Liga revela condicionantes para o sorteio da nova temporada

Definição dos calendários está marcada para as 19 horas de quinta-feira

• Foto: LIGA PORTUGAL

Decorre esta quinta-feira, a partir das 19 horas, o sorteio da edição de 2021/22 da Liga, no qual ficarão definidos os calendários das 18 equipas que disputam o escalão principal do futebol nacional, tal como da Segunda Liga. Marcado para o Centro de Congressos da Alfândega do Porto, o sorteio contará como vem sendo hábito com várias condicionantes, que a Liga apresentou esta quarta-feira em comunicado.

De acordo com o comunicado, as referidas condicionantes "visam reforçar a proteção às equipas que disputam as competições europeias, assim como a posição daquelas que defrontam adversários envolvidos nas provas da UEFA".

Entre as condicionantes a destacar está o facto de nas primeiras quatro jornadas não poder haver qualquer encontro entre as cinco primeiras equipas na média das últimas três épocas desportivas (FC Porto, Benfica, Sporting, Sp. Braga e V. Guimarães), sendo que também nas rondas 6, 7, 9, 10, 23, 26, 29 e 32 não poderá haver jogos entre equipas da Liga dos Campeões e Liga Europa/Conference League.

Eis as condicionantes da Liga Portugal Bwin:

1 - A segunda metade da competição terá que ser um espelho da primeira;

2 - As seguintes equipas não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora, na mesma jornada (i.e. se uma joga em casa a outra terá que jogar fora):
a. SL Benfica e Sporting CP
b. FC Porto e Boavista FC
c. SC Braga e Vitória SC
d. Gil Vicente e FC Famalicão (solicitação Forças de Segurança)
e. Moreirense FC e FC Vizela (solicitação Forças de Segurança)

3 - Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa dispute consecutivamente em casa ou fora, os seus jogos com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média:

a. FC Porto – 17,33 pontos
b. SL Benfica – 17,00 pontos
c. Sporting CP – 16,33 pontos
d. SC Braga – 15,33 pontos
e. Vitória SC – 12,67 pontos

4 - Evitar, na medida do possível, que a mesma equipa tenha duas deslocações consecutivas às Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores;

5 - Evitar, na medida do possível, que um clube que dispute um jogo com uma equipa participante nas competições europeias (UEFA Champions League ou UEFA Europa League/UEFA Europa Conference League) dispute o jogo da jornada imediatamente seguinte novamente com um clube participante nessas mesmas competições:

a. Nas jornadas 6,7,9,10,23,26,29,32 não poderá haver jogos entre equipas da UEFA Champions League e UEFA Europa League/UEFA Europa Conference League;

6 - Outras circunstâncias de força maior ou excecionais devidamente comprovadas:

a. As equipas participantes nas fases de qualificação para competições europeias não podem jogar com as equipas das ilhas e entre elas (1ª, 2ª, 3ª e 4ª jornada casa e fora);
b. As equipas participantes nas fases de qualificação para competições europeias não podem jogar com as cinco equipas que, nas três épocas desportivas antecedentes, tenham tido melhor classificação média (1ª,2ª, 3ª e 4ª jornada);
c. Primeira e Última jornada – Belenenses SAD joga na qualidade de visitante;
d. Primeira jornada – FC Vizela joga na qualidade de visitante;
e. Primeira jornada – Estoril Praia joga na qualidade de visitante;

Relativamente à Segunda Liga, também há condicionantes, mas apenas três. A saber:

"1 - A segunda metade da competição terá que ser um espelho da primeira;

2 - As duas equipas B em competição (FC Porto B e SL Benfica B) deverão jogar entre si na última jornada de cada volta;

3 - Outras circunstâncias de força maior ou excecionais devidamente comprovadas:
a. Primeira jornada – A. Académica joga na qualidade de visitante;"

Por Record
3
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Liga Bwin

Notícias

Notícias Mais Vistas