JJ embala contra Bölöni e Peseiro

Técnico segue a pista de antecessores no cargo

• Foto: João Trindade

Tomando como ponto de partida a entrega do ‘título de campeão de inverno’ à equipa que terminar a 1.ª volta no comando da Liga, a análise é conclusiva: Jorge Jesus está muito perto de se tornar no primeiro treinador do Sporting a consegui-lo desde Lazlo Bölöni.

É preciso recuar a janeiro de 2002 para encontrar o Sporting no 1º lugar ao fim da primeira metade do campeonato, ainda que pelo meio, no mesmo período mas de 2005, José Peseiro tenha dividido a liderança com Benfica e FC Porto ao cabo de 17 jornadas. Com Bölöni, o último treinador campeão pelos leões (2001/02), o Sporting ‘dobrou’ o campeonato isolado no 1º lugar. Foi a última vez que tal aconteceu. Agora, 14 anos depois, Jorge Jesus espreita a proeza. Com duas jornadas por jogar nesta fase, o atual treinador dos leões está bem encaminhado para o conseguir.

Melhor registo

Jesus até já tem a estatística a seu favor. Com 38 pontos registados em 2015/16, soma mais em 15 jornadas do que aqueles que Bölöni (36) e Peseiro (31) acumulavam ao final de 17 das respetivas temporadas.

A equipa de Jesus só perde no capítulo dos golos marcados: 27 contra 37 dos leões de Peseiro e 38 dos de Bölöni. Quanto ao ‘resto’... mais vitórias e menos golos sofridos. Falta-lhe, contudo, afirmar-se como líder da Liga ao final das primeiras 17 jornadas. Para isso, terá de ultrapassar os dois últimos obstáculos: V. Setúbal e Sp. Braga... ou esperar que FC Porto e Benfica não beneficiem de eventuais deslizes contra sadinos e/ou minhotos.

2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas