Os três grandes no Facebook: FC Porto tem pior desempenho de sempre, Benfica e Sporting disputam liderança

Barómetro dos três grandes na maior rede social do mundo

Apenas dois pontos separam, esta semana, os líderes de envolvimento dos adeptos no Facebook. O Benfica aparece em primeiro lugar, seguido de perto pelo Sporting. Já o FC Porto teve o seu pior desempenho desde que o barómetro é feito. Os benfiquistas produziram 39% das mais de 355 mil interações registadas, entre 29 de junho e 5 de julho, na página oficial dos clubes na rede. Os sportinguistas surgem no segundo lugar, com 37% do total. Os portistas ocupam a última colocação, com 24% do tráfego. A taxa geral de envolvimento cresceu pela segunda vez consecutiva, agora, pouco mais de 23%. Com o início da próxima época, em agosto, a tendência é que os adeptos voltem a interagir com mais intensidade nas fanpages dos três grandes.

Embora o Benfica lidere, o grande vencedor da semana é o Sporting. Em comparação com a última análise, as águias perderam 11% do envolvimento, enquanto os leões ganharam 48%. Depois de um longo período de estabilidade, os dragões foram os mais penalizados e caíram 23%. Os nortenhos também perderam o primeiro lugar no pódio de clube que mais publica no Facebook. Pela primeira vez, o Benfica (55) encabeça no número de posts, seguido pelo FC Porto (48) e pelo Sporting (26). O cruzamento desses resultados explica a diferença entre o líder e o vencedor da semana. Com menos da metade das publicações, os leões (37%) aparecem praticamente empatados com as águias (39%) na taxa de envolvimento.

No post com mais ‘gostos’ da semana, cerca de 18 mil, o Sporting celebra a conquista do tricampeonato nacional de futsal. A ‘negra’ aconteceu no sábado, dia 29, e os leões levaram a melhor sobre as águias, nas grandes penalidades, por 2-0. A publicação do FC Porto com mais ‘gostos’ (cerca de 6,5 mil) anuncia a preparação da equipa principal para a temporada 2018/2019: "O regresso dos campeões", diz o texto. O post do Benfica com mais ‘gostos’ (cerca 5,1 mil) mostra um golo do avançado chileno e reforço da Luz, Nicolás Castillo, durante os treinos para a próxima época. Pela segunda semana consecutiva, o Benfica (138 mil) comanda o número de reações (gostos, partilhas e comentários) na maior rede social do mundo. O Sporting (131 mil) vem logo em seguida, com ampla vantagem sobre o FC Porto (84 mil).

Metodologia: Análise de conteúdo a partir de uma amostra semanal das páginas oficiais do Benfica, Sporting e FC Porto no Facebook com recurso ao software Crimson Hexagon. São analisados o envolvimento dos adeptos numa comparação entre as páginas. O fluxo de publicações dos clubes por dia. O total de reações (gostos, partilhas e comentários).

2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Liga Bwin

Notícias

Notícias Mais Vistas