Mbemba, o jogador com 4 idades

ALVO DO FC PORTO TEM UMA HISTÓRIA BEM PECULIAR

Mbemba foi registado pelos dois clubes congoleses onde alinhou com tendo nascido em... 1988
Mbemba, o jogador com 4 idades

Chancel Mbemba, defesa congolês do Anderlecht, parece estar a caminho do FC Porto. De acordo com a imprensa belga, já há acordo entre os dois clubes, faltando apenas o “sim” do jogador, que assim poderá reforçar os dragões no final da temporada.

Este jovem craque de 20 anos, que soma 29 partidas pelo Anderlecht esta temporada, tendo conseguido três golos, esteve envolvido numa intensa polémica relativa à sua verdadeira idade. Aliás, numa extensa reportagem da CNN a propósito de fraudes na idade de jogadores de futebol, Mbemba é figura central, ficando para a posteridade como o "jogador dos 4 aniversários".

Em fevereiro de 2013, a FIFA arrancou uma investigação a propósito do craque congolês, uma vez que fazia parte da seleção da República Democrática do Congo na Taça das Nações Africanas e havia confusão relativamente à sua data de nascimento.

Mbemba foi registado pelos dois clubes congoleses onde alinhou (E.S. La Grace e Mputu) com tendo nascido em 1988 [imagens 1 e 2], mas na documentação de inscrição num jogo de qualificação para a CAN, em junho de 2011, foi apresentado como tendo nascido a 30 de novembro… de 1991 [imagem 3]. Entretanto, na inscrição pelo Anderlecht, nasceu em 8 de agosto de 1994 [imagem 4]. Para complicar as coisas, o próprio Mbemba assegura ter nascido em 1990. Feitas as contas, Mbemba nasceu em 1988, 1990, 1991 e ainda 1994...

Investigação

De acordo com os dados revelados pela CNN, a mudança de idades aconteceu devido à necessidade da Federação Congolesa de Futebol em contar com o jogador nos Jogos Olímpicos de 2012

“Ele estava registado com a data de nascimento de 1988, mas nós precisávamos dele, portanto foi registado com data de nascimento de 1991”, revelou um elemento do staff da federação africana, sob anonimato. Aliás, esta informação é corroborada pelo jogador congolês Mike Cestor, atualmente ao serviço do Woking: “Eu também já realizei um jogo de qualificação para os Jogos Olímpicos com a equipa de Sub-23 e não podia. É uma confusão total – a organização, os treinos e as viagens.”

Sonhador

Nascido em Kinshasha, Mbemba desde cedo traçou aquele que desejava ser o seu percurso profissional. “Quero seguir as pegadas do Claude Makelele”, repetia vezes sem contas durante a juventude, lembrando os feitos do conterrâneo (jogaria pela seleção francesa), que passou por Real Madrid, Chelsea e Paris SG.

E foi isso que aconteceu em 2011. O agente Fabio Baglio, representante do internacional congolês Mbokani, também jogador do Anderlecht, contactou Mbemba e conduziu o processo do jogador na justiça. Pouco tempo depois chegou a deliberação do tribunal – Mbemba nasceu a 8 de agosto de 1994.

Reviravolta

Como num guião de Hollywood, este caso volta a ter uma mudança brusca em 2012. Apesar de já se ter estreado pela formação sub-19 do Anderlecht em setembro de 2011, frente ao Club Brugge, descobriu-se que a Federação Belga de Futebol não tinha inscrito o jogador.

Mbemba passou a ficar inelegível para qualquer encontro da turma belga e foi aí que a FIFA tomou conta da ocorrência, investigando a fundo a situação, num altura em que o clube belga “mandou” o jogador regressar ao Congo [imagem 5]. “Disseram-me para ficar aqui e regressar quando tudo estiver resolvido”, revelou à imprensa do país africano.

Epílogo

O epílogo desta história acontece em junho de 2012. Um tribunal federal do Congo reitera que Mbemba nasceu a 8 de agosto de 1994, o jogador viaja para a Bélgica e assina por três anos com o Anderlecht, onde pôde finalmente cumprir o sonho de emular os feitos do compatriota Makelele. Agora pode seguir-se o FC Porto.

6
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de FC Porto

Mbemba reabre a porta ao FC Porto

Central fez contraproposta que custaria 7 M€ brutos à SAD. Partes ainda longe do acordo mas jogador está sem colocação e há esperança que faça cedências

Notícias

Notícias Mais Vistas