Benfica já conhece possíveis adversários para o playoff da Champions

Encarnados começarão a jogar em casa, mas antes terão de eliminar o Spartak Moscovo de Rui Vitória

O Benfica vai defrontar os holandeses do PSV Eindhoven ou os dinamarqueses do Midtjylland no playoff da Liga dos Campeões, caso elimine o Spartak Moscovo na 3.ª eliminatória da Champions.

Se conseguirem superar os comandados de Rui Vitória, os encarnados vão começar o playoff em casa, a 17 ou 18 de agosto, com a segunda mão agendada para 24 ou 25, também deste mês.

O Benfica defronta na próxima quarta-feira o Spartak Moscovo na primeira mão da terceira eliminatória, com o segundo encontro, na Luz, agendado para o dia 10.

Historial

Os encarnados caíram face ao conjunto dos Países Baixos nos quartos de final da Taça das Taças de 1974/75 e na final da Taça dos Campeões de 1987/88, mas, depois, venceram em casa e empataram fora tanto na fase de grupos da Champions de 1998/99 como nos 'quartos' da Liga Europa de 2010/11, seguindo em frente.

No primeiro duelo, em 1974/75, o Benfica conseguiu um positivo nulo em Eindhoven, em 5 de março de 1975, mas, na Luz, duas semanas depois, perdeu por 2-1, de nada valendo o tento de Humberto Coelho, que, aos 17 minutos, empatou a um.

O segundo desaire foi bem mais doloroso, pois impediu os encarnados de conquistarem a sua terceira Taça dos Campeões e aconteceu no desempate por grandes penalidades, em Estugarda, na Alemanha, em 25 de maio de 1988, após 120 minutos sem golos.

A formação comandada de Toni até marcou os cinco primeiros pontapés, por Elzo, Dito, Hajry, Pacheco e Mozer, mas Silvino não conseguiu parar Ronald Koeman, Kieft, Nielsen, Vanenburg, Lerby e Jansen e, ao 12.º, Veloso permitiu a defesa de Van Breukelen.

No 'papel', foi empate, mas na prática, foi uma enorme oportunidade perdida para o 'tri', frente a um conjunto que o Benfica voltou a defrontar em 1998/99, em dois 'duelos' sem ser a eliminar, na fase de grupos da 'Champions'.

Em jogos do Grupo F, a formação lusa venceu em casa por 2-1, com tentos de Nuno Gomes e João Vieira Pinto e, em Eindhoven, empatou a dois, com mais um 'bis' de Nuno Gomes, num jogo em que Ruud van Nistelrooy selou o 2-2 final aos 89 minutos.

Numa altura em que só o primeiro conseguia o apuramento direto, portugueses (segundos, com oito pontos) e holandeses (terceiros, com sete) ficaram pelo caminho, sendo apurados os alemães do Kaiserslautern (primeiros, com 13).

À pouco mais de uma década, em 2010/11, o Benfica logrou, finalmente, superar o PSV numa eliminatória, nos quartos de final da Liga Europa, que começou a encaminhar na Luz, numa vitória por claros 4-1, com quatro golos argentinos.

Pablo Aimar, aos 37 minutos, Eduardo Salvio, aos 45 e 52, e Javier Saviola, aos 90+2, apontaram os tentos dos 'encarnados', enquanto Labyad faturou para os forasteiros, aos 80.

No segundo jogo, ainda o último entre os dois conjuntos, em 14 de abril de 2011, Dzsudzsák, aos 17 minutos, e Lens, aos 25, ainda ameaçaram reverter a eliminatória, mas Luisão, aos 45+3, e Óscar Cardozo, aos 63, de penálti, apuraram o Benfica.

Se pode encontrar o PSV pela quinta vez, caso elimine o Spartak Moscovo e encontre o Midtjylland, o conjunto da Luz enfrentará pela primeira vez os dinamarqueses.

Nos seis anteriores embates face a conjuntos da Dinamarca, o Benfica seguiu sempre em frente e, no total, soma 12 vitórias e dois empates, enquanto o Midtjylland caiu perante o Sporting (2001/02) e o Vitória de Guimarães (2011/12).

Programa do playoff da Liga dos Campeões : 

Caminho das Ligas

Mónaco (França)/Sparta Praga (República Checa)- Genk (Bélgica)/Shakhtar Donetsk (Ucrânia)

Spartak Moscovo (Rússia)/Benfica (Portugal)-PSV Eindhoven (Holanda)/Midtjylland (Dinamarca)

Caminho dos Campeões

Salzburgo (Áustria)-Brondby (Dinamarca)

Cluj (Romoménia)/Young Boys (Suíça)-Ferencvaros (Hungria)/Slavia Praga (República Checa)

Malmö (Suécia)/Rangers (Escócia)-Olympiacos (Grécia)/Ludogorets (Bulgária)

Estrela Vermelha (Sérvia)/Sheriff (Moldávia)-Dinamo Zagreb, (Croácia)/Legia Versóvia (Polónia)

Nota: As equipas indicadas em primeiro lugar jogam a primeira mão em casa.

Por Record com Lusa
49
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas