Operação Cartão Vermelho: Luís Filipe Vieira só vai ser ouvido amanhã em tribunal

Presidente do Benfica é acusado, entre outros crimes, de desviar dinheiro do clube

Ao Minuto

09.07.2021
Vieira de regresso à Esquadra da PSP de Moscavide

Luís Filipe Vieira já regressou à Esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Moscavide e será amanhã ouvido pelo juiz Carlos Alexandre no Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa.

09.07.2021
Advogado de Vieira: «Prestar declarações agora seria uma enorme violência»

Manuel Magalhães e Silva, advogado de Luís Filipe Viera, explicou por que motivo o interrogatório do seu cliente ficará apenas para amanhã: "Os interrogatórios demoraram e representaria agora uma enorme violência prestar agora declarações, com o juiz cansado, ele cansado, eu cansado, os funcionários cansados... nada cansa mais do que uma espera de um dia inteiro."

"Rui Costa na presidência? Tanto quanto me apercebi, Vieira não sabe", acrescentou ainda o advogado, garantindo que Vieira está "sereno e tranquilo"

09.07.2021
Administrador da SAD do Benfica suspeito de estar em esquema com Vieira
Ricardo Jr.

Miguel Moreira, administrador da SAD do Benfica, é um dos vários nomes visados na investigação que levou à detenção de Luís Fillipe Vieira. Os documentos, aos quais Record teve acesso, referem-se a um "esquema ardiloso", em que o objetivo do presidente passaria por comprar a "baixo custo" dívidas ao novo banco que o próprio dirigente contraiu através da Imosteps.

Leia aqui o artigo completo.

09.07.2021
Luís Filipe Vieira só vai ser ouvido amanhã

Luís Filipe Vieira só será ouvido amanhã de manhã pelo juiz Carlos Alexandre, confirmou o advogado Castanheira Neves. José António dos Santos, Bruno Macedo e Tiago Vieira foram interrogados hoje mas o presidente do Benfica sê-lo-á apenas no sábado. "Terminou e recomeça amanhã. Foram interrogados três arguidos e amanhã os trabalhos recomeçam às 9h, para interrogar o único arguido que ainda não o foi", disse Castanheira Neves.

09.07.2021
Luís Filipe Vieira vai passar mais uma noite na cela

Com Tiago Vieira a falar há quase três horas, é certo que as diligências vão prolongar-se pelo fim de semana. Assim sendo, Luís Filipe Vieira irá passar mais uma noite na cela e poderá mesmo não ser interrogado hoje...

09.07.2021
Conselho Fiscal do Benfica suspende "todos os poderes, direitos e deveres de Luís Filipe Vieira"

O Conselho Fiscal do Benfica comunicou esta sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que suspendeu "todos os poderes, direitos e deveres de Luís Filipe Vieira", com Rui Costa a assumir o cargo de presidente do clube, tal como os encarnados já tinham informado.

Leia aqui o comunicado das águias na íntegra.

09.07.2021
Rui Costa assume presidência do Benfica "com efeitos imediatos"
Miguel Barreira

Após Luís Filipe Vieira suspender funções, o Benfica informou esta sexta-feira, em comunicado, que será o vice-presidente Rui Costa quem assumirá "com efeitos imediatos" a presidência do clube. 

Leia aqui o comunicado das águias na íntegra.

09.07.2021
Representante do 'rei dos frangos' garante: «Respondeu a todas as questões, com normalidade e tranquilidade»

Castanheira Neves, um dos representantes legais de José António dos Santos, falou aos jornalistas à saída do tribunal, garantindo que o seu cliente, que foi ouvido hoje, respondeu a tudo.

"Respondeu a todas as questões que lhe foram colocadas, com toda a normalidade e tranquilidade e com toda a transparência. Temos a expectativa que o interrogatório tenha contribuído para esclarecer melhor. Prisão preventiva? Ao fim de tantos anos de carreira profissional não há nada que me consiga surpreender."

09.07.2021
Interrogatório de Vieira poderá não ficar concluído hoje

Segundo o comunicado do Conselho Superior de Magistratura, depois do interrogatório de Bruno Macedo, que terminou às 14h16 horas, seguiu-se o de Tiago Vieira, filho de Luís Filipe Vieira, que será o último a ser ouvido. Esta manhã já o empresário José António dos Santos tinha prestado declarações ao juiz Carlos Alexandre. No caso do interrogatório a Luís Filipe Vieira, o mesmo poderá não ficar concluído hoje, podendo ser retomado este sábado de manhã. No final do mesmo a medida de coação deverá ser anunciada.

09.07.2021
Filho de Vieira continua a ser interrogado

Tiago Vieira, filho de Luís Filipe Vieira, começou a ser interrogado às 17h15 e a audição prossegue, ainda sem fim à vista. O presidente do Benfica falará depois.

09.07.2021
Tiago Vieira já está a ser interrogado

De acordo com a CMTV, Tiago Vieira, filho de Luís Filipe Vieira, já está a ser interrogado. O presidente do Benfica será o último a fazê-lo hoje.

09.07.2021
Venda de ações da SAD compensaria empresário por ajudar Vieira

O Ministério Público associa uma alienação de 25% de ações da Benfica SAD a um estratagema para compensar o empresário José António dos Santos por este aplicar 44,7 milhões de euros em negócios privados de Luís Filipe Vieira. Documentos da investigação a que a agência Lusa teve hoje acesso indiciam que a alienação de um quarto do capital da Benfica SAD teria sido desenhada de forma a que essa participação ficasse concentrada no empresário agroalimentar, conhecido como "rei dos frangos", com a promessa de este ficar com as mais-valias geradas pela venda das ações acima dos preços de mercado.

09.07.2021
Vieira é o último a ser interrogado

Afinal, a Bruno Macedo nâo se segue Luís Filipe Vieira. Tiago Vieira é o próximo a ser interrogado e só por fim será a vez do presidente do Benfica, que hoje suspendeu funções.

09.07.2021
Ordem dos advogados "repudia espetáculo" com o transporte de arguidos

Luís Menezes Leitão, bastonário da Ordem dos advogados, fez questão de repudiar "o espetáculo público" que considera ter sido o acompanhamento "em direto pelas televisões" do transporte dos arguidos da operação 'Cartão Vermelho'. Numa nota publicada no site da instituição, Menezes Leitão salienta que ficou a impressão que se trataria do transporte de alguém que integra "a lista dos mais procurados internacionalmente". 

09.07.2021
Direção do Benfica reúne-se às 16h00

A reunião da direção do Benfica, onde deverá ficar definido quem será o sucessor de Vieira na presidência, está marcada para as 16 horas de hoje, no Estádio da Luz, segundo apurou Record.

09.07.2021
Medidas de coação podem não ser conhecidas hoje

A CMTV avança que as medidas de coação não deverão ser conhecidas durante o dia de hoje. Luís Filipe Vieira só começará a ser ouvido por Carlos Alexandre por volta das 16h30 ou 17 horas, seguindo-se depois do filho, Tiago Vieira.

Depois dos inquéritos, falarão os advogados de defesa dos quatro arguidos, antes de um período de reflexão por parte do juiz.

Se se confirmar o adiamento da decisão, Vieira e os outros detidos vão ter de passar pelo menos mais uma noite nos calabouços da esquadra da PSG de Moscavide. 

09.07.2021
Bruno Macedo responde

Bruno Macedo já está a ser interrogado, depois será a vez de Vieira, o que deverá acontecer dentro de duas horas. De acordo com a CMTV, Vieira vai falar. Tiago Vieira, filho do líder das águias, será o último a apresentar-se perante o juiz.

09.07.2021
Fundo de Resolução assumiu dívidas que não devia suportar após manobra com empresa de Vieira

O Ministério Público acredita que o Fundo de Resolução (FR) assumiu dívidas que não devia suportar depois de manobras financeiras do empresário e presidente do Benfica Luís Filipe Vieira envolvendo a sua empresa Imosteps. Saiba tudo aqui.

09.07.2021
Suspensão de funções do presidente do Benfica não está prevista nos estatutos

Os estatutos do Benfica não têm previsto a possibilidade do presidente do Benfica poder suspender funções, a decisão tomada por Luís Filipe Vieira esta sexta-feira. Saiba tudo aqui. 

09.07.2021
Rui Pereira realça que Vieira suspendeu funções para evitar prisão preventiva

Rui Pereira considera que a decisão de Luís Filipe Vieira suspender o mandato de presidente do Benfica tem um objetivo claro: Evitar a prisão preventiva. Leia as declarações aqui.

09.07.2021
Rui Pereira aplaude suspensão de mandato de Vieira... se for por pouco tempo
DR

Rui Pereira, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, aplaude a decisão de Luís Filipe Vieira suspender o mandato de presidente do Benfica, mas apenas se for uma situação temporária, pois até salienta que tal não está previsto nos estatutos. Leia mais aqui.

09.07.2021
Terminou o interrogatório a José António dos Santos

Há uma pausa para almoço, o advogado de Vieira diz que terminou o interrogatório a José António dos Santos. À tarde falará outro arguido. 

09.07.2021
Mensagens de protesto na casa do Benfica de Santo Tirso
CMTV

Esta manhã foram colocadas tarjas com mensagens de protesto no exterior da casa do Benfica de Santo Tirso, onde se podia ler:

"No reino do vieiristão Calado é glória, Simões é garotão"

"Ações para os frangos, favores para o Salgado, eis o Vieira e o seu reinado."

09.07.2021
Diamantino: «Rui Costa já devia ter assumido o dossier do futebol»

Diamantino comentou na CMTV a suspensão de funções por parte de Luís Filipe Vieira: "Neste momento é a posição correta. Já tinha dito que Luís Filipe Vieira devia deixar de exercer funções até tudo ficar esclarecido, vamos esperar hoje para ver quais serão as medidas de coação e aí sim, dar o outro passo, que é demitir-se."

"Há dossiers para fechar e o Rui Costa é o que mais capacitado para tratar desses assuntos. Já tinha dito que Rui Costa devia ter assumido o dossier do futebol, com total liberdade." 

"É possível que alguns dos jogadores que tenham uma relação com Vieira há mais anos sintam algum desconforto com tudo isto. Mas quando se entra nas quatro linhas para treinar ou jogar, esquece-se tudo o resto. Vêm aí jogos importantíssimos e ninguém crê que os jogadores estrangeiros, por exemplo, se sintam afetados. Acho que isto não vai afetar em cada a equipa de futebol."

09.07.2021
Timing da decisão de Vieira

O advogado de Vieira, Magalhães e Silva, foi questionado sobre quando Vieira decidiu suspender as suas funções. "A decisão foi tomada oportunamente, em benefício do Benfica."

09.07.2021
Bruno Costa Carvalho: «Então o Domingos Soares Oliveira vai continuar lá?»

Bruno Costa Carvalho, ex-candidato à presidência do Benfica, comentou na RTP3 a suspensão de funções por parte de Luís Filipe Vieira.

"Acho que o comunicado começa a dizer que 'o Benfica está primeiro', e se estivesse realmente primeiro estaríamos perante uma demissão e não uma suspensão. Estes processos não acabam hoje, vamos saber as medidas de coação e já toda a gente percebeu que poderão não ser bonitas. A primeira pessoa que percebeu foi o próprio Luís Filipe Vieira, que suspendeu o mandato."

"Na acusação fala-se em desvio de dinheiro, em roubar o Benfica, não estou a dizer que ele é culpado, espero que não seja. Mas vai ter de se defender disto e não é em dois ou três dias que se vai saber se aconteceu ou não. A partir daí, Vieira não tem a mínima condição de continuar como presidente do Benfica. E se o Benfica está realmente primeiro, Vieira tem de se demitir." 

"É inevitável haver eleições, não estou a dizer que tem de ser amanhã, até porque há o mercado, o empréstimo obrigacionista... Mas vamos imaginar por um segundo que isto é verdade. Imagino que as pessoas que o acusaram não são tolinhas, que o juiz Carlos Alexandre não é tolinho. Para deterem o presidente em exercício do Benfica é porque deve haver fundamentos importantes. Mas para se fazer isto dentro do Benfica, há outras pessoas que tinham saber. Se isto for verdade, vão continuar lá? Então o Domingos Soares Oliveira vai continuar lá? Ou era distraído ou incompetente, não pode continuar. A administração toda! O que se passa no Benfica? Não temos direito a elieções? Isto não é uma brincadeira, não é um jogo de comentadores de TV que querem ficar bem junto de Noronha Lopes, por pressentirem que ele pode ser o próximo presidente do Benfica. O superior interesse do Benfica agora é limpar a casa e tornar isto transparente. O presidente do Benfica tem de se demitir de imeditado, isto é óbvio para qualquer pessoa."

"O Rui Costa tem de preparar a próxima época o melhor possível, mas tem de dizer que vai convocar eleições." 

09.07.2021
Gaspar Ramos: «Seria melhor a demissão pura e simples»

Gaspar Ramos, ex-dirigente do Benfica, à CMTV: "Acho que foi a atitude certa. Para clarificar melhor as coisas e facilitar a vida aos dirigentes que se mantêm em funções, seria melhor a demissão pura e simples. Neste momento o Benfica tem graves problemas, esta direção irá fazer uma gestão corrente, mas há problemas que têm de ser resolvidos. No plano desportivo temos de preparar as coisas e de ganhar as eliminatórias para podermos estar na Champions; no plano financeiro decorre o empréstimo obrigacionista e há que tomar decisões que são importantes. O presidente não está ativo, tem o mandato suspenso, a direção tem condições para poder gerir o clube, mas tem de começar ela própria a preparar as eleições porque esta situação não se pode manter. Há que avançar para eleições. E se o presidente não tomar outra atitude para facilitar esta situção, terão de ser estes membros a garantir que se possam realizar as eleições."

09.07.2021
António Figueiredo: «A nação benfiquista está em estado de choque»

António Figueiredo, antigo dirigente do Benfica, na CMTV, sobre a suspensão de funções por parte de Vieira: "Penso que é uma atitude lógica, uma consequência do momento que está a viver. Se está detido, não está em funções. Há que deixar a justiça funcionar e que tudo seja esclarecido. Ninguém está satisfeito, a nação benfiquista está em estado de choque, é uma situação inusitada no Benfica e em qualquer clube em Portugal. Vamos esperar que a justiça atue rapidamente e que se marque uma Assembleia Geral. Os sócios do Benfica têm de ser ouvidos e temos de caminhar para eleições. Isto não vai lá de outra forma." 

09.07.2021
Malheiro e a suspensão de funções por parte de Vieira: «Podia humilhar o Benfica»

João Malheiro comentou na CMTV a decisão de Vieira, que suspendeu as suas funções no Benfica: "Eu tive a oportunidade de dizer que se ele não adotasse este procedimento, corria o risco de ser negado e de alguma forma humilhar o Benfica. Porque as medidas de coação, que ainda não conhecemos, poderiam inibir Vieira de exercer a presidência do Benfica, não seria uma situação simpática para Vieira, para o Benfica e para todos nós, benfiquistas. Era algo que esperava que acontecesse a todo o momento."

09.07.2021
Carlos Alexandre ouve o 'Rei dos Frangos'

Segundo a CMTV, o juiz Carlos Alexandre está a ouvir nesta altura José António dos Santos, acionista da SAD do Benfica e amigo de Vieira, conhecido como 'Rei dos Frangos'.  

09.07.2021
Direção do Benfica reúne de emergência

A direção do Benfica vai reunir de emergência, na sequência do anúncio da suspensão de funções por parte de Luís Filipe Vieira.

09.07.2021
Advogado de Vieira esclarece: «Suspensão não é renúncia»

Na sequência do comunicado de Vieira, Magalhães e Silva, o advogado do presidente do Benfica, deu mais alguns esclarecimentos.

"Suspensão é suspensão, suspensão não é renúncia. Está a ser comunicada à comunicação social e às estruturas interessadas", explica.

"O seu estado de espírito? De competa serenidade, que é revelada por este comunicado, que mostra sentido de responsabvilidade com a prevalência da posição institucional sobre a posição pessoal."

"É uma suspensão enquanto o exercício de funções pudesse prejudicar o inquérito em curso", finaliza, sem adiantar se Vieira vai prestar esclarecimentos ao juiz.

09.07.2021
Vieira suspende funções no Benfica

O advogado de Luís Filipe Vieira, aparece à porta do tribunal e lê perante os jornalistas um comunicado do presidente do Benfica:

"O Benfica está primeiro. Perante os eventos dos últimos dias, no âmbito da operação Cartão Vermelho, em que sou diretamente visado, e enquanto o inquérito em curso puder constituir um fator de perturbação, suspendo com efeitos imediatos o exercício das minhas funções como presidente do Benfica, bem como de todas as participadas do clube. Apelo a todos os benfiquistas para que se mantenham serenos na defesa do bom nome da grande instituição que é o Benfica", leu Magalhães e Silva.

09.07.2021
Começaram os interrogatórios

A CMTV avança que os interrogatórios judiciais aos quatro arguidos da operação Cartão Vermelho já começaram. Desconhece-se a ordem, mas sabe-se que o filho de Luís Filipe Vieira, Tiago Vieira, pretende prestar declarações ao juiz Carlos Alexandre. 

09.07.2021
Fernando Medina e o apoio a Vieira: «Se na altura se soubesse, as coisas teriam sido diferentes»
DR

Fernando Medina, presidente da câmara de Lisboa, explicou em entrevista à RTP3 que integrou a comissão de honra da candidatura de Luís Filipe Vieira às eleições do Benfica "há mais de um ano", numa altura em que estas acusações não eram conhecidas. Mas também admite que, se na altura se soubessem, "as coisas teriam sido diferentes". Leia mais aqui.

09.07.2021
Advogado do filho de Vieira diz que "a indiciação não faz muito sentido"

Tiago Rodrigues Basto, advogado de Tiago Vieira, o filho de Luís Filipe Vieira: "Provavelmente procuraremos explicar algumas coisas. O processo é muito grande e demora algum tempo a ser visto. Algumas coisas podem ser explicadas e outras não fazem sentido. Admito que vamos prestar alguns esclarecimentos. A indiciação não faz muito sentido." 

09.07.2021
Advogado do 'Rei dos Frangos' clama inocência do seu cliente

O advogado de José Antonio Santos disse à chegada ao tribunal que o seu cliente "não fez nada de ilegal, de imoral e muito menos praticou qualquer crime".

09.07.2021
Advogado de Vieira chega ao tribunal

Magalhães e Silva, advogado de Luís Filipe Vieira, chega ao tribunal: "Pode demorar ou ser rápido, tudo vai depender da duração do interrogatório", disse o causídico sobre a duração dos procedimentos, explicando que ontem Vieira estava "sereno". "Vou continuar a consultar os autos", acrescentou.

09.07.2021
Arguidos chegam a tribunal

Os arguidos chegam ao tribunal. As carrinhas entram e os agentes fecham os portões, para que não sejam captadas imagens.

09.07.2021
Forte contingente policial

Os arguidos seguem numa carrinha preta, com vidros fumados, e, tal como ontem, circulam pelas ruas de Lisboa com forte aparato policial. O trajeto até ao Tribunal Central de Instrução Criminal deve demorar uns 15 minutos. 

09.07.2021
Vieira a caminho do tribunal

Luís Filipe Vieira, o filho Tiago Vieira, o empresário Bruno Macedo e o amigo José António dos Santos (conhecido como 'rei dos frangos'), todos arguidos neste processo 'Cartão Vermelho', saem agora da esquadra de Moscavide e estão a caminho do tribunal.

09.07.2021
Jesus chega bem cedo ao Seixal
Rui Minderico

Tal como aconteceu ontem, Jorge Jesus começou a trabalhar bem cedo ao centro de estágios dos encarnados. O treinador chegou por volta das 6h30 ao Seixal.

O plantel do Benfica vai ser hoje vacinado contra a covid-19.

09.07.2021
'Benfica Bem Maior' pede eleições antecipadas e já tem opções para encabeçar uma candidatura

O movimento ‘Benfica Bem Maior’ anunciou que apresentará uma candidatura aos órgãos sociais do clube, caso sejam convocadas eleições antecipadas. Ao que Record apurou, o gestor Diogo da Silveira, desde abril presidente do Conselho de Administração da Galp Gás Natural Distribuição, e Manuel de Brito, filho do antigo líder das águias Jorge de Brito, são opções para encabeçar uma candidatura.

09.07.2021
Tudo o que aconteceu ontem

Recorde aqui tudo o que aconteceu ontem no processo 'Cartão Vermelho'.

09.07.2021
Rui Pinto ajuda na investigação
DR

O ‘hacker’ Rui Pinto está ajudar as autoridades nas investigações da operação ‘Cartão Vermelho’, apurou Record.

09.07.2021
Vieira guardava projetos e dinheiro em casa

Luís Filipe Vieira guardava em casa alguns projetos empresariais, que foram apreendidos depois dos mandado de apreensão e busca emitidos pelo Ministério Público (MP). Entre eles, encontrava-se, por exemplo, o relatório de ampliação dos planos para o Golden Eagle Residente & Golf Resort, mas também uma pen com a inscrição da Promovalor, da qual foi deixada uma cópia em DVD, como se lê no documento. De resto, o MP também encontrou pastas de cartolina com contratos de escritura e venda de imóveis.

09.07.2021
O esquema de Vieira que terá lesado o Benfica

Record explica-lhe na edição de hoje a forma como Luís Filipe Vieira terá lesado a SAD do Benfica, segundo o Ministério Público (MP). Saiba mais aqui.

09.07.2021
Direção do Benfica deixa cair Vieira: sucessão já está em marcha

Com o anúncio das medidas de coação esperado para hoje, 48 horas depois da sua detenção, no âmbito da operação ‘Cartão Vermelho’, a gestão de Luís Filipe Vieira no Benfica terminou. Pelo menos, este é um dado adquirido entre os encarnados, como Record apurou. Rui Costa é o senhor que se segue

09.07.2021
Domingos Soares de Oliveira enviou mensagem aos colaboradores
DR

Domingos Soares de Oliveira, administrador da SAD do Benfica, apelou, numa mensagem enviada aos colaboradores da estrutura profissional, à "união e determinação" dos encarnados. Saiba mais aqui.

09.07.2021
Leitura dos autos

Durante o dia de ontem os advogados dos quatro detidos consultaram o processo. As inquirições por parte do juiz Carlos Alexandre devem começar hoje.

09.07.2021
Regresso ao tribunal

O presidente do Benfica volta hoje ao Tribunal Central de Instrução Criminal, a partir das 9 horas, para o primeiro interrogatório judicial na sequência da sua detenção, na quarta-feira, no âmbito de uma investigação a alegados crimes de burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento.

Por Record
71
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas