Liga NOS está mais desequilibrada

Campeonato viu o número de jogos desnivelados aumentar face à época anterior

• Foto: Pedro Ferreira

A sensação de que a Liga Portuguesa está cada vez mais desequilibrada é confirmada... pela estatística. O último estudo do Observatório do Futebol (CIES) revela que 18,5 por cento dos jogos da principal competição nacional foram resolvidos com três ou mais golos de diferença, um registo muito superior ao da temporada passada. Em 2016/2017, apenas 11,9% das partidas da Liga NOS foram ganhas (e perdidas) por tal margem no marcador, pelo que este ano se regista uma subida de 6,6% no número de encontros desnivelados.

Se colocarmos Portugal no contexto dos cinco principais campeonatos europeus [ver quadro], a Liga NOS só menos encontros desequilibrados do que a Premier League e a Serie A. Atrás estão a La Liga, a Ligue 1 e a Bundesliga.

Curiosamente, a competição que oferece mais resultados desequilibrados em toda a Europa do futebol é... a Liga dos Campeões. Em 2017/2018, à entrada para os quartos-de-final, 29,5 por cento dos encontros da Champions terminaram com 3 ou mais golos de diferença. Em 2016/17 tinham sido ‘apenas’ 21%.

Por José Morgado
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

Ultimas de Liga Bwin

Notícias

Notícias Mais Vistas