FC Porto em festa: todas as reações à conquista da dobradinha

Dragões bateram o Tondela no Jamor e ganharam a Taça de Portugal, juntando o troféu ao título de campeão nacional

Ao Minuto

23.05.2022
Uribe: «Poderíamos ter feito mais na Europa»

Mateus Uribe manifestou a sua satisfação pela época realizada pelo FC Porto, especialmente em termos internos. O colombiano gostou de ouvir Sérgio Conceição dizer que foi o melhor grupo que comandou. Já na vertente internacional, o colombiano assumiu que a equipa poderia ter feito mais.

23.05.2022
Pepe: «Sempre pedi desculpa quando errei»

"O nosso míster é espetacular. Exige muito de nós. Um treino no Olival é como se fosse um jogo, se calhar pior do que se fosse um jogo. Eu costumo dizer aos meus companheiros para desfrutarem no jogo, porque treinamos muito forte e com tudo o que aconteceu durante esse ano todo, com os nossos adversários e rivais diretos a se reforçarem e nós a mantermos sempre a nossa linha. É agradecer a esses adeptos por confiarem sempre em nós, independentemente daquilo que foi falado durante o ano todo. Fizemos sempre aquilo que o nosso míster pedia e estão aqui estas duas taças para podermos comemorar com eles", refere Pepe

E continuou: "Se eu pudesse escolher, escolheria que esta noite nunca tivesse terminado.Foram muitas emoções? Não posso dizer que não. Não tenho culpa de dar o meu máximo, de defender as minhas cores onde quer que eu esteja. Independentemente de muita gente querer ganhar fora do campo, eu procurei sempre ganhar dentro de campo. É ali que eu tenho que falar e dar resposta. Agradeço também aos meus companheiros por me proporcionarem isto. A resposta é sempre dada dentro de campo pelos jogadores.

E prosseguiu: Falem o que quiserem falar, tentem o que quiserem tentar, fora de campo, nos tribunais, dizer que muitas mentiras foram faladas... Não sou um santo, admito. Errei. Tive a minhas falhas como qualquer ser humano. Mas eu sempre tive uma coisa que foi pedir desculpa. Sempre pedi desculpa quando errei. Agora virem, depois de 10, 11, 12 ou 13 anos com temas se aconteceu fora de Portugal, trazer à tona para poder manchar aquilo que eu fiz no futebol... não tenho palavras. Essas pessoas se calhar não tiveram oportunidade, algumas tiveram, de serem jogadores, mas se calhar o dom deles não era serem jogadores, era outra coisa. Deus deu-me esse dom. Estou muito feliz por poder acordar todos os dias e treinar no Olival."

23.05.2022
Diogo Costa: «Isto é ser Porto»

"Todos os títulos para nós são importantes, apoiamo-nos uns aos outros. Isto é ser Porto. Os nossos adeptos são fantásticos, sempre nos apoiaram e sei que vão apoiar-nos sempre. Vamos à procura da perfeição. Queremos sempre fazer melhor."

23.05.2022
Marchesín: «Esta equipa está muito unida»

"Feliz pela equipa, que merecia muito os títulos. Esta equipa está muito unida. Foi uma temporada muito boa para a equipa. Estamos muito contentes. Agora é desfrutar com a família que é o mais importante."

23.05.2022
Uribe: «É um troféu muito merecido»

"Sim, estou muito contente. É um troféu muito merecido. Agora é celebrar com todos que é importante. É muito importante estar presente em campo, infelizmente não consegui por causa da lesão", diz ao Porto Canal.

23.05.2022
Evanilson: O mais importante foi a vitória e conseguir este título para todos os adeptos que merecem»
23.05.2022
Pepê: «São óculos para festejar. Para o ano tem mais»
23.05.2022
Francisco Conceição: «Há que desfrutar»

"Muito felizes. Foi um ano muito difícil. Mas que no fim foi recompensado, agora há que desfrutar e celebrar com estes adeptos maravilhosos que estiveram connosco até ao fim", afirma ao Porto Canal.

23.05.2022
Jogadores transportam a taça para mostrar aos adeptos

23.05.2022
Vitinha: «Foi perfeito»

"Uma felicidade enorme, poder dar esta felicidade aos adeptos. Foi perfeito. Uma época desgastante. Foi bom acabarmos com dois títulos", refere ao Porto Canal.

23.05.2022
Fábio Vieira: «É o culminar de uma grande época»

"É o culminar de uma grande época. Todos nós ambicionávamos muito isto. Trabalhámos para isto. O Tondela teve todo o seu mérito em chegar à final. Sabíamos que tínhamos tudo para ganhar, fomos superiores e estamos felizes por isso", refere ao Porto Canal.

23.05.2022
Rúben Semedo: «Estou muito contente por mais um título. Nós merecemos isto»
23.05.2022
A chegada ao Dragão

23.05.2022
Grande ambiente

23.05.2022
Adeptos brindam equipa no aeroporto

22.05.2022
Dragões já aterraram no Aeroporto Francisco Sá Carneiro

Dragões já aterraram no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Segue-se agora a viagem até ao estádio do Dragão, onde centenas de adeptos já esperam a equipa para festejar a conquista da Taça de Portugal.

22.05.2022
Agora sim a caminho do Porto

22.05.2022
Dragões vão para o Porto de avião

22.05.2022
A festa no balneário do FC Porto

22.05.2022
Pinto da Costa e as eventuais saídas no plantel: «Espero é manter o mesmo nível»

Apesar de já contar com vários títulos no currículo, Pinto da Costa conquista a vibrar com as conquistas do FC Porto.

"Naturalmente que a dobradinha é sempre recordada anos após ter acontecido, portanto, já de si mostra que é um feito importante. Mais uma vez conseguimos. A primeira vez que vi o FC Porto conseguir a dobradinha foi em 1956, fico muito feliz por termos, mais uma vez, alcançado isso [dobradinha]. Nunca tinha visto o estádio tão bonito, espero poder voltar cá para poder ver mais espetáculos como este", referiu à Sic Notícias. O dirigente foi ainda questionado sobre eventuais felicitações do Presidente da República e do Primeiro-Ministro: "Não sei, ainda não abri o telemóvel, mas de certeza que não. No entanto, isso não é importante. O importante é que o Governo esteve aqui representado pela senhora ministra Ana Catarina Mendes, estiveram os secretários de estado e esteve o senhor presidente da Assembleia da República. Com sinceridade, notei eu, felicitaram-me pela conquista do FC Porto".

Pinto da Costa abordou ainda a próxima temporada. "Espero manter o maior número possível, não gosto de vencer o passe dos jogadores. Se tiver de sair alguém, a equipa terá de ser retocada. Espero é manter o mesmo nível e vamos partir para a próxima época com a mesma ambição de sempre, de ganhar", rematou.

22.05.2022
Fernando Gomes felicita FC Porto pela conquista da Taça de Portugal

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), felicitou este domingo o FC Porto pela conquista da 18.ª Taça de Portugal da sua história, deixando ainda uma palavra ao Tondela, "digno vencido na final".

Leia aqui a mensagem do presidente da FPF na íntegra.

22.05.2022
Diogo Costa e a aposta do FC Porto nos jovens: «Alegria por fazermos este trajeto juntos»

Apesar de não ter sido utilizado na final da Taça, Diogo Costa era um jogador feliz no fim do jogo.
"Festejei como se estivesse lá dentro, o nosso foco sempre esteve na equipa e não em cada um de nós. Era uma final, mas no FC Porto encarámos todos os jogos para ganhar. O Tondela é como se fosse contra o Benfica e o Sporting", referiu o guarda-redes, que olhou ainda para a sua época a nível particular: "Acreditava e não acreditava [que se ia afirnar]. Trabalhei no máximo e acreditei em mim. Se não for eu, ninguém faz nada por mim. Fui à procura disso e estou muito grato por tudo o que aconteceu esta época. Aposta em jovens? Jogámos todos juntos muito tempo na formação. É uma alegria muito grande fazermos este trajeto juntos. Nem todos o conseguiram e estão à procura de fazer o melhor nos seus clubes", referiu.

22.05.2022
Toni Martínez: «O FC Porto é maior do que todos os jogadores»

Apesar de não ser um titular habitual no FC Porto, Toni Martínez fez um balanço positivo da temporada.
"A Taça foi a cereja no topo do bolo. Já me tinham falado desta final no Jamor, mas é preciso vivê-la. Estou sem palavras. Foi uma temporada positiva para todos, o importante era acabar com títulos e conseguimo-lo porque fomos a melhor equipa em todas as competições. Nesta época tocou-me ajudar mais a partir do banco, às vezes até em jogos em que não se esperava que eu tivesse protagonismo. O importante é darmos sempre o máximo, jogue-se 5 ou 90 minutos. A equipa está em primeiro lugar, só assim é que se ganham título. O FC Porto é maior do que todos nós. Quando se joga menos é preciso trabalhar mais", disse ao Porto Canal.

22.05.2022
Proença dá os parabéns ao FC Porto

22.05.2022
Taremi: «Foi uma boa época para mim»

"Estamos muito satisfeitos com a conquista da Taça. Ganhámos, jogámos bem e marquei, trabalhámos muito para alcançar tudo isto. Jogar no Dragão é sempre melhor, mas os nossos adeptos estiveram aqui em peso e só temos que agradecer por isso. Foi uma boa época para mim."

22.05.2022
A felicidade de Zaidu a caminho do balneário

22.05.2022
Fábio Vieira: «Lembro-me de ver isto no sofá em casa, quando era miúdo»

"É uma sensação fantástica. São muitos anos a trabalhar para estes momentos, para termos estas finais e estes títulos. Sou um miúdo da casa, estou cá desde os oito anos, é o clube que eu amo e poder acabar com dois títulos, os dois mais importantes, é fantástico Lembro-me de ver isto no sofá em casa, quando era miúdo, e fico muito feliz por agora ser eu a subir a escadaria neste estádio. Já tinha uma medalha da Taça de Portugal, mas agora com os adeptos é tudo diferente. Agora é tempo para descansar, festejar e depois logo se vê o que o futuro reserva."

22.05.2022
Francisco Conceição: «Fomos mais fortes que os adversários»

Francisco Conceição à TVI: "Conquistámos os troféus mais importantes em Portugal. Estivemos muito bem durante toda a época e penso que merecemos imenso estas conquistas, porque trabalhámos muito, houve muito sacrifício e fomos mais fortes que os adversários."

Sobre a forma de trabalhar do pai afiantou: "Penso que é com essa exigência que melhorámos, com essa vontade de conquistar mais títulos e de viver intensamente este clube, é isso que nos define. Foi uma época muito longa e agora há que descansar. Para o ano a exigência será a mesma."

22.05.2022
Pepê: «O treinador cobra bastante, sabe da qualidade que temos»

Pepê: "O treinador pediu para entrarmos focados, dedicados, aproveitar os espaços do Tondela e as fragilidades que pudessem ter atrás. Tivemos muitas oportunidades de golo e marcámos alguns. Agora é comemorar o título. O treinador cobra bastante, sabe da qualidade que temos e tentámos levar isso do início até ao final. Trabalhámos muito, todos ajudaram para chegar até à final. Momento difícil quando cheguei, sabia que era uma cobrança alta, trocar pelo futebol europeu era uma muito diferente. Mas tive o apoio de todos e aproveitei as oportunidades."

22.05.2022
Marchesín: «Deixar de ir à seleção foi um golpe muito grande»

Apesar da felicidade pela conquista da Taça de Portugal, Marchesín não deixou de referir que a perda de espaço nos dragões foi algo complicado.

"Estou muito contente pela equipa num ano difícil, agradeço à minha família pelo apoio. Deixar de ir à seleção foi um golpe muito grande, mas estou aqui a fazer o meu trabalho e penso que o fiz sempre bem e estou feliz por isso", disse à TVI.

22.05.2022
Vitinha: «Agora quero mais»

Vitinha: "Quando marquei, senti que ainda não estava resolvido, mas que foi um golo importante para a equipa e adeptos. Nos festejos, partilhei a felicidade com todos", disse,  explicando a época de sucesso: Trabalhámos para que isto aconteça, às vezes demora, outras vezes é de um dia para o outro. Aconteceu e agora quero mais, quero mais".

Sobre a conversa com Sérgio Conceição revelou: "Disse o que devíamos fazer melhor e corrigir o que estava errado. Esta vitória foi a cereja no topo do bolo."

E acrescentou: "Agora é festejar, ainda não vou pensar na próxima época, vou desligar um bocadinho nestes dias, porque tenho a seleção nos próximos dias."

22.05.2022
.

22.05.2022
Eduardo Quaresma: «O futuro? Não sei de nada»

Eduardo Quaresma: «Foi uma semana difícil. Vimos de uma descida, que ninguém quer. Fizemos o que tínhamos a fazer, estudámos o FC Porto e vínhamos para ganhar, numa final onde tudo podia ter acontecido. O FC Porto é uma equipa forte. Fizemos o nosso melhor, mas o sentimento é de tristeza. Demos uma boa resposta e o resultado podia ter sido outro. Quem falha mais acaba por ser prejudicado e o FC Porto aproveitou bem as nossas falhas", referiu.

E prosseguiu: "Vinha de uma época em que fui campeão pelo clube do coração e depois sou emprestado para ajudar o Tondela e acabo por viver a descida. Foi uma época difícil, com muitos problemas, no final consegui mostrar o que valia, mas é sempre difícil passar de campeão para uma descida, mas isto faz parte do futebol, nem sempre é o topo. O futuro? Não sei de nada.

22.05.2022
Bebeto: «Nunca senti tanto amor como este no Tondela»

Bebeto: "Um sentimento de culpa. Os nossos adeptos apoiaram-nos do início até ao final da época e não conseguimos dar uma alegria para eles. Nunca senti tanto amor como este no Tondela, por isso estou emocionado. Nunca vi tanto amor assim, do clube, da cidade, da região. Tanto amor pelo povo, saio com uma sensação de impotência, porque queria dar mais para não acontecer isto, mas não posso mudar o passado e temos de olhar para a frente. Esperemos dar uma alegria na próxima época, só tenho de pedir desculpa, fica o meu agradecimento ao clube onde senti muito amor."

22.05.2022
Vítor Baía: «Jogadores tiveram um comportamento exemplar»

Vítor Baía: "Foi uma época a todos os níveis notável. Conseguimos o objetivo, com jogadores incríveis, um treinador marcante, dos melhores que existe na Europa neste momento e houve uma simbiose positiva, de união e determinação. Há que desfrutar, os jogadores tiveram um comportamento exemplar. Foi um conjunto de situações que nos levou a ganhar uma estrutura forte, com um presidente que todos conheces, um treinador totalmente adaptado com a nossa cultura, dos melhores do mundo, e com jogadores de altíssima qualidade, que sabe onde estão e sentem o clube. Os miúdos da formação, é importante, quando somos um clube formador e queremos que sintam a confiança no nosso trabalho. Não nos contentamos em ganhar, mas em ganhar sempre. É este o ADN do clube, vamos pensar a partir de amanhã na próxima temporada, construir uma equipa forte e ganhar tudo. Somos uma equipa que só sabe estar assim, vencer. Em, termos de Liga dos Campeões, consolidar o nosso prestigio e qualidade na melhor competição de clubes do mundo."

22.05.2022
Conceição:«Foi um ano fantástico da equipa com muitas dificuldades»

Sérgio Conceição:  "Os recordes têm valor quando conquistamos títulos. Este ano conseguimos mais dois que são os mais importantes nas provas internas. Estamos felizes por isso. Foi um ano fantástico da equipa com muitas dificuldades. Tivemos adversários fortes no campeonato, tivemos um percurso até aqui imaculado na Taça. Defrontámos os grandes rivais e conseguimos vencê-los. Hoje era a cereja no topo do bolo. Na primeira parte, não percebemos que espaços tínhamos de ocupar para criar mais dificuldades sobre a linha defensiva de 5. A partir do respeito que tivemos pelo Tondela, não deixando que saíssem, fez com que pudéssemos estar a festejar aqui."

E continuou: "Este era ‘o’ jogo para o FC Porto. Houve uma ou outra situação que nós, treinadores, vamos tentando corrigir. Foram situações preparadas. Sabemos os comportamentos-padrão do adversário e o Zaidu levou um bocado nas orelhas. Tanto ele como o João Mário são muito fortes nos movimentos de trás para a frente. Eu queria sempre dois homens entre o central e lateral para dar referências e criar-lhes dificuldades. Foi assim que na primeira parte conseguimos criar perigo e na 2ª parte ainda mais. O resultado penso que é curto para aquilo que fizemos, sinceramente.

22.05.2022
Pepe mostra a taça no relvado

22.05.2022
FC Porto levanta o troféu

22.05.2022
Vítor Baía: «Conceição é um dos melhores treinadores que existe neste momento na Europa»
22.05.2022
António Costa dá os parabéns ao FC Porto

22.05.2022
Nuno Campos: «O FC Porto é muito forte e um justo vencedor»

Nuno Campos à Sport TV: «É uma final que vamos recordar pelas coisas positivas, por ter chegado aqui. Têm de desfrutar. Não conseguimos discutir o jogo até final mas deixámos uma imagem positiva.
Sem querer arranjar desculpas, se o sentimento tivesse sido diferente nesta semana de trabalho teria sido mais fácil preparar o jogo. De qualquer forma, os jogadores tentaram focar-se e conseguiram. O FC Porto é muito forte e um justo vencedor, parabéns a eles. Se nos soltássemos mais teríamos conseguido discutir o jogo de outra forma. Este não é o momento de olhar para a frente. Terminou há poucos minutos um jogo que é emblemático, um jogo único. As pessoas de Tondela estão satisfeitas por ter chegado a este palco e ter a possibilidade que o clube viesse desfrutar de um jogo com o FC Porto. Foi pena não termos conseguidos dar-lhes a taça. Sabíamos disso, acreditámos até ao fim.»

22.05.2022
FC Porto a caminho da tribuna

22.05.2022
Salvador Agra: «Podem chamar-nos pequenos, mas temos um público enorme»

"Nunca deixámos de acreditar. Defrontámos a equipa campeã, com excelente qualidade, mas acreditámos até ao fim, fomos nós próprios. Saímos com um sentimento triste desta época, mas com um orgulho enorme dos colegas e da estrutura do Tondela", disse Salvador Agra, que deixou uma mensagem de agradecimento aos adeptos.

"É esta a imagem dos nossos adeptos, foi assim durante toda a época. Mesmo sabendo que tínhamos descido, mesmo assim olhámos para a bancada e vemos esta gente que não deixou de nos apoiar. Isso é de louvar. Podem chamar-nos pequenos, mas temos um público enorme. Espero que o Tondela volte o mais rápido à 1.ª Liga, que é onde merece estar", frisou.

22.05.2022
Pepe: «Grupo merecia a cereja no topo do bolo»

Pepe em declarações à Sport TV: "Quero agradecer aos nossos adeptos, que foram fantásticos. Foi um ano muito difícil para nós e, como o treinador falou, o grupo merecia a cereja no topo do bolo. Respeitámos muito o nosso adversário, senti de coração que tínhamos de respeitar o Tondela, porque tem jogadores de bastante valor. Controlámos bem durante os 90 minutos e estamos de parabéns".

E continuou sobre a preparação da final: "O nosso treinador trabalhou muito esta semana a primeira fase de pressão. Sabia que íamos sofrer pouco se controlássemos e assim aconteceu, com um coletivo forte e com muita pressão sobre o portador da bola. Tivemos o jogo controlado."

22.05.2022
Jogadores do FC Porto festejam no relvado do Jamor

22.05.2022
.

22.05.2022
FC Porto festeja a 9.ª dobradinha

22.05.2022
FC Porto bateu o Tondela e conquistou a Taça de Portugal
Lusa

O FC Porto bateu o Tondela no Estádio e conquistou a 18ª Taça de Portugal do palmarés. A festa é azul e branco no final do encontro que permite aos dragões alcançarem a dobradinha, juntando o troféu ao campeonato nacional.

Por Record
60
Deixe o seu comentário
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de FC Porto

Notícias

Notícias Mais Vistas