Numa curta entrevista que serviu para assinalar o 39.º aniversário da sua presidência, Pinto da Costa recordou os seus primeiros tempos no comando dos azuis e branco, abordou vários temas da atualidade, desde a renovação de Pinto da Costa, às contas do título, passando também pela tão falada nos últimos dias Superliga Europeia.
Contas do campeonato
"São todas as jornadas decisivas, são 18 pontos em disputa. Qualquer ponto que se perca dos 18 pode definir campeonato seja para que lado for. Os jogos serão todos difíceis, muitos dos pontos que os primeiros perderam são com os que estão mais abaixo na tabela. Benfica perdeu com Gil Vicente, Sporting empatou com Famalicão. Não se pode dizer este ou aquele jogo... Qualquer ponto que se perca tem o mesmo valor. O Sp. Braga é um concorrente poderoso e que está a fazer uma grande época. O futebol, até pela falta de público, está diferente e isso vê-se nos resultados. Não tem lógica. Na jornada anterior, o Gil ganhou na Luz e o Portimonense venceu em Famalicão, na ronda seguinte, o Portimonense perdeu em casa com Benfica e o Gil Vicente perdeu em casa com o Famalicão… É a falta de público."
Renovação de Sérgio Conceição
"Estou em condições de manter o que disse, a intenção dos dois é prolongar o contrato, não sei se por mais um ano ou mais, ainda estamos a ver o que se será melhor. Estamos de tal maneira envolvidos no campeonato, que penso que ainda vamos ganhar se tudo for normal. Mas ficou combinado que mal acabe a Liga definitivamente arrumaremos o assunto. A vontade dos dois é de prolongar, portanto não estou preocupado. Se está dependente do FC Porto ser campeão? Não, não."
"Por mim não altera nada, temos excelentes relações com quase todas as equipas desse grupo da Superliga, nomeadamente com o Real Madrid, com quem tínhamos alinhavado uma grande festa, um jogo de veteranos adiado pela pandemia. Não altera nada, eles tiveram uma opinião, dez já mudaram de opinião, mas tenho de respeitar todos, embora não concorde. A relação desses clubes com UEFA... A UEFA tem de ser superior e defender interesses futebol e o importante é que haja paz. A UEFA tem de promover o futebol e defender os clubes todos e não apenas os ricos"
Superliga Europeia
"Esse movimento tem uns tempos, começou quando foi do grupo dos presidentes, do qual eu fazia parte, falou-se nisso, havia conversas, fui sempre contra, a força do futebol é ser popular, qualquer clube tem direito a participar e ganhar, as provas europeias são por mérito desportivo. Esses clubes que organizaram nenhum deles é de ingleses, são de americanos, chineses, é desvirtuar o sentido popular do desporto, é descaracterizar o futebol, sou totalmente contra isso, todos têm possibilidade de competir, quem se classifica vai, não é por ter muito dinheiro. Não vou comentar o que disse o primeiro-ministro António Costa, uma pessoa que tem feito tanto mal ao futebol e nomeadamente ao FC Porto, deveria abster-se dfe falar de futebol"
Presidente recordista de títulos
"Sinceramente não me diz nada. É bom que o FC Porto tenha ganho esses títulos todos, dão-me tanto gozo os títulos na minha presidência como noutras. Gosto sobretudo de ver a participação e a forma como os sócios e adeptos vivem o FC Porto. Não tive maior alegria nas vitórias do campeonato do que tive no campeonato de 56, que ganhámos com o Yustrich. Senti-me tão feliz quando ganhámos esse campeonato, eu como sócio e adepto, como durante na minha presidência. Sucesso partilhado com jogadores, treinadores. É muito importante que as pessoas percebam isto: há muita gente com vida extremamente difícil, gente desempregada e com grandes dificuldades; gente que faz muito esforço para manter os filhos com dignidade e muitas vezes a felicidade que têm é o seu clube a ganhar títulos; quando festejam nos Aliados, muitas pessoas não têm outro motivo para sorrir além do título do FC Porto. Há que pensar também nesses."
Ainda os primeiros tempos na liderança
"Quando nos metemos nesta aventura foi com grande determinação. Determinados a resolver os problemas financeiros. Muita gente que ajudou-nos, alguns surpreendentemente. Concretizámos várias ideias para passar crise financeira, algumas situações caricatas. Um dia, o Vítor Hugo, que era nosso massagista, telefonou-me a dizer que não havia ligaduras. Fui à farmácia cujo dono era meu amigo e falei com ele. Ele disse-me que há mais de meio ano o FC Porto não pagava fatura. Disse-me para abrir uma conta em meu nome. E abri. Começámos a pagar e, pensei, é tanta ligadura em meu nome que vão achar que ando a fabricar múmias. Era um amadorismo total.Foi necessária muita imaginação para avançar. Uma das coisas que engendramos foi arranjar grupo de 100 pessoas, que emprestavam 200 contos a seis meses sem juros. Andámos lá perto. Um dia o Neca Couto disse para falarmos com o Manuel Violas. Disse-lhe que íamos perder tempo, porque era benfiquista. Fomos e o Manuel Violas disse que não alinhava, não gostava de emprestar dinheiro, mas deu 400 contos. Naquela noite saímos com um cheque de 400 contos. Ironia do destino, mais tarde, fizemos do Hotel Solverde o nosso quartel-general. Digo que é em homenagem a Manuel Violas".
Pinto da Costa lembra o dia da tomada de posse
"Desse dia da tomada de posse recordo que foi um dia de grande emoção, estivemos a trabalhar para ver a situação do clube, depois tomámos posse no pavilhão. Esteve o presidente do Benfica, Fernando Martins, que viria a ser um grande amigo, pessoa que recordo com grande saudade, o Sporting esteve representado por dois vice-presidentes, muitos outros clubes, o Major Valentim Loureiro. Foi uma posse muito concorrida, muito emocionante. No dia em que tomei posse vi que havia falta de liquidez, as contas estavam todas a zero"
Depois de serem exibidos dois vídeos de introdução, onde são recordados os feitos e conquistas do FC Porto com Pinto da Costa ao leme, começa a entrevista ao líder azul e branco.
A entrevista a Pinto da Costa inicia-se dentro de alguns minutos. O presidente do FC Porto já está nos estúdios do Porto Canal e está nos últimos preparativos antes de assumir o palco.
Pinto da Costa, para além de falar sobre os 39 anos de presidência do FC Porto, deverá abordar vários temas da atualidade do futebol português, como a luta pelo título.
Pinto da Costa vai dar esta noite, pelas 22 horas, uma entrevista ao Porto Canal, com os seus 39 anos de presidência no FC Porto como tema principal, mas onde certamente serão passados em revista os temas da atualidade. Tudo para acompanhar no site de Record. Fique por aí!
Especialistas Record Jorge Faustino e Marco Ferreira analisam a arbitragem de Gustavo Correia
As declarações do treinador do FC Porto após o triunfo sobre o Ac. Viseu nos 'quartos' da Taça de Portugal
Avançado do FC Porto lembra importância do resultado em Viseu
Médio ofensivo do FC Porto marcou o único golo do triunfo portista sobre o Ac. Viseu
Avançado camaronês deixou o clube mal o português chegou à Arábia Saudita
Médico do clube diz que até foi ao hospital depois das notícias do resgate mas não encontrou o jogador ganês
Ex-jogador do FC Porto foi resgatado dos escombros depois do forte sismo que abalou a Turquia na madrugada de segunda-feira
Avançado paraguaio e a mulher receberam o sinal... e nada mais