O empresário César Boaventura recorreu às redes sociais para esclarecer que não está envolvido no caso que originou a detenção de Luís Filipe Vieira.
Depois de ter falado à chegada à esquadra da PSP de Moscavide, o advogado Magalhães e Silva voltou a falar à imprensa à saída. Sobre o estado de espírito de Luís Filipe Vieira, o representente legal do presidente das águias diz ter visto alguém "sereno e tranquilo". "Vai descansar agora, porque amanhã vai ser um dia grande em termos de acontecimentos. Ansiedade? Se está, é natural que esteja, mas não se nota."
"Continuo com convicção com que fiquei quando ouvi e li as declarações na comissão parlamentar. Em face dessas declarações só pode haver tranquilidade", acrescentou ainda o casuístico, que revelou ainda que Vieira irá pernoitar sozinho, pois "as celas são individuais".
"Eu não misturo Benfica com o seu presidente e os outros clubes. Há já muita gente a misturar este assunto com o desporto. Não tem a ver com isso. Não podemos dissociar que é o presidente do Benfica mas não é por isso que tem de ter um tratamento diferenciado, nem de castigo prévio nem no apuramento implacável da verdade", disse a Record, André Pinotes Batista, deputado do PS e comentador da CMTV. Saiba mais aqui.
Jorge Mattamouros, o advogado radicado nos Estados Unidos que interpôs uma ação judicial para destituir Luís Filipe Vieira da presidência do Benfica, assume que a detenção do líder dos encarnados lhe dá "um sentimento bipolar". "É um dia de tristeza por tudo o que representa, mas também é um dia de grande alívio", refere, a Record. Saiba mais aqui.
Luís Filipe Vieira vai ser ouvido em tribunal amanhã (quinta-feira), às 14h30, avança o ‘Correio da Manhã’.
Magalhães e Silva, advogado de Luís Filipe Vieira, falou aos jornalistas à saída da esquadra da PSP de Moscavide, onde o presidente do Benfica vai pernoitar após ser detido.
"Estive com ele [Vieira] ao fim da manhã e ao princípio da tarde. Estava com serenidade. Nunca somos apanhados de surpresa quando estamos nestas funções. Sempre se poderão passar coisas deste tipo e estamos preparados para acompanhar as pessoas quando têm estes incómodos. Suspeitas são suspeitas", afirmou Magalhães e Silva.
"Olhando para a situação, têm sido desencadeadas uma série de ações e tenho de estar de acordo, ou estaria em contradição comigo mesmo. Mas isto é uma coisa, outra é considerar culpados os alvos das buscas e dos interrogatórios. Isso é a justiça que há-de apurar", afirmou o líder do PSD.
Também Fernando Negrão, deputado do PSD, teceu comentários à detenção de Luís Filipe Vieira. "Devo ser limitado nas minhas declarações. Fizemos o nosso trabalho [na comissão parlamentar] e demos visibilidade a problemas, alguns com vários anos, outros mais recentes. Contamos que isso tenha utilidade", assinalou.
Luís Filipe Vieira chegou há pouco à esquadra de Moscavide da PSP, onde irá passar a noite detido.
"É um dia de grande tristeza de todos os benfiquistas. Estou muito preocupado com a situação no clube. É dever de todos os benfiquistas, incluindo os órgãos sociais, proteger o Benfica. É dever de todos os benfiquistas, incluindo os órgãos sociais, proteger os interesses da maior instituição desportiva portuguesa. Sempre foi e vai continuar a ser no futuro. Proteger os interesses do Benfica acima de tudo. Os órgãos sociais têm de proteger os interesses do Benfica, tal como os benfiquistas. Sinto-me preocupado", assumiu, à CMTV, o candidato derrotado nas últimas eleições à presidência do Benfica.
Presidente da MAG deve convocar eleições?
"Não, antes de saber o que acontecerá. Os estatutos são omissos em relação a tudo isto. Muito francamente, acho que se for aplicada uma medida de coação, seja de obrigação de manutenção no domícilio e proibição de contacto com outros membros ou entrada nas instalações, se acontecer alguma destas medidas, na minha leitura, tenho de concluir não tem condições para exercer o mandato. Apesar de estar a fazer a interpretação dos estatutos, penso que [nesse caso] se torna impossível o exercício das funções. Outra situação que é um presidente acusado de um crime punível com pena até três anos. Os estatutos são muito importantes, mas na minha perspetiva há algo que é o sentido de responsabilidade, justiça e amor pelo clube. Se ficar incapacitado de exercer funções, não se diz que cai a direção, mas como estamos no princípio de um mandato"
"Numa situação destas é um dos vicepresidente quem substitui. Até podia ser necessário por questões de saúde. Quem dirige é um dos 'vices', o problema aqui é saber o que se passa quando for definida a situação de Luís Filipe Vieira. Estando em causa a prisão preventiva, se o juiz entender que há indícios fortes que só essa..."
