"No balneário, o Sérgio Conceição (treinador do FC Porto) vai dizer aos jogadores que aquele jogo é o mais importante da vida deles. Vai dizer que tem muito orgulho neles e que, com uma vitória, pode calar muitas vozes de fora, mas também de dentro. Se o Benfica ganhar ou até empatar, acabou o campeonato. É pena, porque estamos em fevereiro e o campeonato ficaria logo decidido", afirmou João Manuel Pinto, em declarações à agência Lusa.
O antigo defesa-central, que passou pelo FC Porto entre 1995 e 2001 e pelo Benfica entre 2001 e 2003, considerou que o clássico de sábado será "o jogo do ano", em que, sobretudo, a formação de Sérgio Conceição "vai ter que dar tudo e estar melhor do que nos últimos jogos".
"O FC Porto tem que ganhar. Tem que ganhar a jogar bem, mal ou mais ou menos. Tem é que ganhar. Tenho a certeza que vai entrar muito forte no jogo, mas tem que ter cuidado com o Benfica, porque é uma equipa que pode surpreender a qualquer momento e que marca em quase todos os jogos", referiu o ex-defesa, agora com 46 anos.
O agora treinador do Vila Real, do Campeonato de Portugal, tem a convicção de que o clássico vai ser "intenso" e que será praticamente impossível o título fugir ao Benfica, em caso de um triunfo no Dragão.
"Se o Benfica ganhar, fica com 10 pontos de vantagem e todos os que andam no futebol sabem que será muito difícil não conquistar o campeonato. Seria até uma catástrofe", concluiu.
O FC Porto-Benfica, da 20.ª jornada, está agendado para sábado, às 20h30.
Aos 36 anos, o internacional canadiano está a realizar a terceira época mais concretizadora da carreira
Antigo campeão europeu pelos dragões assegura que a saída de Portugal foi benéfica
Rubens Menin, 28º homem mais rico do Brasil, vê o emblema da Invicta como "exemplo de organização"
"Todos os dias temos conversas profundas", admite o extremo sobre a relação com 'Jer'
Antigo craque brasileiro é uma das figuras da competição criada por Piqué
Koke assumia, alegadamente, as operações num esquema de droga
Médio, que se retirou dos relvados há poucos dias, deixa muitos elogios ao técnico português e a Cristiano Ronaldo
Série de alterações apresentadas pela associação que regula as regras do futebol entrarão em vigor já a partir de julho