Frederico Varandas: «Tínhamos uma equipa de sub-23 com Marcos Túlios, Paulinhos...»

Presidente dos leões diz que agora na formação do Sporting há "miúdos com talento"

Um dos temas abordados por Frederico Varandas na entrevista desta noite ao canal 11 foi a formação e aí deixou algumas garantias no que toca ao futuro imeditado do Sporting.

"Investir na Academia não é só mudar os relvados. Diretor de recrutamento, de unidade de performance, de scouting, de departamento clínico mudaram todos. Mudámos estes recursos humanos e vimos o que tínhamos em termos de formação", considerou o presidente dos leões.

"Tínhamos uma equipa de sub-23, uma equipa B que desceu de divisão e que foi desativada. Um erro crasso. Na equipa sub-23 tínhamos Marcos Túlios, Paulinhos, jogadores com 22 anos e 23, ordenados pesados, que rendimento deram? Agora temos miúdos com talento", constatou Varandas. "Fizemos um grupo de elite que idade têm? 15 e 16 anos. Podiam ajudar a equipa principal? É difícil. Então o que é que vamos fazer? Portanto, são juvenis e para o ano vão estar nos sub-23", acrescentou. 

"O Tiago Tomás, o Eduardo Quaresma, o Nuno Mendes estão na equipa principal. Vamos chegar lá. Temos hoje um modelo de evolução centrado no jogador. Há um grupo de elite identificado, seja sub-13, sub-15 e sub-17. Estão catalogados como grupo de elite. Todo o staff, desde os recursos humanos, do pessoal da nutrição sabem quem são eles no grupo de elite. O objetivo é chegar à equipa principal. O Matheus Nunes foi contratado por nós em janeiro de 2019 e estava no Estoril B. Preparámos os miúdos e mesmo agora não é fácil, porque esses miúdos têm 17 anos", analisou.

E sobre a equipa B deixou uma garantia: "Vamos tê-la já este ano. Ainda não é oficial. Ainda não está consumado, apesar de já ter tido uma conversa com o presidente Fernando Gomes. Tínhamos planeado o regresso na equipa em 2021/22. Mais uma vez, é fácil destruir mas construir é difícil. Equipa B é fundamental no processo da formação que é a ultima etapa. O treinador ainda não temos. Tem de ser completamente alinhado com o treinador da equipa A. Eu quero que Rúben Amorim tenha uma palavra nessa escolha. A equipa B à imagem do que são as outras equipas da formação, o objetivo número um é formar jogadores."
6
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas