Esperança por Marcano

Surpresa nos eleitos

• Foto: José Moreira

As hipóteses são reduzidas, mas Iván Marcano mantém a esperança de poder resolver o maior dos problemas com que José Peseiro se tem deparado na preparação do jogo de amanhã, frente ao Borussia Dortmund, dos 16 avos-de-final da Liga Europa. O defesa, de 28 anos, foi ontem dado como apto pelo departamento médico e integrou a lista de 20 convocados do FC Porto, estando, ainda assim, sujeito a uma última análise, no treino de hoje, no Westfalenstadion, na Alemanha, país onde os dragões já estão instalados desde ontem.

Precavido para todos os cenários possíveis, José Peseiro tem vindo a ensaiar, conforme Record tem revelado, duplas de centrais alternativas para este jogo em Dortmund. Desviar Layún para o eixo defensivo, com Héctor Herrera a recuar para a lateral-direita, foi uma das alternativas testadas, bem como o recuo de Rúben Neves para central. Todavia, o treinador poderá até avançar com uma dupla de raiz, formada por jogadores do plantel principal. Martins Indi e Marcano podem dar a estabilidade desejada ao sector mais recuado, assim o espanhol deixe boas indicações no teste a que estará sujeito esta tarde, no derradeiro ensaio de preparação dos portistas para a partida com os alemães.

De baixa desde o treino da véspera do clássico com o Benfica, por ter sofrido uma distensão na face posterior da coxa direita, Marcano tem alternado entre o tratamento a essa lesão e o trabalho de ginásio. Ontem, contudo, foi dado como apto e acabou por ser, na partida para a Alemanha, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, um dos jogadores mais saudados pelos adeptos que lá se encontravam. Curiosamente, no trajeto entre o autocarro do clube e a zona de embarque, Marcano andou sempre com o médico Nélson Puga por perto.

Verdasca nos eleitos

Perante as dúvidas reais relativas à possibilidade de Marcano ir a jogo, José Peseiro entendeu convocar o defesa-central do FC Porto B, Diogo Verdasca, mas este jovem, de apenas 19 anos, será sempre uma opção de recurso, não devendo ser titular, independentemente do resultado do teste a que o colega da equipa principal será sujeito.

Verdasca, de resto, não foi o único jogador recrutado por José Peseiro à equipa de Luís Castro. Do FC Porto B seguiram também para Dortmund o guarda-redes João Costa e o médio Francisco Ramos. E se a presença do guardião já é habitual nas convocatórias para os jogos da UEFA fora de casa, já o centro-campista e capitão da formação secundária dos dragões faz a sua estreia nestas andanças.

Por Nuno Barbosa
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de FC Porto

Notícias

Notícias Mais Vistas