Terminou a gala do 119.º aniversário do Benfica, na Aula Magna, em Lisboa. A abrir o evento, Rui Costa destacou a ambição do clube, frisando a crença na presença nos quartos de final da Liga dos Campeões e lembrando que as águias lideram a Liga Bwin desde a 1.ª jornada. Quanto a Rafa, eleito o futebolista do ano, sublinhou: "É continuarmos a trabalhar para conquistarmos, pelo menos, o 38º título"
Ainda entre os distinguidos com galardões Cosme Damião, destaque para António Silva (prémio revelação) Kika Nazareth (futebolista feminina do ano), Fernando Pimenta (atleta de alta competição) e para Humberto Coelho (prémio carreira).
Veja em baixo a lista completa e os discursos
Prémio futebolista masculino - Rafa
"Depois da última homenagem não há muito que eu possa dizer. É muito bonita. Ficámos emocionados. Agradeço à minha equipa, equipa técnica e todas as pessoas que trabalham conosco. E à minha família. O mais importante é continuarmos a trabalhar para conquistarmos pelo menos o 38 no final da época."
Galardão futebolista feminina do ano: Kika Nazareth
"Sem me querer tornar repetitiva, prefiro estar no relvado de chuteiras do que aqui no palco com estas botas. Quero começar pelo aniversário do maior do mundo, o meu melhor amigo. Aquele que mais do que qualquer pessoa me dá mais sorrisos, que mais me faz chorar, por quem mais canto, mais luto. Cresci com o Benfica, à Benfica e continuarei a crescer com o Benfica.
Por trás de uma cara vencedora está uma equipa. Este prémio é meu e é vosso. É da figura maternal da Carole, discussões que tenho com a Bibocas, boa disposição da Sissi. É meu, é vosso. Quero reforçar esta equipa ao longo dos anos, pela aposta que tiveram em nós, mas realçando aquilo que a equipa tem feito a nivel nacional e sobretudo internacional. Mesmo contra o Barcelona, a equipa número 1 do Mundo, mesmo contra equipas desta dimensao mostrámos do que somos capazes curto espaço de tempo. É de uma grandiosidade, somos nós meninas, mulheres. São os treinadores todos, quem me têm ajudado a ser uma jogadora e uma pessoa melhor."
Premio formação: Equipa de juniores
Rafael Rodrigues
"Dizer orgulho enorme estar aqui hoje. Não podia deixar de felicitar o Benfica pelo seu aniversário. Não posso deixar de agradecer a todos os que contribuíram para esta conquista. Ao treinador e staff. Temos a melhor formação do mundo e as proximas gerações que vêm aí podem fazer o que nós fizemos e até muito mais."
Luís Castro
"O Rafa falou bem e agora deixou-me à rasca. Foram conquistas importantes. Há prova que existe muita qualidade no Seixal. No final da prova disse que não teria significado para mim se não tranformasse isso em produto para a equipa sénior. Temos joagdores já no plantel principal. Eu pessoalmetne tive a felicidade de participar noutra final da Youth League onde tivemos o Gonçalo Ramos e o Morato. Obrigado ao Benfica pelas condições que nos dão. Força Benfica e vamos por mais."
Prémio Melhor treinador do ano - Filipa Patão
"Isto é mais fácil no campo. Primeiro de tudo parabenizar todos os nomeados. Estou nesta casa há 16 anos e aqui deixo já, o caminho faz-se caminhando. aqui estou com muito trabalho e dedicação. Comecei desde as escolas de formação. Muitos fazem parte deste prémio. Muito obrigado, senhor presidente. Não é fácil apostar e arriscar no feminino. E você arriscou, tal como o vice-presidente Fernando Tavares que batalhou para estarmos onde estamos. Há muita gente por trás destas vitórias, deste trabalho. Eu sou só uma a dar a cara. E eles estão todos os dias ao meu lado. E obviamente quero agradecer às jogadores que todos os dias colocam no terreno o que nós projetamos. Amanhã há treino, toca a dormir e obrigada."
Galardão de atleta alta competição: Fernando Pimenta
"É mais fácil fazer as provas todas do que estar aqui hoje. Quero agradecer ao presidente por estar sempre do nosso lado, das modalidades, do Benfica olímpico. Não é fácil ter olhos para as várias modalidades. Este prémio é de todos nós, hoje ganhou o Benfica, a família benfiquista. Muitas vezes quando estamos no topo é quando nos tentam derrubar. Às vezes sinto isso, nos últimos tempos vimos a Telma Monteiro lidar pela liberdade. Fez frente a uma federação como eu já o fiz. Jogadores da equipa principal são exemplo de muitos que estão aqui e os que estão em casa. vocês estão a representar um clube, instituição grandiosa. Nem que tenham de comer a relva até ao fim."
Prémio carreira: Humberto Coelho
"Este é o momento mais difícil da minha carreira, é este. Depois de ter esta companhia, isto de facto é uma família (antigos colegas). Esta família benfiquista que tem de facto levado ao mundo inteiro a expressão máxima do futebol. Quero agradecer ao presidente Rui Costa e a todos os benfiquistas. Este prémio tem significado especial para mim. Por tudo o que fizemos, toda uma equipa e todos aqueles que serviram e servem o Benfica. Queria agradecer a muita gente. Treinadores, jogadores, staff, seleção nacional e também adversários. sem adversários o Benfica não seria tão grande. E a todos os benfiquistas. É dificil para mim traduzir estes anos todos de paixão. Foi a paixão e respeito que tive pelo futebol que me levou a ter esta carreira desde jogador, treinador, selecionador e agora dirigente. A paixão continua. A minha universidade foi o Benfica. Foi aí que me fiz, que cresci, que aprendi a ter uma força inabalável, a ter confiança e o querer ganhar. Esta mística do Benfica que nos transforma e nos cria bem-estar e satisfação de fazer o que gostamos, que é jogar futebol.. queria agradecer à minha família, pais e irmão que já faleceram, minha mulher, filhas, genro e netos, que já são sócios do Benfica desde que nasceram. Penso que quando eles crescerem e de facto lembrarem deste prémio, vão esta orgulhoso do papi."
Galardão Casa do Benfica: Casa do Benfica de Viseu
Fernando Albuquerque, presidente da casa do Benfica: "São 119 anos, obrigado Cosme Damião, parabéns Benfica. É uma honra e privilégio receber este prémio, mas é também uma responsabilidade acrescida. Este prémio é de todos os meus companheiros de Direção, Conselho Fiscal e da Mesa da Assembleia Geral. Ser benfiquista não se explica, sente-se"
Revelação modalidades: nadador Diogo Ribeiro
"infelizmente não posso estar presente, mas queria deixar um agredecimento especial. Vou continuar a dar o meu máximo para conseguir resultados espetaculares", disse, numa mensagem em vídeo.
Galardão Mérito e Dedicação: Arnaldo Teixeira
Rui Costa: "Permitam-me que diga que foi meu treinador nos infantis. (Antes de anunciar) Foi jogador do clube, futebol júnior e depois ginasta. Na década de 70 tornou-se treinador na formação do Benfica."
Arnaldo Teixeira: "Queria contar uma bela história. Há 40 anos era treinador dos infantis e a meio de um treino vieram informar-me que naquela semana teríamos uma prenda. Os infantis vão jogar no relvado de primeira categoria. Foi uma loucura com jogadores, no meio-campo jogava um menino que era uma alma naquele campo, distribuía jogo. Esse menino era o Rui. E o guarda-redes era o Brassard. O Rui mais tarde continuou por essa Europa fora, muitos foram campeões da Europa e campeões do Mundo. Muito obrigado a todos!"
Prémio Projeto: Modernização do Estádio da Luz
Prémio Inovação: BPA (DIGITAL PROCESS AUTOMATION)
Prémio Galardão Parceiro do ano: Betano
António Silva conquistou o prémio revelação. O central recebeu o prémio das mãos de Simão Sabrosa e não escondeu o orgulho pelo feito.
"Em primeiro lugar, quero agradecer a todos pelo prémio. Ser benfiquista e receber este prémio com tantas lendas do Benfica é muito especial. Sou benfiquista desde nascença e isso conta muito. Quero agradecer à equipa, aos meus colegas que sempre me ajudaram, à minhas equipa técnica. Há seis meses atrás não estava à espera de estar aqui a receber ester prémio. Sou um felizardo", revelou
Ana Seiça eleita a revelação no futebol feminino:
"É um orgulho estar aqui e poder receber este prémio. É o reflexo de muito trabalho e crescimento, tanto indivudal como coletivo. Sem o coletivo não estava aqui hoje, queria agradecer às minhas colegas e todas as pessoas que me ajudaram a fazer o meu caminho.
Agradecer ao clube que mais aposta no futebol feminino em Portugal. Podem continuar a contar com muita garra, empenho, trabalho, muita dedicação a esta camisola e clube. Bem haja e parabéns ao Benfica pelos 119 anos de história."
Rui Costa no discurso de abertura da Gala:
"Caras e Caros Benfiquistas,
É com orgulho que nesta cerimónia agraciamos atletas, treinadores, equipas e projetos que se distinguiram ao longo dos últimos 12 meses no universo do Benfica. Assinalamos neste dia de aniversário o profissionalismo e a inovação que nos levam todos os dias a fazer mais e melhor em prol da nação benfiquista.
Homenageamos aqueles que pela sua história e pelo seu trajeto no Clube são uma referência para todos nós, e premiamos os parceiros que, lado a lado, continuam a apoiar o nosso projeto.
Benfiquistas, Nesta cerimónia em que evocamos a memória de Cosme Damião e dos nossos fundadores, deixem-me dizer-vos que bom é estarmos assim novamente reunidos, ultrapassadas, finalmente, todas as restrições da pandemia, para distinguir a nobre causa de servir o Benfica.
E são muitos os momentos de orgulho!
No plano internacional, mesmo sabendo que competimos com adversários de mercados de outra dimensão, a nossa grandeza obriga-nos sempre a querer vencer. Porque essa é a história do Benfica.
Nunca podemos deixar de ambicionar, seja contra quem for, seja onde for. Seja no futebol, seja em qualquer modalidade. Ganhámos finalmente a UEFA Youth League, uma conquista europeia a que juntámos, passados três meses, a Taça Intercontinental da categoria. Celebrámos o notável triunfo da EHF European League de andebol, o título internacional mais importante de um clube português nesta modalidade.
Pelo segundo ano consecutivo, algo inédito no atual modelo de competição, acreditamos que vamos estar nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, ao mesmo tempo que lideramos desde a primeira jornada o campeonato nacional.
Ainda na vertente europeia, continuamos em prova no andebol, no futsal e no hóquei em patins. Repetimos a presença entre os 16 melhores da Europa do voleibol, e no basquetebol somos o primeiro clube português a reclamar presença na Liga dos Campeões. É esta crescente afirmação internacional que ambicionamos cada vez mais. No Benfica, não pode ser de outra forma! E com cada vez mais títulos e troféus no panorama nacional.
Sagrámo-nos campeões de atletismo, basquetebol e voleibol, e ambicionamos conquistas em todas as modalidades.
Neste momento, lideramos em sete das dez competições de pavilhão, e assistimos com orgulho a um trajeto cada vez mais sustentado em modalidades que não estiveram tanto em destaque nos últimos anos, como por exemplo acontece com o rugby, onde, estou certo, em breve também seremos vitoriosos.
Na vertente feminina, onde o Benfica é um exemplo de aposta na diversidade e na inclusão das mulheres no desporto, somos campeões em título de futebol, andebol, basquetebol, futsal, hóquei em patins e polo aquático.
E, por isso, digo com orgulho: Somos o único clube do Mundo com presença em todas as modalidades, num ecletismo que muito nos envaidece.
Dimensão nacional. Dimensão internacional. O Benfica é de Portugal e do Mundo, também no feminino.
Num projeto que tem apenas cinco anos, marcámos presença pela segunda temporada consecutiva na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Regressámos às competições europeias no andebol, estreámo-nos no basquetebol, e mantemos uma participação ambiciosa no hóquei em patins.
Queremos um Benfica cada vez mais global e eclético, pelo que deixo uma palavra de especial apreço aos nossos atletas olímpicos, cujas medalhas e conquistas de classe mundial têm elevado o nome do Benfica e de Portugal.
Este foi também um ano de melhoria significativa no nosso Estádio da Luz, com uma forte aposta nas infra-estruturas.
Queremos que o nosso estádio seja sempre o verdadeiro Inferno da Luz. Queremos cada vez mais sentir o orgulho dos nossos adeptos numa experiência de total envolvência benfiquista, para que cada jogo seja uma celebração única, à Benfica!
Paixão, emoção, uma chama imensa que pretendemos estender aos pavilhões, onde estamos a mudar para ter cada vez mais Benfica nas bancadas.
Ao longo destes 12 meses, reafirmámos também a importância das Casas do Benfica, embaixadores de excelência da nossa paixão por todo o território nacional e além- fronteiras.
Destaco neste aniversário a assinatura do protocolo com a Câmara Municipal de Santarém que permite que o novo conceito, as Casas 2.0, sejam um referencial de excelência na relação entre o Sport Lisboa e Benfica e as comunidades locais.
Neste dia de aniversário, não posso deixar de sublinhar o extraordinário trabalho desenvolvido pela Fundação Benfica. Uma nobre missão de responsabilidade social em Portugal e no Mundo, com particular destaque no apoio ao povo ucraniano e em prol da paz.
Mas queremos mais, muito mais!
Se vencemos para elevar o nome do Benfica, só o conseguimos graças ao carinho dos nossos milhões de adeptos, em Portugal e por toda a diáspora, numa paixão global que nos torna inigualáveis.
É com alegria que constatamos a adesão de milhares de benfiquistas à nossa família. Mais trinta e nove mil e setenta associados ao longo dos últimos doze meses.
É com orgulho que os vemos apoiar as nossas equipas onde quer que seja. É também na nossa casa que se registam as 10 maiores assistências do campeonato. Adeptos incansáveis. Adeptos únicos.
São eles, são vocês, somos nós a matriz única do Sport Lisboa e Benfica, aquilo que nos torna tão diferentes e, simultaneamente, tão fortes.
A nossa missão é vencer. Vencer, sempre! É essa a natureza do Benfica. É essa a nossa grandeza. É essa a orgulhosa herança dos nossos fundadores e da nossa história, e de todos aqueles que ao longo destes 119 anos fizeram a nossa glória.
É com essa ambição que trabalhamos diariamente, numa exigência que queremos permanente para nós próprios, em todos os campos, em todos os escalões e modalidades, sem nenhuma cedência sempre que esteja presente o nome do Sport Lisboa e Benfica.
E só dependemos de nós próprios para alcançarmos o que os nossos pergaminhos exigem e os nossos adeptos tanto desejam e merecem.
Só dependemos do nosso trabalho, da nossa qualidade, do nosso talento, do nosso compromisso e da nossa ambição. Todos juntos. jogadores, treinadores, dirigentes, colaboradores, sócios e adeptos.
Sabemos as dificuldades e os obstáculos que nos esperam.
Estamos conscientes de que a nossa grandeza, a grandeza do Sport Lisboa e Benfica,
implica que tudo o que nos envolva tenha impacto mediático e sirva, demasiadas vezes, para fazer esquecer muitas outras realidades.
Por isso, é imperioso continuarmos unidos, focados e imunes à crescente agitação que um Benfica forte provoca. Unidos, focados e imunes a todo um ruído externo que desponta sempre que lideramos e nos mostramos fortes.
Contamos acima de tudo, com a nossa mística, a nossa raça, o nosso querer, a nossa ambição… e, claro, a força imparável dos nossos adeptos. Esta é a nossa alma!
E foi com esta alma que nasci, e como cantam os nossos, e que eu acompanho com todo o orgulho… 'Até morrer, até morrer… Benfica, até morrer!'
Viva o Sport Lisboa e Benfica!"
Mantorras à BTV:
"Uma grande alegria fazer parte do Benfica. Tenho esta história com o Benfica e um agradecimento muito grande. Mando abraço para Angola mas também para todos os outros países lusófonos. E que o clube seja campeão."
Álvaro Magalhães à BTV:
"Parabéns ao benfica, sempre um reencontro com colegas com quem partilhámos balneário. Fizemos história neste clube, tive a felicidade de ser jogador e treinador e em ambos fui feliz. Agradeço aos adeptos, que foram fantásticos"
João Alves à BTV:
"Quando nascemos de determinada maneira, é impossível mudar as coisas. Estou aqui com muito orgulho e alegria. A brindar-me e ao clube onde fui criado. Estou contentíssimo por me terem convidado"
A equipa do Benfica já chegou à Aula Magna, onde decorre o evento, com todos os elementos exceto Grimaldo, Lucas Veríssimo e Draxler, que ainda não foram vistos.
Artur Moraes, antigo guarda-redes, à BTV:
"Muito feliz sempre que venho a esta casa. Lembro-me do dia em que soube que ia para o Benfica, foram dias e noites a discutir mas sabia que era o clube onde tinha de jogar. Muto orgulho pela decisão que tomei."
Fernando Seara, president da MAG, à BTV:
"São 119 anos de vida, de história, lutas, vitórias, prazer e alguma dor. Benfica é isto. Consciência da nossa história, persistência no presente, que é risonho mas temos de ter a certeza de que a realidade desportiva é o mais importante e determinante. Uma história que em 2023 espero que nos dê muito prazer."
Carlos Manuel à BTV:
"Saudades de jogar nesta idade já não são muitas. Parabéns Benfica, são muitos anos de um clube completamente diferente e isso é que é bonito. Jogamos com os adeptos, para as pessoas ficarem felizes. Não perdemos, às vezes não ganhamos. Grande clube, uma parte humana muito grande, no meu tempo já era assim. Importante que quem anda agora veja também esse lado humano."
Simão Sabrosa à BTV:
"Estamos todos de parabéns, 119 anos de conquistas e paixão. É um dia muito importante para todos nós e será uma noite especial. Tenho mais saudades dos treinos, adorava treinar e de conviver depois no balneário. Da pressão dos jogos já não tanto, mas sim dos treinos."
Atleta de alta competição
Pedro Pablo Pichardo (atletismo)
Fernando Pimenta (canoagem)
Bárbara Timo (judo)
Pablo Álvarez (hóquei em patins)
Aaron Broussard (basquetebol)
Rapha (voleibol)
Marlene Sousa (hóquei em patins feminino)
Raphaella Monteiro (basquetebol feminino)
Inês Fernandes (futsal feminino)
Viktoriya Borshchenko (andebol feminino)
Sergey Hernández (andebol)
Treinador do ano
Luís Castro (futebol formação)
Chema Rodríguez (andebol)
Marcel Matz (voleibol)
Paulo Almeida (hóquei em patins feminino)
João Alexandre Florêncio (andebol feminino)
Eugénio Rodrigues (basquetebol feminino)
Norberto Alves (basquetebol)
Filipa Patão (futebol feminino)
Futebolista feminino do ano
Ana Vitória
Pauleta
Cloé Lacasse
Francisca Nazareth
Carole Costa
Catarina Amado
Futebolista masculino do ano
Otamendi
Grimaldo
Gonçalo Ramos
Rafa
Nesta cerimónia serão distinguidas várias personalidades do clube, que concorrem em diversas categorias. Rui Costa, presidente das águias, vai naturalmente discursar logo na abertura da gala.
O Benfica festeja esta terça-feira 119 anos e terá como ponto alto da festa a Cerimónia dos Galardões Comes Damião, que terá lugar na Aula Magna, em Lisboa, a partir das 21 horas. Pode acompanhar tudo aqui!
Lateral-direito, de 18 anos, cumpre a sétima temporada de águia ao peito
Lenda holandesa sugere o avançado português e Roberto Firmino ao clube blaugrana
Dados revelados no seminário Estádios de Sítio
Central foi orientado pelo treinador português no Corinthians, antes da mudança para o Benfica
Senol Gunes referiu que o médio inglês se encontrava ausente dos trabalhos da equipa... por estar a chover
Jogador do Al Nassr elogiou qualidade dos jogadores
Senol Gunes puxou pela ironia para falar do problemático médio inglês
Treinador português parece ter irritado a imprensa local, que o acusa de estar a promover o silêncio da equipa