Profecia já foi posta à prova

Nem sempre é possível golear

• Foto: MoveNotícias

Sérgio Conceição tinha deixado o aviso antes da batalha em Tondela. "Não vamos ganhar sempre por quatro golos, pois do outro lado existem equipas com valor e qualidade", fez questão de salientar. O facto é que, logo à 2ª jornada, o técnico teve de intervir na partida para segurar a vantagem, mudando o perfil da equipa para uma versão mais ‘musculada’ capaz de dar uma resposta à altura ao empertigamento que o Tondela chegou a patentear. Para isso, abdicou do 4x4x2 na reta final, voltando ao 4x3x3 com Miguel Layún a reforçar a blindagem do lado direito já depois de Herrera e André André terem sido recrutados para o miolo, com Óliver, Aboubakar e Corona a serem dispensados da luta.

Ainda à procura do equilíbrio ideal, o FC Porto voltou a ter um período de apagão onde a produção ofensiva esteve abaixo dos mínimos exigidos pelo treinador. Contra o Estoril, os dragões realizaram o primeiro remate aos 27’. Na última meia hora da deslocação a Tondela, só Marega disse presente com dois remates.

Durante a pré-temporada, o debate em torno do FC Porto esmagador centrava-se na capacidade de a equipa assumir uma toada asfixiante prolongada. Apesar do trabalho intenso ministrado diariamente pela equipa técnica de Sérgio Conceição, ainda há que encontrar soluções para minimizar as quebras de intensidade. A ganhar é tudo mais fácil.

Aboubakar voltou a acender a Luz e a selar o triunfo

Após o festival de desperdício contra o Estoril, era obrigatório para Aboubakar mostrar eficiência em Tondela. Foi preciso insistir, mas marcou. Não festejava fora, pelo FC Porto, desde que carimbou a vitória na Luz em fevereiro de 2016, às ordens de José Peseiro. De resto, nos sete jogos em que o camaronês faturou fora de casa em provas nacionais, os azuis e brancos venceram sempre, pelo que está criada uma aura de talismã importante numa fase em que Soares se encontra fora de combate e não convém abusar do fenómeno Marega. Em duas jornadas, Aboubakar já realizou 12 remates.

Por Vítor Pinto
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de FC Porto

Notícias

Notícias Mais Vistas