.twitter.com/yxSi7AqqRI
Onze do Benfica: Helton, Gilberto, Otamendi, Morato, Grimaldo, Florentino, Enzo Fernández, João Mário, Neres, Rafa e Gonçalo Ramos
Suplentes: Odysseas, Samuel, Vertonghen, Bah, António Silva, Weigl, Gil Dias, Diogo Gonçalves, Meïte, Chiquinho, Paulo Bernardo, Diego Moreira, Yaremchuk, Rodrigo Pinho, Musa e Henrique Araújo
Joel Lourenço e o Patrick Lopes são primos - "da família, os mais malucos pelo Benfica" - e fizeram cerca de 400 quilómetros esta manhã para assistiram ao jogo de hoje entre Benfica e Girona. Saiba tudo aqui.
Este é o penúltimo encontro do Benfica antes do primeiro teste a doer. Dentro de cerca de duas semanas os encarnados disputam 1.ª mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões diante do vencedor do duelo entre AEK Larnaca e Midtjylland no dia 2 de agosto (20h00). Antes, jogar-se-á a Eusébio Cup no Estádio da Luz, a 26 (20h00).
Pela frente, as águias terão agora um Girona de cara lavada. O emblema espanhol regressou à La Liga, palco que não conhecia desde 2019, pelas mãos do treinador Míchel. No primeiro encontro de pré-temporada, os espanhóis empataram (0-0) frente ao Peralada, da terceira divisão do país vizinho.
Roger Schmidt também dores de cabeça. Para além de Lucas Veríssimo, que continua a recuperar da grave lesão sofrida em novembro, o técnico alemão continua privado de dois jogadores: João Victor e Ristic. O lateral continua a contas com uma entorse traumática no tornozelo esquerdo e o central mantém-se no ginásio.
Uma das figuras deste Benfica de Schmidt tem sido Rafa. O extremo, que atuou na posição 10 nos dois encontros do Troféu do Algarve, já leva dois golos na pré-época e, como o nosso jornal escreveu, está com novo ânimo ao serviço do Benfica. Já Gonçalo Ramos também está de pé quente – bisou frente ao Fulham – e foi mesmo eleito o homem do torneio no Algarve.
Samuel Soares, António Silva e Diego Moreira são os jovens do momento. Dos jogadores que procuravam espaço na primeira equipa encarnada, o guardião, o central e o extremo são os que resistem ao emagrecimento no lote de convocados. Os três jogadores, recorde-se, ainda há não muito tempo foram felizes na Suíça: onde, ao serviço dos juniores em abril, conquistaram a inédita Youth League.
O plantel do Benfica encolheu face às outras partidas já disputadas em Inglaterra e no Algarve. Para a deslocação à Suíça, Roger Schmidt levou ‘apenas’ 28 jogadores. Leo Kokubo, André Gomes, Tomás Araújo, Tiago Gouveia e Martim Neto juntaram-se à equipa B – ainda que exista a possibilidade de voltarem a ser chamados pelo técnico alemão -, Taarabt e Gabriel vão trabalhando, também, com os ‘bês’ enquanto as suas transferências não são concluídas e Pizzi acabou dispensado por motivos pessoais. Já Seferovic, outra saída em relação às últimas convocatórias, foi entretanto transferido para o Galatasaray.
Este não é um palco desconhecido dos encarnados. Já foi destino do estágio de 2006, sob as ordens de Fernando Santos, e de vários particulares, com o último a datar 30 de julho de 2014, frente ao Sion (2-0). Ainda que o dispute fora de portas, a comunidade portuguesa na Suíça procura que o grupo de Roger Schmidt se sinta em casa: 4.000 mil bilhetes para este amigável já foram vendidos e a organização acredita que até à hora do jogo se possa atingir a capacidade máxima. O Estádio Municipal de Yverdon pode receber perto de sete mil espectadores.
As águias jogam hoje o quarto ensaio da pré-temporada. Depois de terem vencido o Reading (2-0), o Nice (3-0) e o Fulham (5-1), o Benfica procura agora manter o pleno diante do Girona, numa partida que arranca às 16h30 (17h30 locais) em Yverdon-les-Bains.
Médio argentino vai apresentar-se esta tarde no Chelsea
De acordo com o comissário responsável pela operação, André Teixeira, são todos "jovens e homens"
Negócio foi concluído dois minutos antes do tempo
Operação surge na sequência de vários episódios de violência que decorreram na capital
Confira todas as movimentações em Portugal e no estrangeiro
Confira todas as movimentações em Portugal e no estrangeiro
Treinador português assume que a direção do clube saudita "pediu desculpa" pela forma como o dispensou
Venda de Enzo permite novo encaixe de milhões, mas também foi na Luz que mais se investiu