Como se sente se se confirmar?
"Se isso se confirmar, terei uma grande deceção. Porque independentemente de outras questões, há uma grande fronteira entre cometer ilícitos que firam a instituição. Séra uma enorme deceção. Não sou eu, se se confirmar..."
"Apoiei o Luís Filipe Vieira nas eleições. No exercício do cargo falei duas ou três vezes, não era uma relação próxima e pessoal. Tinha consideração como presidente, pelo que fez. Se se confirmar, será a nação benfiquista que se sentirá muito dececionada e zangada. Evidentemente que o pior que pode acontecer são aqueles que devem servir, servirem-se da própria instituição"
Realização da AG e o motivo da sua demissão
"Houve grande renitência a realizar uma AG. O sentimento generalizado foi de renitência, com argumentos que não vou reproduzir. Pela ideia que não havia razões cabais, que podia haver abuso de direito, com ideia desfasada que se podia pedir um parecer... Tudo isso dececionou à ideia"
Vieira pressionou?
"Não me pressionou, ninguém pressionou. Eu percebi que não tinha condições para convocar e não estava para continuar a arrastar a situação."
Depois da nota enviada à CMVM, a direção do Benfica publicou também no seu site oficial um comunicado a propósito das buscas e posterior detenção de Luís Filipe Vieira.
"A Direção do Sport Lisboa e Benfica esteve reunida esta tarde, a fim de analisar a situação decorrente da investigação de que é alvo pelas autoridades judiciais o Presidente Luís Filipe Vieira.
Todos os membros da Direção estão firmemente determinados a defender sem qualquer reserva, de forma coesa e como lhes compete, os interesses do Clube, que, esclarece-se, não é objeto da investigação.
Nessa medida, empenhar-se-ão em dar plena colaboração às entidades competentes, no sentido de apurar a verdade até às últimas consequências.
A Direção garante aos sócios e simpatizantes que a ambição, competitividade e gestão do Clube se encontram asseguradas, no respeito e em observância das normas regulamentares estabelecidas nos estatutos.
A Direção do SLB"
A Benfica SAD enviou há pouco um comunicado à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), na sequência da detenção de Luís Filipe Vieira. Na sua nota, o clube da Luz confirma a realização de buscas e revela que nem a SAD nem o clube foram constituídos arguidos no âmbito desta investigação. Por outro lado, o emblema encarnado esclarece que "as funções desempenhadas pelo Presidente do Conselho de Administração [Vieira] serão, na medida que se mostre necessária, asseguradas nos termos previstos na lei e nos estatutos."
Num último ponto, a SAD encarnada informa que será feito um pedido à CMVM para que seja feita "uma adenda ao prospeto aprovado em 1 de julho de 2021" do empréstimo obrigacionista "Benfica SAD 2021-2024".
Leia o comunicado.
No Twitter, Rui Pinto voltou a comentar o tema e revelou que Bruno Macedo, um dos detidos, "estava já ligado a outro grande devedor da banca, João Gama Leão."
Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda que fez parte da comissão de inquérito às perdas do Novo Banco, já reagiu nas redes sociais à detenção de Luís Filipe Vieira.
"Por mais endividado que viva, Luís Filipe Vieira escapou sempre, entre reestruturações e favores, à convocação de um património que, sendo seu, no fundo, nunca lhe pertenceu. Vieira não é único, mas é um retrato acabado de uma economia ao serviço dos bancos e seus satélites.", escreveu a deputada.
Em declarações a Record, Pedro Ribeiro, que integrou a lista de Noronha Lopes no último ato eleitoral, fala "num dia triste" para a nação benfiquista. Leia aqui a reação completa.
Luís Avelãs responde aos leitores de Record. Coloque aqui as suas questões.
A empresa churrasqueira 'Rei dos Frangos', com sede em Leiria, veio esclarecer que nada tem a ver com José António dos Santos, denominado 'Rei dos Frangos', que hoje detido juntamente com Luís Filipe Vieira. Leia o comunicado da churrasqueira.
O Correio da Manhã revelou os três jogadores envolvidos nas transferências que estarão na base da acusação do Ministério Público, envolvendo comissões de 2,5 M€. Trata-se de dois avançados paraguaios (Cláudio Correa e Derlis González), ambos provenientes do Rubiu Nú, e ainda o brasileiro César Martins, que na última época representou o Farense.
"É um dos dias mais negros, à semelhança daquilo que se passou há uns anos com Vale e Azevedo. Estas últimas notícias caem que nem uma bomba, porque se os benfiquistas podiam ter a esperança de o clube não sofrer danos colaterais, com estas últimas notícias é um dia negro e muito preocupante para todos aqueles que gostam do Benfica. Claro que vai influenciar a época. Começa logo por ficarmos curiosos como é que o Inter de Milão vai posicionar-se no negócio do João Mário depois destas notícias", disse Diamantino à CMTV
A CMTV avança que o mandado de detenção de Luís Filipe Vieira diz que presidente do Benfica lesou a SAD do clube da Luz, através do desvio de comissões de transferências de jogadores.
Nas imediações do Estádio da Luz, verifica-se um reforço policial por causa da manifestação marcada para as 19 horas
Ver esta publicação no Instagram
"Existe uma detenção, é preciso averiguar os factos e responsabilizar quem deve ser responsabilizado perante o que resultar do processo de investigação. Acho que Vieira pertencia à comissão de honra do PS, mas isso não tem nada a ver com a questão de fundo. Marcelo Rebelo de Sousa foi à festa do Avante e ninguém o excomungou por causa disso. O que é importante é averiguar os factos e responsabilizar quem é responsável", afirmou, esta quarta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.
Em declarações a Record, o deputado Duarte Marques, do PSD, afirmou que a detenção de Luís Filipe Vieira "afeta irremediavelmente a imagem do clube". Saiba mais aqui.
O empresário, que acabou por recuar e retirar a sua candidatura à presidência do Benfica no último ato eleitoral, diz que chegou a hora de se avançar novamente para eleições. "Vieira tem de sair do Benfica, juntamente com toda a direção. Tem de haver eleições", afirmou, a Record, Bruno Costa Carvalho. Saiba mais aqui.
A deputada do CDS-PP, Cecília Meireles, comentou, no Parlamento, a detenção de Luís Filipe Vieira e congratulou-se pelo facto de "o trabalho das comissões de inquérito ser aproveitado pela justiça de forma saudável".
André Ventura: "O que peço para este caso é o mesmo que para os outros. Justiça tem de ser rápida, eficaz e transparente. Não pode haver nomes, cargos nem figuras. Estou aqui como representante do Chega e dos portugueses e e é isso que eles querem. São crimes que lesaram Portugal e os contribuinetes e espero que a justiça seja rápida e transparente".
"Penso que temos condições para a justiça ser feita, independentemente de ser o presidente do Benfica. É isso que os portugueses têm de exigir. Tem impacto social, desportivo e nacional sigificativo. Reforço o que tenho pedido em outros casos: que haja muita firmeza. As suspeitas são graves, não interessam as opiniões de cada um, espero que tribunal possa, até publicamente, dizer o que está em causa e que decisões tomará.
Esclarecimento da C2 Capital Partners
"A C2 CAPITAL PARTNERS – SCR, S.A., vem por este meio informar ter nesta data sido alvo de buscas não domiciliárias, incidindo exclusivamente na sua qualidade de sociedade gestora do Fundo de Investimento Alternativo Especializado (FIAE) Promoção e Turismo. Como não poderia deixar de ser, a C2 CAPITAL PARTNERS colaborou voluntária e livremente nas diligências em curso, tanto mais que, nem a sociedade nem qualquer dos seus administradores foram constituídos arguidos ou têm qualquer outra posição processual. Não houve lugar a qualquer outra diligência processual. A informação solicitada teve como único e exclusivo objeto elementos relacionados com o FIAE. A C2 CAPITAL PARTNERS reitera, tal como já fez publicamente noutros momentos, incluindo na Comissão Parlamentar de Inquérito, a legalidade e a integridade da sua conduta no processo de constituição e gestão do FIAE."
How it started / How it's going (part II) pic.twitter.com/wSwMito0kh
— Bloco de Esquerda (@BlocoDeEsquerda) July 7, 2021
A página 'Associação do Bem' convocou para esta quarta-feira às 19 horas uma manifestação no Estádio da Luz, após saber da detenção do presidente da direção das águias, Luís Filipe Vieira. Saiba mais aqui.
Em exclusivo a Record, o dirigente dos encarnados diz não querer tirar conclusões precipitadas. "Eu não estava à espera disto. Mas uma coisa é certa: toda a gente é inocente até prova em contrário. É isto que eu posso dizer", afirmou. Leia as declarações na íntegra.
Reação do ex-presidente do Benfica, à TVI 24
"Vou aguardar serenamente. É um momento que me entristece porque estão envolvidos amigos e o clube. O nosso Benfica, que envolve 6 milhões de portugueses, pode estar a passar por uma fase difícil da sua vida. Mas vamos ter calma, vamos ouvir o que a justiça e o nosso presidente têm para dizer sobre este assunto", afirmou Manuel Damásio. Leia aqui as declarações completas.
"No âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal cuja investigação se encontra a cargo da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e conta com a estreita colaboração da Polícia de Segurança Pública (PSP), foram cumpridos cerca de 45 mandados de busca, abrangendo instalações de sociedades, domicílios, escritórios de advogados e uma instituição bancária. Estas buscas decorrem nas áreas de Lisboa, Torres Vedras e Braga.
No decurso das diligências foram detidas quatro pessoas, dois empresários, um agente desportivo e um dirigente desportivo. Detenções efetuadas atendendo aos indícios já recolhidos, com vista a acautelar a prova, evitar ausências de arguidos e a prevenir a consumação de atuações suspeitas em curso.
Os detidos serão presentes, previsivelmente no decurso do dia de amanhã, a primeiro interrogatório judicial com vista à aplicação, considerando a gravidade dos crimes e as exigências cautelares, de medidas coação diferentes do termo de identidade e residência.
No processo investigam-se negócios e financiamentos em montante total superior a 100 milhões de euros, que poderão ter acarretado elevados prejuízos para o Estado e para algumas das sociedades.
Em causa estão factos ocorridos, essencialmente, a partir de 2014 e até ao presente e suscetíveis de integrarem a prática, entre outros, de crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento.
No cumprimento dos mandados participaram 66 Inspetores Tributários, sendo 25 da Direção de Finanças de Braga, 8 da Direção de Finanças do Porto, 26 da Direção de Finanças de Lisboa e 2 da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais (DSIFAE), para além de 9 elementos do Núcleo de Informática Forense desta Direção.
Participaram ainda 4 magistrados do Ministério Público, 3 Juízes de Instrução Criminal e 74 polícias da PSP, 9 dos quais a exercerem funções no DCIAP.
O inquérito encontra-se em segredo de justiça."
Luís Menezes Leitão, bastonário da Ordem dos Advogados, à RTP3: "Relativamente ao que se tem passado nos últimos dias, parece-me excessiva a utilização de detenções para interrogatório. Temos cidadãos que foram detidos e passaram noites na prisão quando nem foi pedida a prisão preventiva. Parece-me errado que pessoas que são relativamente conhecidas, e se que espera que não desapareçam a qualquer momento, não sejam simplesmente notificadas para comparecer no interrogatório. Parece um certo aparato mediático que não está em conformidade com os direitos fundamentais dos arguidos. Não vejo justificação nenhuma, estamos a falar de um simples interrogatório. Isto é motivo de preocupação para a ordem dos advogados."
Vasco Mendonça: "Não me lembro da última demonstração intransigente de benfiquismo protagonizada por Luís Filipe Vieira, mas ocorre-me uma que lhe ficaria bem nesta fase. Podia abandonar já hoje quaisquer cargos no clube, continuar a preparar a sua defesa e proteger o Benfica deste espectáculo".
Hoje era dia para alguém tornar público um email meu a dizer "não falem mais desse atrasado mental pois já estamos a tratar de Unir o Benfica"... pic.twitter.com/tZKJ2fLCYw
— Bruno de Carvalho (@BrunodC72) July 7, 2021
Com esta detenção, Luís Filipe Vieira pode ser proibido de exercer funções como presidente do Benfica e até entrar no Estádio da Luz.
Luís Filipe Vieira vai passar a noite no Comando Metropolitano de Lisboa, o mesmo local para onde foi JosÉ Sócrates, quando foi detido.
António Figueiredo, antigo vice-presidente do Benfica, comentou a Record a detenção de Luís Filipe Veira. "Não dignifica o clube nem alegra os sócios do Benfica, a imagem não é boa. Estou muito triste. É um momento de preocupação e tristeza, uma situação que envergonha o clube", referiu.
"Continuidade [de Vieira] como presidente? Depende do próprio. Ele foi eleito e tem legitimidade de estar à frente do clube. Com estas notícias, é normal que o ser humano e o grande benfiquista faça uma reflexão e veja se há ou não condições para ele prosseguir. Se sente que não tem condições, que tome a atitude que tem de tomar. Se vê que tem condiçoes, que o diga. Chegou o momento da decisão. Sim ou não, Quer para o próprio, quer para os sócios. Ser benfiquista é ser transpatrente, verdadeiro e genuíno. Os sócios gostariam de vê-lo falar, mas com grupo de advogados à volta dele certamente será aconselhado a não falar. A verdade é intemporal. Não se escolhe a verdade por conveniência. Escolhe-se por honestidade e é isso que os sócios querem. Saber o que se passa. O meu presidente é detido. Porquê? Agora, não deve ser condenado antes de ser julgado. O que mais me custa é ver o meu Benfica a ser falado desta maneira, por situações que nunca aconteceram na história do clube. Vale e Azevedo estragou o clube e trouxe-lhe uma imagem terrível e agora aconteceu o mesmo. Não é nada bom para o clube", afirmou, à SportTV, o antigo capitão do Benfica, António Simões.
Luís Filipe Vieira ?? https://t.co/MyK1ggXcyE
— Rui Pinto (@RuiPinto_FL) July 7, 2021
"É uma sensação de amargura porque estamos a falar da pessoa mais importante do nosso clube. Mesmo que haja razões de oposição a Vieira enquanto presidente, em causa está o Benfica, uma instituição centenária, com valores", afirmou João Malheiro à CMTV
"É extremamente desagradável. Traz incómodo, desconfiança, tristeza e mau-estar para quem tem o sentimento do Benfica e incomodam e mexem connosco. Mesmo que nada prejudique o Benfica, já que tudo o que se tem falado é sobre a pessoa, mas estas situações são preocupantes e nada trazem de bom à imagem do clube. É uma nódoa no meu coração. Há uma nódoa no meu coração e não faço ideia como se cura ou se tem cura. Estou magoado. Estou triste. Não é com a história do grande benfiquismo. O que peço e desejo é que tudo seja feito com clareza, independencia e, custe a quem custar, se alguem tiver de ser punido, que seja. Nada disto é agradavel. Sou pessoa atenta e agarro-me à história do clube", referiu o antigo jogador e capitão do Benfica, à SportTV, num comentário à detenção de Luís Filipe Vieira.
Record sabe que a detenção de Luís Filipe Vieira levou à marcação de uma reunião de emergência na Luz que junta os altos responsáveis dos encarnados
O 'Correio da Manhã' avança que Luís Filipe Vieira vai passar a noite na esquadra da PSP de Moscavide
O 'Sol' refere que Tiago Vieira, filho de Luís Filipe Vieira, e Bruno Macedo, empresário que tratou da ida Jorge Jesus para o Flamengo, também foram detidos.
A investigação é muito extensa e há alvos precisos, sendo um dos suspeitos o filho de Luís Filipe Vieira, assim como a empresa da Promovalor, revela o 'Correio da Manhã.
Magalhães e Silva, advogado de Vieira, acompanhou as buscas que decorreram durante a manhã.
Foram feitas buscas em vários locais, incluindo a SAD do Benfica, Novo Banco e escritórios de advogados
Além de Luís Filipe Vieira e do 'Rei dos Frangos' há ainda mais dois detidos, de acordo com o 'Correio da Manhã'
O 'Correio da Manhã' avança que o 'Rei dos Frangos' também foi detido
A treinadora do Benfica estava satisfeita pelo triunfo sobre o Sporting e a ida à final
Ana Capeta e Kika Nazareth foram as principais figuras das leoas e das encarnadas, com ambas a bisarem no dérbi
Presidente do Benfica assinou protocolo em Santarém
Sporting, FC Porto e Sp. Braga também figuram no top-10 das formações com melhor balanço
Avançado camaronês deixou o clube mal o português chegou à Arábia Saudita
Médico do clube diz que até foi ao hospital depois das notícias do resgate mas não encontrou o jogador ganês
Ex-jogador do FC Porto foi resgatado dos escombros depois do forte sismo que abalou a Turquia na madrugada de segunda-feira
Avançado paraguaio e a mulher receberam o sinal... e nada mais