Como está o universo sportinguista a reagir à saída de Marcel Keizer

Treinador foi despedido do comando técnico dos leões

• Foto: EPA

O despedimento de Marcel Keizer, esta terça-feira, está a marcar a atualidade no Sporting. Saiba como atuais e antigos dirigentes, assim como ilustres sportinguistas, estão a reagir à saída do treinador holandês de Alvalade.

Eduarda Proença de Carvalho (antiga vice-presidente da mesa da AG do Sporting)
"Os habitantes do Sporting são como os Gauleses. Só que nesta nova Gália, em vez de juntos lutarem contra os Romanos, o Obélix guerreia contra o Astérix, o Astérix guerreia contra o Abraracourcix , o Abraracourcix contra o Decanonix . E, nessa luta desmedida, ninguém percebe que a poção mágica do Panoramix está quase quase a acabar, e que só parando a guerrilha entre os habitantes podem todos procurar os ingredientes para a refazer" (Facebook)


Maurício do Vale (ex-diretor de Relações Públicas do Sporting)


"Não sei se Varandas terá perdido a confiança em Keizer. O que me parece é que aquela derrota na Supertaça deve ter deixado marcas e o Sporting é useiro e vezeiro destes lamentáveis problemas. Não sei se há um pensamento de dentro para fora ou se é mais influência de fora para dentro. Oxalá não tenha havido fatores externos nesta decisão. Se o Sporting começar a dar voz a adeptos de bancada, temos gestões de fora para dentro e isso é um risco muito grande. O Sporting tem de fazer um ponto de situação, pensar no que viveu ao longo dos anos e dizer 'basta'". (TVI 24)

Carlos Severino (ex-candidato)

"É evidente que é um fim de ciclo porque sai o treinador, foram vendidos jogadores que eram titularíssimos, fala-se em muitos problemas financeiros... O facto é que o Sporting não ganha o campeonato há 18 anos e a convulsão interna é permanente. O Sporting não pode ser gerido de uma forma imediata para ganhar títulos e gastar dinheiro, porque o dinheiro foi-se com a gestão da direção anterior. A herança de Frederico Varandas é muito pesada, sei o estado em que a anterior direção deixou o clube, mas ninguém esperava que o Sporting tivesse tão bons resultados na última época e a esperança dos adeptos era que o Sporting ombreasse com FC Porto e Benfica nesta temporada. Começámos a perceber que isso não ia acontecer porque o Sporting teve resultados que não eram bons. A comunicação do Sporting tem sido um desastre. E depois a relação do Sporting com os centros de decisão não existe. Por isso, os três pilares para o Sporting ter sucesso estão todos em baixa. Varandas vai ter de explicar aos sportinguistas porque é que isto aconteceu. Se estivesse no lugar de Keizer ia-me embora. Estou a fazer o meu trabalho e tiram-me as ferramentas todas" (TVI 24)

José de Pina (humorista e argumentista)

"Varandas tem de explicar aos sócios que ciclo foi este, não é só dizer que foi o fim de um ciclo. Isto não é ciclo nenhum. Ele diz que cumpriu a missão, também não sei qual era a missão. Varandas tem o dever de explicar aos sportinguistas como é que descobriu este treinador. Porque não é fácil chegar a Marcel Keizer. Depois daquelas goleadas todas, houve o jogo de Guimarães. Keizer para mim, aí, assinou a sua certidão. Porque a partir desse jogo deixou de apostar no modelo de jogo inicial. Quando se aposta neste tipo de treinador, é porque se tem um projeto. E eu acreditei nisso. Mas de repente há estas vendas. O Thierry acho que é uma boa venda. Mas tudo o resto... O Dr. Salgado Zenha vai ter de explicar o que aconteceu nestes quatro meses. Vai Keizer, vai Dost, vai Raphinha, vai tudo embora. O que é que aconteceu?" (TVI 24)

José Pedro Rodrigues (ex-apoiante de Pedro Madeira Rodrigues)

"Esta cultura do 'eu' parece que está enraizada no Sporting e parece que as coisas giram à volta de uma pessoa. O Sporting devia ter virado a página e o que eu prevejo é que, até ao Natal, vamos ter um período crítico e negro. Podíamos estar aqui a falar da Seleção Nacional, mas cá está outra vez o Sporting na berlinda" (TVI 24)

Luís Marques (antigo membro da Comissão de Gestão)

"Dificilmente Keizer teria condições para continuar no Sporting depois do que se passou no jogo com o Rio Ave, mas também depois da pré-época. O Sporting fez uma pré-época sem ganhar um jogo, foi humilhado contra o Benfica e obviamente alguma coisa estava mal. Havia coisas difíceis de engolir, como foi o caso do jogo com o Benfica. E depois há a qualidade do futebol. Vi praticamente todos os jogos do Sporting e a verdade é que o Sporting tem um futebol pobre" (SIC Notícias)

Dias Ferreira (ex-candidato)

"Tive alguma surpresa. E por uma razão muito simples. Há dias, um comentador vosso dizia que o Sporting não tem treinador. Isto resumia tudo. E a única pergunta que era preciso fazer era se o Sporting não tinha treinador propositadamente ou se não tinha treinador porque havia um erro de escolha. Na minha opinião, não houve erro de escolha nenhum. Foi escolhido um treinador que não tem perfil para ser treinador do Sporting, nem de uma equipa com algumas pretensões, mas simplesmente para ser um adjunto da estrutura diretiva do Sporting. Não há ninguém que queira dar alguma importância ao treinador e que escolha Marcel Keizer. Tinha de ser um treinador de fraco perfil para poder ser comandado, como se viu claramente nestes últimos dias, em que o que se passava, acontecia nas costas de Keizer" (SIC Notícias)

José Maria Ricciardi (ex-candidato)
"Não fiquei surpreendido e não fico surpreendido com nada do que se está a passar no Sporting. Só fico surpreendido com as pessoas que ficam surpreendidas com aquilo que se está a passar no Sporting. (...) O dr. Varandas disse que o circo tinha acabado... Maior circo que este no Sporting não me lembro e já sou sócio há muitos anos." (Observador)

Pedro Madeira Rodrigues (ex-candidato)
""Envolvo todos os adeptos nisto, porque a culpa não é só do Varandas que, coitado, teve um deslumbramento de querer ser presidente do Sporting, sem ter a mínima competência para tal, e achar que está rodeado de uma equipa, que deve ter feito um finca-pé para mandar o Keizer embora. É a liderança que tem, a incapacidade que demonstra a tomar esta decisão. Vai levar umas palminhas dos adeptos, que daqui a nada já pedem a cabeça do próximo. O Peseiro era aposta mas mandou-o embora à primeira oportunidade, como fez com o Keizer. O novo treinador já sabe o que vai acontecer quando falhar e não teve voz nenhuma na preparação do plantel. Se tinham dúvidas com Keizer, colocavam logo outro treinador a preparar a época." (Rádio Renascença)

Paulo Andrade (antigo dirigente)
"Acho que era inevitável face ao que aconteceu este época. Keizer também não se sentiria bem com o que a equipa estava a produzir. Acredito que tenha havido múuto acordo de forma saudável. Esta época tem sido muito má mas a época passada Keizer ganhou duas provas, não sai de mãos a abanar. Keizer puxou dos galões [no discurso de saída] e acho que bem fez. Mas esta época tem sido uma desilusão. O que aconteceu com o Benfica foi uma vergonha mas o que acho mais dramático são as segundas partes do Sporting. A segunda parte com o Sp. Braga foi de mais..." (SIC Notícias)

Carlos Manuel (antigo jogador e treinador)
"Isto é tão confuso... vou olhar para trás e lembrar a época passada. Depois dos problemas vindos da situação da Academia todos esperavam que a época corresse menos bem, mas Keizer conseguiu que fosse a melhor época do Sporting em questão de títulos nos últimos 17 anos. Foi um treinador que conseguiu equilibrar a equipa e o jogo. Começaram esta época não com os mesmos problemas mas outros, pois houve a situação do Bruno Fernandes, com notícias todos os dias, depois o Bas Dost, depois Raphinha e isto foi o que o Sporting viveu. Depois quando não se ganha quem paga é o treinador. Não estou muito de acordo pois Keizer fez um bom trabalho a época passada. Veio esta derrota com o Rio Ave mas se fôssemos contar assim já o Sérgio tinha saído do FC Porto depois da derrota com o Krasnodar." (Sport TV)

Frederico Varandas (presidente do Sporting)
"Nós entendemos que hoje se fecha um ciclo. Marcel Keizer entrou no Sporting em novembro de 2018. Lembramo-nos muito bem de como estava o clube naquele momento, lembramo-nos que quase nenhum treinador queria vir para o Sporting no momento em que o clube se encontrava. Marcel Keizer teve  a coragem de o fazer. Cumpriu a missão com distinção, esteve cerca de um ano no Sporting, venceu dois títulos. O Sporting está agradecido pelo que Marcel Keizer fez. Fecha-se um ciclo. Foi sempre um grande senhor, até na saída foi um senhor"

À atenção do Sporting: estes treinadores estão livres no mercado
José Mourinho
Luiz Felipe Scolari
Pedro Caixinha
Miguel Cardoso
Daniel Ramos
Jesualdo Ferreira
Domingos Paciência
Petit
José Peseiro
Santiago Solari
Massimiliano Allegri
Luciano Spalletti
Gennaro Gattuso
Arsène Wenger
Laurent Blanc
Heiko Herrlich
Claudio Ranieri
Sam Allardyce
Claude Puel
Thierry Henry
Franck Passi
Pablo Machín
Stefano Pioli
Joaquín Caparrós
Quique Setién
Mark Hughes
Domenico Tedesco
Rudi Garcia
David Moyes
Huub Stevens
Pál Dardái
Bruno Labbadia
Chris Hughton
Alan Pardew
Cesare Prandelli
André Breitenreiter
Julio Velázquez
Roberto di Matteo
Abel Braga
Gustavo Poyet
José Mourinho
Luiz Felipe Scolari
Pedro Caixinha
Miguel Cardoso
Daniel Ramos
Jesualdo Ferreira
Domingos Paciência
Petit
José Peseiro
Santiago Solari
Massimiliano Allegri
Luciano Spalletti
Gennaro Gattuso
Arsène Wenger
Laurent Blanc
Heiko Herrlich
Claudio Ranieri
Sam Allardyce
Claude Puel
Thierry Henry
Franck Passi
Pablo Machín
Stefano Pioli
Joaquín Caparrós
Quique Setién
Mark Hughes
Domenico Tedesco
Rudi Garcia
David Moyes
Huub Stevens
Pál Dardái
Bruno Labbadia
Chris Hughton
Alan Pardew
Cesare Prandelli
André Breitenreiter
Julio Velázquez
Roberto di Matteo
Abel Braga
Gustavo Poyet
José Mourinho
Luiz Felipe Scolari
Pedro Caixinha
Miguel Cardoso
Daniel Ramos
Jesualdo Ferreira
Domingos Paciência
Petit
José Peseiro
Santiago Solari
Massimiliano Allegri
Luciano Spalletti
Gennaro Gattuso
Arsène Wenger
Laurent Blanc
Heiko Herrlich
Claudio Ranieri
Sam Allardyce
Claude Puel
Thierry Henry
Franck Passi
Pablo Machín
Stefano Pioli
Joaquín Caparrós
Quique Setién
Mark Hughes
Domenico Tedesco
Rudi Garcia
David Moyes
Huub Stevens
Pál Dardái
Bruno Labbadia
Chris Hughton
Alan Pardew
Cesare Prandelli
André Breitenreiter
Julio Velázquez
Roberto di Matteo
Abel Braga
Gustavo Poyet
Octávio Machado (Antigo jogador, treinador e dirigente)
"Keizer tinha os dias contados. Já estavam a fazer a cama ao Keizer há muito tempo. Vamos esperar que haja um Bruno Lage no Sporting, porque Keizer quando foi contratado era um homem da formação, trabalhava com jovens, e de um momento para o outro é tudo mentira? Há aqui qualquer coisa que não joga bem, que não casa bem. Infelizmente o Sporting é isto, a culpa dos insucessos de alguns treinadores é porque escolheram os projetos errados. No caso do Sporting, os dirigentes é que são craques e os treinadores é que têm azar" (CMTV)

Fernando Mendes (antigo jogador)
"Não é a questão de ser boa notícia. Não gosto de treinadores que chegam e de um momento para o outro vão embora. Agora, era uma situação inevitável. O Sporting tem bons jogadores, a estrutura está a fazer tudo para a equipa render, mas a equipa não rende, não joga. Uma anarquia total naquela equipa e quando as coisas funcionam desta maneira, a corda parte sempre pelo treinador. Acho que é um mau comunicador, o treinador não fez o mínimo esforço durante este ano para aprender português e a qualidade que a equipa apresentava nos jogos não era a mais agradável. Mas não é de agora e é um desfecho que era mais do que esperado. Esta solução tinha de ser rápida para alguma coisa mudar no Sporting." (CMTV)

(em atualização)

103
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.