Rúben Amorim apresentado no Sporting: os objetivos em Alvalade, o preço e o passado benfiquista

Tudo o que foi dito pelo novo técnico leonino na conferência de imprensa

A carregar o vídeo ...
Rúben Amorim questionado sobre o Benfica: «Não escondo o meu passado mas defendo as minhas cores»

Poucas horas depois de orientar o primeiro treino, Rúben Amorim foi apresentado como treinador do Sporting. Em Alvalade, o novo técnico explicou por que motivo veio já e não apenas no final da época, contou o que espera conseguir nos leões, desvalorizou o seu preço (10 M€) e até falou no passado como jogador do Benfica. Veja em baixo tudo o que foi dito pelo treinador e por Frederico Varandas.

Rúben Amorim em modo 'non stop': as imagens de um dia que nunca esquecerá
Fim da conferência!

Como é que um fanático pelo Benfica se torna do Sporting?

"Sou um profissional e sou fanático por ganhar. Há poucas semanas dei esse exemplo com todos os clubes em Portugal. O meu foco é defender esta casa, como defendi o Casa Pia. O meu empenho é igual em todos. Sei a grandeza deste clube, fui adversário, não escondo o meu passado e como adversário conhecemos a grandeza dele. Conheço a grandeza do Sporting. Ninguém aqui quer mais ganhar do que eu, digo-o com toda a tranquilidade."

Alexandre Carvalho analisa palavras de Rúben Amorim: «Reforçou que está no Sporting para ganhar»
Diagnóstico ao Sporting nestes anos todos?

"Sou um treinador, uma peça aqui. Não resolvo os problemas todos, se os há. O nosso foco é o treino e os jogadores. Certamente seria mais fácil dizer que para o ano vamos lutar pelo título... Mas vamos correr mais do que os outros e no fim fazem-se as contas. Sporting é o Sporting, entramos para vencer e no fim logo se vê."

Comentário às palavras de Varandas sobre Amorim ser demasiado grande para Portugal dentro de pouco tempo

"Muito orgulhoso mas não mexe nada comigo. As palavras passam-me ao lado pois os treinadores vivem do presente. Tenho zero ilusões nisso. Modelo de jogo? Poderemos jogar com 3 centrais ou não. Haverá conceito novo mas temos dois treinos e não há milagres."

Debilidades da equipa?

"Defrontei duas vezes o Sporting com dois sistemas e tive dificuldades em ganhar. Vamos mudar um pouco a ideia de jogo, não pela anterior ser má. Se calhar teremos outras debilidades e outras forças."

As primeiras imagens de Rúben Amorim no Sporting: veja e ouça o treinador em ação
O que falta a este plantel? E Palhinha volta?

"Sobre os jogadores, vou ter tempo para ver os do plantel e emprestados. Já tivemos dois miúdos da formação que conhecíamos e que queríamos ver já. Nomes concretos da próxima época nao falo. Não prometo o lugar a ninguém na nova época. Conta pouco o que aconteceu antes. Todos têm de provar que merecem estar aqui e o primeiro a ter de fazê-lo é o treinador."

Quarto técnico nesta época: que espera encontrar? E sobre Silas?

"Agradeço as palavras de Silas quando se despediu, apresentou-me sem estar apresentado (risos). Silas é um excelente homem e treinador mas como disse o Sporting precisa de ganhar. Sobre o plantel, encontrei-o bem. Se o encontrasse muito bem seria um problema... o lugar do Sporting é a lutar pelas provas. Encontrei o plantel aberto a novas ideias, sabendo que temos de nos conhecer e que no domingo temos um teste de exigência máxima."

Importância de aos 35 anos chegar a um grande?

"Não esperava este percurso mas prova que estava pronto para cada passo que dei. Sobre a importância, não só mas também o orgulho mas passo a passo vamos preparar o futuro. O meu foco é melhorar a equipa e ajudar a formar jogadores. Tenho uma boa estrutura e vou focar-me a preparar este futuro."

Por que deixou o Sp. braga?

"Por motivos financeiros não foi. Se não ganhasse aqui ia ganhar noutro lugar. Falam do risco. E se corre mal? Mas eu pergunto. E se corre bem? O facto de o Sporting precisar de uma nova vida... e se conseguirmos fazer isso? Talvez tenha escolhido o desafio mais difícil mas foi o que quis"

Próxima época


"Conceito foi o que me motivou. Não falámos em reforços, apenas em ideias para o clube. Fiquei motivado, sei do desafio e da dificuldade mas estamos preparados. Queremos fazer as coisas com tempo, lembrando que temos ainda esta época. O foco é o que queremos para o futuro."

Passado

"Onde estou é onde quero ganhar. Temos de ganhar todos os jogos. Primeiro o Aves e depois o futuro. Seria mais cómodo para todos esperar pelo fim da época mas em primeiro está o Sporting. Temos de ganhar tempo para a próxima época, sabendo que se não ganharmos pode não haver próxima época (risos)".

Treinador mais caro?

"Os adeptos do Sporting querem ganhar, independentemente do valor. Treino seria igual mesmo que tivesse custado zero euros. Nada muda em mim. Quando puseram essa cláusula comecei a rir, ninguém ia gastar dinheiro comigo, mas aconteceu isto e agradeço a confiança. No fim faremos as contas."

Ruben Amorim fala

"Orgulho enorme estar nesta casa e defender estas cores. Sei o que o Sporting é, independentemente do momento. Acredito no clube e espero que acreditem em mim. Posso tentar convencer os sportinguistas que não acreditam em mim mas interessa quem ganha. Estou preparado para este desafio. Objetivo imediato é o Aves. Existe projeto a longo prazo e queremos valorizar jogadores, clube e formação. Conheço a formação do Sporting mas vou inteirar-me mais. Passa por voltar à melhor escola de Portugal, queremos voltar a ser o número 1."

Varandas: «Contratação de Rúben Amorim não implica um all in financeiro»
Frederico Varandas:

"É com grande prazer que estou a apresentar o novo treinador. Não é só o treinador mas acima de tudo o homem escolhido para liderar este projeto, é o treinador do nosso projeto. Gostaria de esclarecer algo: esta operação não implica um 'all-in' financeiro, nunca o iremos fazer. Isso fez-se há mais de dois anos e passados dois meses ia-se à conta-reserva pagar pagar salários. Esta operação não compromete as finanças do clube. Há sim uma mudança de paradigma. O orçamento para a próxima época foi decidido há meses e a contratação de Amorim não altera um cêntimo, muda sim a alocação dessas verbas. Amorim vai potenciar e criar valor. Acreditamos que o treinador certo num ano valoriza um plantel em 30 M€. Às vezes o que é aparentemente caro sai barato e o nosso critério foi a competência. O futebol português não consegue atrair grandes treinadores portugueses que estão fora e não vêm apenas por questões financeiras. Amorim dentro de poucos anos será demasiado grande para o futebol português. Se fosse apresentado daqui a 3 meses noutro clube seria uma grande jogada, aqui é um grande risco... conheço este clube e durmo bem com isso. Amorim é o treinador do nosso projeto, muito por estar alinhado na nossa visão para o futebol: apoiada na formação e sem medo de potenciar jogadores. É a nossa escolha não só pelos resultados no Sp. Braga mas pelo conhecimento que temos dele como homem, vai muito para além dos resultados desportivos em Braga. É uma mudança de paradigma e não tenho problema em investir no treinador certo. Contratamos um grande treinador mas não um milagreiro. Hoje arranca a época 2020/21 para o Sporting. Sobre Silas, agradeço e sempre tivemos uma relação 100% transparente e leal e sempre teve grande dignidade enquanto foi treinador do Sporting"

Começou!

O Sporting vai apresentar a nova equipa técnica liderada por Rúben Amorim. A cerimónia está marcada para as 15 horas, numa conferência de imprensa a realizar em Alvalade na qual estará presente também Frederico Varandas. Siga aqui em direto.

Recorde-se que o novo técnico já orientou hoje de manhã o primeiro treino em Alcochete.

O dia 1 de Rúben Amorim no Sporting em fotografias

38
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas