O "tudo ou nada que começou na 5.ª jornada", a conversa que há-de ter e o aumento de Varandas: tudo o que disse Amorim

Sporting defronta o Vitória no fecho da 29.ª jornada (segunda-feira, 20H15)

Conferência de Rúben Amorim de antevisão ao jogo com o V. Guimarães
Rúben Amorim fez este domingo a antevisão ao jogo com o V. Guimarães, encontro que encerra amanhã, pelas 20h15, a 29.ª jornada da Liga Bwin.

Youth League, eliminação nas meias finais. Época difícil para a equipa principal...: "Começando já por aí, obviamente que [os miúdos] deram um grande resposta, chegaram pela primeira vez à final four [da Youth League]. É importante olhar para as diferenças da equipa ao longo da competição. Ao contrário de algumas equipas de lá que mantiveram sempre a base, nós tivemos muitos jogadores que foram utilizados na equipa principal e que foram limitados a participar na final four, e outros jogadores que estão lesionados como o Travassos. Agora têm um desafio gigantesco. Falharam a fase de subida por poucos pontos e devido à forma como está a compeitção, caíram numa zona de lutar pela manutenção. Têm esse trabalho a fazer e o principal é que têm de crescer como jogadores. O objetivo deles é serem jogadores da equipa principal. Tem sido uma época muito difícil, foi mais uma desilusão não só pela eliminação mas pela forma como jogámos. Os jogadores estão desiludidos, mas isto dura dois dias. Temos de planear a próxima época e honrar a camisola que vestimos. Agora há uma pressão para fazer, uma forma de jogar, e os jogadores sabem o que têm de fazer e estamos preparados para o jogo".

Preparação do jogo contra o V. Guimarães... O Rúben vai continuar no Sporting? Mensagem para os sportinguistas. "O meu futuro é muito claro. O que disse é que quem me quiser levar vai ter de pagar. Desde que estamos aqui... O primeiro ano foi bom, fomos campeões, o segundo foi escasso. Se agora ficarmos fora dos três primeiros e vir isso como banal, perdemos a coerência. O futebol tem uma ideia, e depois há os resultados e nós temos de reagir consoante os resultados. A ideia não mudou. O que disse é que o Sporting está a caminhar para uma época onde nem atinge os objetivos mínimos. Ainda não sabemos ao certo, mas não ganhámos nenhum título. Uma equipa grande como nós não pode chegar ao fim do campeonato e não estar nos três primeiros, e nós não podemos pensar nisso como se nada fosse. Sei da margem que vamos ter na próxima época, e isso tem tudo de ser debatido sem dramas. O que quero dizer é que no final da época temos de nos sentar todos e perceber o que falhou. Isso não muda nada, não muda se o treinador quer ou não ficar. Aí faremos o balanço e vamos conversar dentro do clube, até para passar mensagem aos adeptos de que não estamos aqui a andar por andar. Temos de assumir as responsabilidades e eu sou a cara do projeto desportivo, até me sentiria envergonhado se não tivesse essa conversa com a direção. Balneário? Está bem. Está muito desiludido, mas temos jogado muito bem. É só isso que temos de fazer, estejamos em 4.º ou em 1.º. Vamos jogar dessa forma amanhã e de certeza que vamos jogar bem. Já houve fases em que sabíamos que íamos marcar um golo. Mas se formos ver os últimos jogos, jogámos bem, criamos oportunidades".

Perspetiva até ao fim da época... "Se passássemos a eliminatória, disse que nos poderíamos focar na Liga Europa. A classificação [do campeonato]não está fechada, temos de acelerar a fundo para ver o que acontece no fim. Não tendo Liga Europa, a equipa vai dar o seu máximo daqui para a frente e focar-se no campeonato".

Situação financeira, não ter dinheiro para avançado... Aumento salarial de Frederico Varandas. Como é que vê essa questão e como acha que os adeptos a veem? O Rúben pode bater com a porta se não tiver condições? "Mete-me em cada coisa... [sorriso] Para já, enaltecer que as coisas estão a ser feitas abertamente. Estarmos a comparar a contratação de um avançado com um aumento... Nem me cabe a mim. É uma decisão de toda a gente. Já sei que o avançado deu muita confusão. O que disse, mantenho. Obviamente que pode ser um dos fatores da falta de eficácia, mas não quer dizer que seja a principal razão para o falhanço dos nossos objetivos. Acho que não tem nada a ver, é decisão da SAD. Não conseguiríamos pegar nesse dinheiro e contratar um avançado. Não me quero alongar, não tenho opinião sobre isso, quero falar do V. Guimarães. Em relação ao treinador ficar ou não, já falei sobre isso. Sabemos como é o futebol e, mesmo com renovação, sou responsável pela parte desportiva e estamos a falhar redondamente. Temos de falar, tenho de falar com as pessoas e apresentar as minhas explicações e assumir essa responsabilidade. No fim vamos ver o que é melhor para o clube. Até pode ser o clube que diz que quer mudar por, para o ano, não ter tanta margem com este treinador. Não atingimos os objetivos mínimos e temos de conversar todos, é uma avaliação que será feita no fim da época. Não há instabilidade nenhuma no Sporting. Valorização de jogadores? Já falámos sobre isso. Estabilidade financeira está muito melhor. Tudo isso é uma forma de preparar a próxima época, e é para isso que as reuniões servem".

Qual é a sua vontade de ficar no Sporting? Ausência de minutos de Fatawu... "Se tivesse na mesma situação, faria da mesma maneira [com o Fatawu]. Ele começou a crescer na equipa B e depois foi para a Youth League. Tem a ver como a forma como temos os nossos jogos, como o Fatawu treina... Contra o Ajax na Youth League jogou muito bem, mas depois chega cá e tem de pensar os jogos de forma diferente. Quando veio para o nosso treino teve mais dificuldade e aquilo que aconteceu com o Ajax fez com que regredisse um bocadinho. Se eu tivesse uma bola de cristal... Obviamente que faria tudo para ajudar o Filipe [Çelikkaya]. Acho que toda a gente viu o jogo com o Ajax e pensou que o Fatawu estava a mais. Mas se durante os treinos pensamos que ainda não dá... O Edwards está muito bem, temos o Arthur, o Trincão... Se soubesse disso agora, faria as coisas de outra forma. Isso acabou por não acontecer. O que eu não quero é estragar aquilo que fizemos no Sporting, e às vezes temos de ter noção do que aconteceu e do que vai acontecer. Perceber o que acontece nesta época, nas outras. A minha vontade não mudou. Assinei a renovação, está tudo escrito e sempre fui muito claro. Não vou estragar o que fizemos aqui e teremos de fazer essa avaliação no fim. Sei como são as coisas após uma época tão má e temos de ver que caminho queremos seguir. Não mudou nada na minha vontade. Não quero estragar todo o trabalho que fizemos. Fizemos um grande trabalho e está feito, mas este ano falhámos redondamente no aspeto desportivo".

Não vai poder estar no banco em Guimarães por estar suspenso, que impacto pode ter? Concorda com o que está escrito no relatório do jogo com o Arouca? Quantos passos atrás o projeto pode dar se o Sporting não for à Champions? "Já provámos que dar passos atrás nem sempre é uma coisa certa. As épocas desportivas às vezes mudam muito, os primeiros jogos têm muito impacto. Fomos duas vezes à Champions e vendemos muito, perdemos muitos titulares. Já vendemos o Porro este ano por 45 M€, entra neste exercício. Se formos à Liga Europa, são 10 milhões. Temos de fazer uma avaliação. Às vezes manda-se as coisas para o ar e não se faz uma avaliação clara da situação. É o que vamos discutir no final da época. Em relação ao jogo de Guimarães, ainda bem que falam... Precisam de pontos, o Moreno está a fazer um bom trabalho. Estão a alcançar resultados com jogadores da formação, toda a gente sabe o que é jogar contra o Vitória. Foi falha minha, devia estar no banco neste jogo. Expulsão? Só vejo o facto de sair muito da minha área e posso ser expulso por isso. Acho um exagero. Se os treinadores forem expulsos por aquelas palavras estamos todos expulsos (sorriso). Tenho de pensar no bem-estar dos jogadores e nesta fase teria de estar no banco. Temos o jogo bem preparado e vamos estar prontos".

Classificação da Liga Bwin... O facto de ainda não estar fechada é o suficiente para agarrar a equipa? "Nesta fase não tem a ver com o acreditar, tem a ver com o viver o dia a dia e focar no que temos de fazer. Não vale a pena olhar para os outros resultados. Os rivais não perdem pontos e nós não estamos a conseguir fazer o mesmo. O futebol não acaba aqui, há uma próxima época e toda a gente se quer valorizar, e nesse aspeto os jogadores estiveram muito bem este ano. Temos jogado muito bem e foi isso que mostrámos esta semana. Temos de melhorar nos resultados, o foco está em marcar golos e não sofrer nas poucas oportunidade que acontecem. O ganhar em si deve ser motivação suficiente".

FC Porto ganhou, Sp. Braga ganhou... É um tudo ou nada amanhã? "O tudo ou nada, para nós, já foi com o Chaves em casa. Já tínhamos 5 pontos de atraso. O tudo ou nada, quando entrámos em campo aí e sofremos um golo... Já andamos no tudo ou nada há muito tempo e isso é um dos grandes problemas, não conseguimos dar a volta a isso. Isso não vai entrar na cabeça dos jogadores, eles querem ganhar todos os jogos. Temos feito por isso em todos os jogos. O tudo ou nada já começou à 5.ª jornada".
Por André Santos
33
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas