Jesus estreou a sua defesa de eleição

Piccini, Coates, Mathieu e Coentrão juntos pela primeira vez

• Foto: Pedro Ferreira

Jorge Jesus pediu, Bruno de Carvalho acedeu. O Sporting renovou o sector defensivo e o treinador já estreou o seu quarteto de sonho para 2017/18.

Os turcos do Fenerbahçe apadrinharam a estreia conjunta de Piccini, Coates, Mathieu e Fábio Coentrão, e o saldo foi positivo. "Foi um treino muito bom", reconheceu o próprio Jorge Jesus, no final do desafio. Os quatro defesas prediletos do treinador jogaram juntos ao longo de toda a primeira parte, sendo substituídos gradualmente ao longo do desafio.

Fábio Coentrão foi rendido por Jonathan Silva no início da 2.ª parte; Coates e Mathieu jogaram juntos até às entradas de André Pinto e Tobias Figueiredo, ao minuto 62, o mesmo em que Piccini deu lugar a André Geraldes.

Da melhor defesa do campeonato...
Jorge Jesus é reconhecido pela exigência com que gere a manobra defensiva da equipa. Um dos seus objetivos passa sempre por sofrer o menor número de golos possível, como quando aconteceu no primeiro ano como treinador do Sporting, em que os leões acabaram a Liga’2015/16 com o estatuto de "melhor defesa do campeonato", com 21 golos sofridos em 34 jogos.

Também aí Jesus trocou praticamente todo o quarteto defensivo a meio da época. João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo e Jefferson deram lugar a Schelotto, Coates, Rúben Semedo e Zeegelaar a partir de janeiro.

... ao descalabro total na época seguinte
Sucede, porém, que os leões perderam a eficácia defensiva algures entre o final dessa época e o início da temporada passada. Só no estágio de pré-temporada de 2016/17, os verde e brancos consentiram 14 golos em 4 jogos (!).

Era apenas o sinal de que a temporada poderia vir a ser complicada neste capítulo. E foi. O Sporting acabou a Liga com 36 golos sofridos em 34 jornadas, ou seja, mais 15 em relação ao campeonato anterior. Foi o suficiente para Jesus "riscar" os laterais Schelotto e Zeegelaar e abdicar do central Rúben Semedo, que ele próprio estreara na equipa principal contra todas as previsões.

Ambição renovada
Os reforços Piccini, Mathieu e Coentrão renovaram o entusiasmo de Jesus, assim como a sua fé em devolver o Sporting às grandes conquistas. Para que o cenário seja perfeito para o treinador, falta apenas o regresso de Rui Patrício à baliza dos leões, algo que está previsto que aconteça para depois deste estágio na Suíça.

Por António Adão Farias
5
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.