Assim termina a festa do 30.º campeonato da história do FC Porto. Depois do triunfo sobre o Estoril (2-0) a fechar a Liga Bwin, a equipa recebeu o troféu ainda no Estádio do Dragão. Seguiu-se um cortejo pela cidade que teve como destino a Avenida dos Aliados, onde milhares de adeptos estiveram com os novos campeões em euforia. Rui Moreira recebeu o plantel na CM Porto e deu as 'chaves' da cidade a Pinto da Costa.
Numa altura em que os jogadores começam a deixar o palco, fique aqui com as melhores imagens da festa nos Aliados.
Entra a equipa técnica portista, com Sérgio Conceição a dançar ao som de 'Volare'. É a loucura nos Aliados, com os adeptos a cantarem 'Oh Conceição faz o Porto campeão' e o treinador a fazer uma vénia.
Pinto da Costa, presidente do FC Porto, falou em declarações à SIC sobre o regresso dos festejos do clube azul e branco nos Aliados.
"Aqui nos Aliados é diferente, houve um período em que passámos grandes vitórias, até internacionais, mas tínhamos esta casa maravilhosa fechada. Hoje está aberta a nós e ao público. O FC Porto e a cidade confundem-se de tal maneira que é inacreditável que a Câmara tenha estado tantos anos com as portas fechadas ao FC Porto", começou por dizer o líder dos dragões, que prosseguiu: "Agradecimento muito grande, que eles saibam que todos nos temos responsabilidades e trabalhamos a pensar neles. Vamos fazer de tudo para que isto se repita muitas vezes."
Zaidu, lateral que garantiu o título do FC Porto com o golo frente ao Benfica na Luz, agradeceu o apoio que tem recebido por parte de todos os adeptos portistas. "Tenho que falar, muito obrigado por tudo, portistas. Força, FC Porto!", disse.
Francisco Conceição já foi chamado ao palco da festa do título, onde fez juras de amor ao FC Porto. "Faz parte de um percurso que foi longo, merecemos [o título], é o primeiro de muitos. Amo este clube. Força, FC Porto!", gritou o jovem extremo portista ao microfone.
Através de um palco, os jogadores portistas surgem agora perante os adeptos um a um. Pepe é o primeiro e traz a taça.
Pode seguir, em direto, a tudo que se passa na festa do título dos dragões através deste direto.
Grande ambiente nos Aliados, com a equipa na varanda a mostrar a taça aos milhares de portistas.
"O FC Porto é um dos grandes responsáveis pela divulgação da nossa cidade pelo Mundo. Assim, o nosso presidente decidiu atribuir as chaves da cidade ao FC Porto por ocasião da conquista do 30.ª campeonato". Chaves da cidade entregues por Rui Moreira a Pinto da Costa.
A equipa do FC Porto é agora recebida na Câmara Municipal por Rui Moreira
Continua a festa na Avenida dos Aliados, que será o ponto alto das celebrações.
Prossegue o desfile do FC Porto pela cidade Invicta, com os Aliados 'recheados' e à espera.
Pepe à SIC Notícias
"Este título tem muito significado, comemoro como se fosse o primeiro. Ainda me lembro bem do primeiro título. São momentos inesquecíveis. Foi um ano de trabalho muito duro, de muita dificuldade. Foi um título especial paras todos nós. Fica sempre marcado na nossa carreira.
O momento da época? Os dois jogos com o Benfica. Foi extremamente importante, porque estávamos num nível de competitividade muito grande. Quando tivemos a paragem do Natal, pensavam que íamos quebrar, mas voltámos fortes, com jogos difíceis, mas conseguimos ultrapassar. Penso que foi essa a chave no percurso.
A minha longevidade? Muito trabalho, dedicação, paixão pelo gosto que é jogar futebol. Tenho pessoas, a comissão técnica, o departamento médico, pessoas de análise de jogos que nos ajudam, isso dá-nos dados para melhorar. Sou um privilegiado por encontrar pessoas com essas capacidades,
Vai jogar até quando? Para já, mais um ano, mas é como digo, tem de ser jogo a jogo, dia-a-dia. Dedico muito aos treinos, para mim é como se fossem jogos. Até já disse que descansava mais no jogo que nos treinos, é a forma de trabalharmos. O treinador exige que o treino tem de ser mais que um jogo."
O plantel do FC Porto está quase a deixar o Estádio do Dragão de autocarro, no trajeto até aos Aliados
Sérgio Conceição à SIC Notícias:
"Foi um ano muito positivo, mas ainda temos a final da Taça para ganhar. Um ano dentro das características que gosto de ter no trabalho diário. Houve muita dedicação diária para conseguirmos este título. Nestes tempos, nas provas europeias é mais difícil, mas somos sempre muito competitivos e assim fomos ao longo de cinco anos. Na liga perdemos apenas uma vez. Os meus parabéns a todos os que trabalham connosco.
Momento da época? Houve vários mas o momento é quando entramos no Olival, onde nos juntamos para trabalhar. Passamos muitas horas dedicadas ao trabalho. São quase 70 ali diariamente, a exigência máxima por mim e pelo clube... É ver atletas a evoluírem de forma fantástica, olhando que há 3 anos estavam na formação e agora estão a fechar um título na equipa principal. Momento muito merecido da parte de todos. Há dois anos tínhamos um estádio vazio e faltavam os adeptos.
Confiança máxima sempre. Partimos como candidatos e depois passámos a favoritos. Tivemos rivais de qualidade, nomeadamente o Sporting, que nos permitiu sermos campeões apenas na penúltima jornada. Mas a confiança é sempre máxima.
Dedico à minha família e aos meus falecidos pais. Foram eles que me permitiram estar hoje aqui.
Futuro? Tenho dois anos de contrato, não há que falar mais. Agora é preparar bem a semana. Tenho de ser coerente no discurso. Esta semana vamos estar focados e usufruir do título. Depois pensar na semana em que vamos preparar a taça. Queremos muito a dobradinha. Foco máximo a preparar a final da taça e depois logo se verá."
Diogo Costa à Sport TV:
"Este título sabe a tanta coisa que nem sei o que dizer. Para mim e para os meus companheiros. Muito trabalho, muita dedicação, respeito recíproco uns pelos outros, respeitámos o nosso trabalho diário, todos os jogos, todos os treinos. É inesquecível. É um momento que ficará para sempre."
Rúben Semedo à Sport TV:
"O que passou, passou. Estou muito feliz por este título. Foi um longo trabalho não só meu, mas de toda a equipa. Batemos o recorde de pontos e foi tudo incrível. Quanto ao resto, não vale a peena falar disso agora"
Vítor Baía à SIC
"É uma grande emoção, o concretizar de uma época desgastante, de muito sofrimento, mas com o sentimento de missão cumprida. Fomos mais competentes e regulares, fomos uns dignos campeões. Agora é festejar e continuar a trabalhar para preparar a final da Taça de Portugal. Queremos terminar a época com a dobradinha e depois começar a preparar a próxima época. Nunca nos cansamos de vencer. Temos o dom de escolher bons jogadores e com o treinador que temos, tudo é possível.
Estes títulos para os jovens da formação trazem confiança. Senti isso no início da minha carreira, trouxe confiança. Quando somos jovens podemos ter algum percalço mas estes jovens do FC Porto têm muita qualidade. Há que dar continuidade, com a mesma seriedade, a mesma postura. É importante não saírem deste trilho. É importante para eles terem este campeonato ganho, dá-lhes confiança. Têm um mundo para se agarrar, mas ainda há muitos títulos para conquistar.
Saídas? Somos um clube vendedor, é uma realidade que gostaríamos que fosse diferente, mas vamos tentar manter o máximo do plantel. Queremos uma equipa competitiva, mas sabemos que o mercado anda muito estranho."
