O último fôlego

Paragem serve para recarregar baterias. Segue-se o momento de todas as decisões

• Foto: Simão Freitas

Folga. Esta tem sido uma das palavras menos utilizadas no dia a dia do Sp. Braga numa temporada onde são já 46 os jogos oficiais realizados pela equipa de Paulo Fonseca. Mas ontem o treinador deu o merecido descanso aos guerreiros porque esta é uma semana de paragem de campeonato devido aos compromissos das seleções. Depois da folga, o grupo volta a juntar-se, mas, seguramente, ainda não a pensar no jogo de dia 2 de abril com o Benfica. O objetivo será o de recuperar física e psicologicamente do desgaste acumulado para que todos estejam na sua melhor forma no momento das principais decisões da época, nomeadamente Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa.

"Neste período será importante encontrar um equilíbrio entre duas componentes. Por um lado, os jogadores terão de descomprimir e devem não pensar na competição, mas, por outro, não podem perder totalmente o foco nem o estado de excitação que é tão importante nas semanas de jogo", começou por referir José Soares, antigo fisiologista da Seleção.

Ressalvando que dentro do plantel o desgaste não será igual em todos os jogadores, o especialista e professor catedrático assume que os 13 dias sem jogar podem ser bem aproveitados. "No futebol atual, não são os treinos que fazem a diferença, mas a recuperação dos jogadores. Por esse motivo, esta paragem pode trazer muitos benefícios no caso concreto do Sp. Braga. Não seria descabido formar grupos de jogadores com treinos diferentes em função do número de jogos acumulados ou do cansaço que evidenciam, embora isso não seja tradição por cá", alertou.

Com estes ou outros métodos, Paulo Fonseca quer recarregar as baterias dos seus principais elementos. "Nos próximos três ou quatro dias, podem ser feitos tipos de esforços diferentes. Estes estímulos até do ponto de vista orgânico podem ser favoráveis", acrescentou José Soares.

Por Ricardo Vasconcelos
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sp. Braga

Notícias

Notícias Mais Vistas