Luís Gonçalves à SIC:
"Escolher um momento chave é difícil. Este grupo e equipa são todos importante. O treinador tem sido fantástico e criado laços e a obrigatoriedade de darmos todo o máximo. Jovens? É aliciante ver o treinador a fazer evoluir estes jogadores. A chave de tudo isto é o treinador porque é ele que faz os jogadores atingir patamares que não achávamos possível. Incidentes no jogo com o Sporting? Acho que não aconteceu nada de especial. Foi muito empolado. Vamos aguardar pelos castigos e que se faça justiça. Eu próprio cometi erros e assumo-os. Temos todos de contribuir para melhorar o futebol. Próxima época? Temos um presidente com uma enorme capacidade para construir grupo e um treinador que não nos dá nada por garantido. Vamos procurar fazer as coisas bem na próxima época para que seja igual ou melhor que esta."
"Sabe muito bem festejar. Só de estar aqui, seja o tempo que for, o que conta é que somos campeões. No tempo que vim para a equipa A, todos me apoiaram, é um grupo fantástico e isso reflete-se nos resultados. De certeza que vamos ganhar outra tala na próxima semana.
O primeiro objetivo era ser campeão e o que vier a partir daqui vai ser muito bom. É importante darmos passes seguros e de certeza que ainda vou conquistar coisas bonitas neste clube."
"Foi uma época incrível para mim, no segundo ano no FC Porto consegui ganhar o título nacional. O momento mais importante da minha vida.
Golo ao Benfica? Nunca pensei que fosse marcar, mas acreditávamos que íamos ganhar o jogo. Se esperava pelo passe do Pepê? Temos indicações do treinador para os extremos e os laterais fazerem sprints até à área contrária. Foi o que fiz, mas nunca pensei que fosse marcar. Fui para cima, porque o treinador pede para subirmos e marquei um grande golo.
Ofereci a camisola ao presidente no final. Ele é um homem incrível."
Vítor Bruno à Sport TV:
"Há um conhecimento muito grande entre ambos. A simbiose é grande e depois reunimos condições complementares, com funções diferentes. Eu tento dar o meu contributo ao que tenho feito. Algumas pedras no caminho, mas no final acaba por ser recompensador. Temos estado ao nível do que os adeptos pretendem nestes cinco anos. Há ainda uma final para conquistar e o clube vive de títulos.
Perdem-se muitas horas a olear esta máquina. Tentamos sempre ir ao máximo, porque os adversários assim nos obrigam. Essa é a nossa forma de estar e quem quer estar ao melhor nível não pode pensar doutra forma.
Saídas a meio da época? Quando estão dinâmicas muito enraizadas, e perdemos jogadores influentes, mas o Sérgio passa a mística. Não podemos hipotecar a vida do clube em função de um ou outro jogador. Precisávamos de seguir o nosso caminho e não havia tempo a perder. Tudo é ganho ao milímetro. Tivemos em determinados momentos que muitos jogadores passassem por zonas diferentes do campo, porque sentimos que seria necessário. Além do João Mário, também o Fábio foi crescendo ao longo da época, pode pisar zonas diferentes do campo a um nível elevado. Tiveram capacidade de se transformar e criar metamorfoses, sempre em função de uma ideia coletiva.
O meu pai [Vítor Manuel] é um símbolo do futebol nacional e foi com ele que me aventurei. Foi ele que se atreveu a levar-me com ele, que não era ninguém no futebol, por tudo o que me proporcionou em termos profissionais e pelos valores que me passou ao longo da vida. Tenho dificuldade em falar dele. Tenho mágoa muito grande em perceber que hoje há uma moda de gente muito nova e contra mim falo. Conhecimento não tem idade. É um crime as equipas em Portugal não olharem para ele como uma mais-valia."
Sérgio Conceição à Sport TV:
"Obrigado às famílias dos jogadores que estão aqui no relvado, o título também é deles. É um momento maravilhoso, onde todos têm de usufruir.
Tondela? Temos de respeitar ao máximo e ver a sua desilusão. Temos um título para conquistar, uma prova que muito aprecio.
Presto sempre homenagem à minha mulher, de diferentes maneiras. É preciso alguém com paciência para me aturar. Com tantos filhos e tantos na mesma profissão, a viver futebol em casa de forma apaixonada, é preciso alguém com paciência e solidez na personalidade para aguentar este barco. São muitos anos juntos, já me conhece. Às vezes falamos com o nosso silêncio. O nosso início de vida foi difícil mas temos filhos maravilhosos. Fico emocionado quando falo sobre isto. Não dou elogio barato e eles merecem todos os elogios do mundo. São eles os meus heróis."
"Fiquei quase toda a época a torcer por fora por causa da lesão e era sempre um nervoso miudinho a ver os jogos. Foi uma época fantástica, recorde de pontos, de jogos sem perder. A equipa teve um nível incrível neste campeonato. Agradeço a todos pela conquista.
Festejar com adeptos é diferente. Nunca tinha experienciado com o público no estádio e agora quero sentir a festa nos Aliados. Agradeço aos adeptos por estarem connosco na festa.
Espero estar em pleno na próxima época. As lesões são sempre complicadas, isto vai devagarinho, mas estou confiante para ajudar a equipa a conquistar mais um campeonato."
"Dia muito emocionante, com a nossa gente e família. Trabalho muito duro e fomos felizes no fim. Festejar aqui é fantástico. Um dos melhores dias da minha vida. Nunca imaginei estar nesta situação. Vim para Portugal com o intuito de dar o máximo. Agradeço ao Famalicão onde cresci e agora estar aqui é incrível. Companheiros de ataque? Houve sempre companheirismo, cada um aproveitou o seu momento e puxámos uns pelos outros."
"É uma sensação muito boa, consegui ser campeão até ao fim. No outro título tinha saído a meio. É uma sensação incrível estar a festejar com o público do meu coração.
Jogar a defesa direito? Nunca imaginei, mas o ‘mister’ falou comigo e disse que precisava que jogasse naquela posição. Respondi que estava sempre disponível para ajudar.
Não consigo explicar o que sinto agora e vou sentir nos Aliados. É um sonho de menino, nasci nesta cidade, neste clube, estar a vivenciar este momento é uma coisa de loucos."
"É uma maravilha chegar em janeiro e ser campeão. É um sentimento muito bom e estou muito grato por tudo. Mas temos ainda uma final para ganhar. Este ano está a ser muito bom, mas ainda falta a Taça de Portugal.
A descida do Tondela? Será gasolina para eles quererem salvar a época e não queremos permitir isso."
"É muito bom. Sentimo-nos mais participativos na conquista. Todas as equipa trabalham para atingir objetivos e algumas não conseguem. Nós conseguimos. Parabéns a todos. [Voltar ao FC Porto depois da incerteza?] Não conseguia escrever uma melhor história. Apenas controlo o que faço dentro de campo. As coisas correram pelo melhor. Ficar? Agora quero é estar com os adeptos. Não consigo adiantar nada."
João Mário: "No primeiro título, por causa do Covid, não pudemos partilhar com os adeptos. É uma alegria enorme poder festejar com eles e terminar com um recorde. Adaptação? O mais importante é estar sempre disponível para a equipa. Evoluí numa posição a que não estava habituado e acho que estou cada vez melhor."
Fábio Vieira: "O João fez uma época fantástica a lateral, apesar de eu nunca o ter imaginado como lateral."
João: "Temos uma forte amizade e poder ganhar títulos com ele é fantástico."
"Queria passar pela experiência de ser campeão. O FC Porto é uma família, tem um espírito diferente. Muito contente por voltar. Esta é a minha casa"
"Acho que este é um dos poucos clubes onde sentimos a ligação entre os adeptos e os jogadores todos os dias. Gostaria de ficar e tenho a certeza que vou continuar."
Fernando Andrade à Sport TV:
"Muito feliz. Poucos sabem o que passei nestes últimos 8 meses. Sonhei com este momento. Emocionei-me quando fui abraçado por toda a gente. Parecia que o ano ia ser mau, mas termina com uma festa enorme."
Taremi à Sport TV:
"É uma sensação fantástica. Estou muito feliz. É um grande momento. Não posso prometer nada para a próxima época, apenas que vamos continuar sempre a dar tudo dentro de campo."
Fábio Vieira:
"Primeira vez [que foi campeão] foi sem adeptos, agora temos os melhores adeptos do mundo. Tem um sabor especial, sem Tem um sabor especialeles não é igual."
"Os nossos jovens têm muita qualidade e temos de a aproveitar. Temos de trabalhar muito, ganhar coisas que ainda não tínhamos para continuar a melhorar. Saída? Neste momento, estou é focado em festejar. Logo se vê o que vai acontecer, mas eu quero muito continuar neste clube que eu amo."
Pepê:
"Toda a gente sabe que é difícil jogar no futebol europeu e ser campeão na minha primeira época é fantástico."
Cláudio Ramos ao Porto Canal:
"É uma sensação incrível. Apoio fantástico. Dos momentos mais felizes da minha carreira. Ser campeão e entrei com o meu filho em campo."
Francisco Conceição à Sport TV:
"É um sonho tornado realidade ganhar este título, que é muito importante. É o culminar de um ano de trabalho onde merecemos muito. Agora é desfrutar.
Se se sofre mais para defendendo o cargo do pai? Não vou dizer que não, esse lado está sempre presente mas foco-me no que tenho de fazer em campo. Faz parte e tenho de saber lidar, Duras em casa? Algumas mas evitamos falar de futebol, aproveitamos para relaxar."
O momento mais esperado no Dragão: é levantado o troféu de campeão!
Sérgio Conceição coloca a medalha de campeão em Pinto da Costa, seguindo-se um abraço sentido entre ambos.
O Dragão presta um enorme, enorme aplauso a Sérgio Conceição quando o treinador e restante equipa técnica sobem ao relvado.
Autor do golo que deu o título ao FC Porto, na Luz, Zaidu é por estes dias um herói no FC Porto. Após o jogo com o Estoril, no momento em que os novos campeões eram chamados ao palco, o lateral recebeu enorme ovação do Dragão.
Os jogadores portistas vão sendo chamados para receber as medalhas de campeão.
Helton, embaixador da Liga Portugal e ex-capitão do FC Porto, traz o troféu da Liga Bwin para o centro do relvado. Em breve, os jogadores portistas serão chamados um a um. Pinto da Costa também já está no relvado.
Francisco Meixedo à Sport TV, após a estreia na Liga pelo FC Porto
"É uma sensação incrível, estou sem palavras. Pisar este relvado, com estes adeptos, é incrível. Agradeço a todos, a começar pelo ‘mister’ pela oportunidade. Merecemos ser campeões e acabar o campeonato com uma vitória. Estou feliz por mim, pela equipa e por todos os portistas.
Estamos desde jovens habituados a ganhar. Este clube quer título, tive exemplos disso na formação. Agora estrear-me na equipa principal é indescritível. É a prova de que o trabalho vale a pena."
Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, mostrou-se naturalmente satisfeito após o triunfo frente ao Estoril (2-0) no Estádio do Dragão, da última jornada da Liga Bwin.
"[Onze diferente?] Não podemos parar, olhei para a equipa que, para este jogo, me dava mais garantias e foi dessa forma que montei a equipa. Também a pensar na final da Taça que é o mais importante, mas nunca preparando dois jogos ao mesmo tempo. Acho que também mereciam jogar estes jogadores que foram entrando. A dedicação é máxima, o espírito é fantástico, e o momento em que o Fernando fez golo resume isso, a alegria de todos, isso espelha bem o nosso balneário", começou por dizer o técnico dos dragões, abordando mais ao detalhe a estreia do brasileiro.
"Senti-me emocionado. O Fernando fez um início de época muito bom, lesionou-se com gravidade, perguntaram-me se podia fazer o trabalho de recuperação no FC Porto e eu disse que sim. É um de nós, acompanhámos os meses de sofrimento e dedicação dele, sempre com um espírito fantástico, e teve este merecido prémio. Trabalha muito bem, o Cláudio Ramos igual, o Meixedo, o Rúben... este é o condimento que faltou há dois anos, todos juntos para fazer da festa uma festa ainda mais bonita".
Muito emocionado quando questionado acerca dos pais, Conceição referiu: "Diriam que se sentiriam orgulhosos de mim, provavelmente. Ter a dedicação máxima, dar o máximo possível, para lhes dedicar todos os momentos que atinjo em toda a minha vida. Estão diariamente nos meus pensamentos e em tudo o que vou atingindo na minha vida", concluiu.
Otávio à Sport TV:
"É muito merecido pelo trabalho da equipa durante o ano todo. Fomos sempre em busca do título, conseguimos o objetivo principal. Hoje e amanhã é para desfrutar. E depois começar a pensar na Final da Taça que é para ganhar e vai ser um grande"
Melhoria enquanto jogador face ao último título
"É a minha melhor época a nível geral. A equipa fez-me ser melhor. Procurei melhorar em todos os momentos do jogo. Felizmente hoje sou melhor em tudo e isso é prova dos frutos que colhemos com o trabalho."
Pepe à Sport TV:
"Tenho de dar os parabéns aos adeptos que foram fantásticos toda a época. Entrámos forte na 1ª parte, não concedemos oportunidades e até poderíamos ter saído a vencer. A 2ª parte foi toda a nossa. Fomos sempre em busca da vitória, com maturidade, e a equipa que procurou mais a baliza adversária foi a que ganhou."
Ovação na substituição
"Significa muito. É um clube que eu amo. Agradeço aos adeptos que sempre nos apoiaram. Alguns iluminados, que nunca deram um pontapé na bola, tentaram manchar a nossa época. 58 jogos, a defesa menos batida, o melhor ataque, recorde de pontos… Contra factos não há argumentos. Continuem assim, porque isso nos alimenta, a lutar contra tudo e contra todos."
Todos os títulos são especiais. Esse sabe melhor porque antigamente era só uma luta entre Benfica e FC Porto, agora também entrou o Sporting e foram campeões no ano passado. A estatística não engana, este ano fomos a melhor equipa em Portugal. Estivemos muito bem e estamos orgulhosos do nosso trabalho. Queremos deixar a fasquia muito alta para outros ou mesmo nós tentarmos ultrapassá-las.
Ainda tenho mais um ano de contrato. Estou mais propício a lesões, mas o mais importante é ter a força mental para ultrapassar esses acontecimentos. No FC Porto temos profissionais excelentes que me dão a oportunidade de poder recuperar e de poder continuar a dar o meu melhor pelo clube."
Depois do triunfo (2-0) sobre o Estoril, no jogo da consagração, o FC Porto faz novamente a festa. Os novos campeões nacionais vão receber o troféu no Estádio do Dragão e em seguida vão desfilar pela cidade até aos Aliados. Siga aqui em direto!
FC Porto divulgou que a nova tranche de ingressos voou rapidamente
Tiago Silva e Avelino Oliveira criticam dossiê e esperam que o técnico esteja no banco
Treinador que guiou o FC Porto à conquista da Liga Europa há 11 anos recordou jogo decisivo em entrevista à Sport TV
Uribe e Manafá mantêm-se em tratamento e trabalho de ginásio
Acompanhe as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos
Acompanhe as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos
Acompanhe todas as movimentações em Portugal e nos principais campeonatos
Médio senegalês do PSG ficou fora do jogo com o Montpellier