Jorge Jesus: «O Atlético Madrid sabe do valor do Sporting»

Treinador leonino quer levar a eliminatória para Alvalade

• Foto: Pedro Ferreira

Jorge Jesus tem como objetivo levar a eliminatória com o Atlético Madrid para Alvalade. Na antevisão à 1.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa, em Espanha, o treinador do Sporting admitiu a teórica superioridade dos colchoneros mas lembrou que os leões já se bateram bem com outros gigantes na Europa esta temporada.

Expectativas para este jogo

Quando estás nos quartos-de-final isso nem se coloca isso. Expectativa tem de ser o melhor, numa prova onde estão os melhores. Vamos encontrar um adversário forte mas em termos de expectativa e confiança, não tem dúvidas das dificuldades que vamos encontrar.

Repetir exibição do Bernabéu

São jogos completamente diferentes, momentos e equipas diferentes, mas como disse antes, sabemos que estamos no quartos-de-final e vamos defrontar o favorito número um, mas temos direito a sonhar. Já demonstrámos contra os melhores, nomeadamente contra o Real Madrid. Queremos levar a eliminatória para Lisboa.

Futuro de Jesus dependente destes jogos. Sente-se isso no balneário?

Estamos nos quartos-de-final da Liga Europa, com as melhores equipas. Os seus colegas não estão a perceber nada dessa pergunta e por isso não tenho resposta para lhe dar.

Que mais teme no Atlético Madrid?

Tem feito um trabalho notável no clube, projetando o clube. Diego Simeone pôs o Atlético ao nível de Barcelona e Real. O que mais temo é uma equipa que trabalha com este treinador há muito tempo e tem ideias muito fortes no ataque e na defesa, o que faz com que seja uma equipa muito forte no campeonato de Espanha, uma das mais fortes do Mundo, mas também na Europa.

William vai para o onze e Battaglia pode marcar individualmente Griezmann?

Está aqui e esperamos que esteja recuperado, embora amanhã haja treino. Estou a contar com ele. Em relação à outra pergunta... Quando disse que Griezmann era mais difícil de marcar que Messi... Com todo o respeito que tenho pelo Griezmann, Messi é Messi. Já agora aproveito, há dois ET's. Vou falar do outro ET, que ontem fez um golo que todo o Mundo vai perceber por que ele é um ET. Tem 33 anos e isso demonstra não a capacidade técnica mas física. Duvido que algum jogador de 33 anos consiga fazer aquela execução. Messi joga numa zona mais posicional e o Griezmann como segundo avançado, com muito mais espaço para se posicionar. Não é tão focado em termos de zona mas no conteúdo individual o Griezmann está muito longe do Messi. Terá polícia? É mais difícil ter polícia por aquilo que acabei de falar.

Sporting vem para ganhar?

Resposta do Mathieu, sendo diferente, o resultado é o mesmo. O que possa acontecer amanhã é haver um segundo jogo. Em caso de vitória ou derrota, o importante é ter de disputar um segundo jogo. Nem nunca ganha nem nunca perdida.

Árbitro russo. Sporting devia ter em conta o passado? VAR na Europa?

Recordo-me, não foi comigo mas recordo-me. Não tem nada a ver com o jogo de amanhã. Se calhar as pessoas da UEFA nem se recordam já do jogo nem do lance. O lance foi de grande importância para o Sporting e passou despercebido. Mais ano, menos ano, no futebol evoluído todas as competições vão ter VAR. Mesmo que possa ter alguns lances que não tenha acompanhado a mesma ideia, ou seja, de ter mais uma ferramenta, não vai demorar muito tempo. VAR vai existir em todas as competições.

Experiência de Jesus pode ser decisiva? Há mais surpresas no onze como em Barcelona?

Estratégias táticas são sempre importantes, porque há duas formas de colocá-las em campo: coletiva e individual. Esta componente do jogo entra muito. O Atlético é muito forte a dois jogos, que tem características que é muito forte em duas eliminatórias. Em Barcelona mudei porquei pensei no jogo do campeonato, sabia que dificilmente passaríamos a fase de grupos, pois a Juventus teria mais facilidades em ganhar na Grécia do que nós em Barcelona. Amanhã é diferente mas se pudesse fazer também o faria.

Atlético ser favorito pode ajudar Sporting?

Normal darmos como favorito o Atlético, pela sua história. O Sporting anda à procura de ser conhecida na Europa, via Champions e agora aqui, o Atlético Madrid tem chegado às finais e por isso com a nossa humildade sabemos que eles são favoritos. Mas eles sabem do valor do Sporting e o que fez este ano na Champions. Sporting também não é um desconhecido e o Atlético tenho a certeza que sabe o valor do Sporting e que a eliminatória não será fácil.

Ronaldo fez o melhor golo da história?

Ele identificou-o como o melhor da carreira até hoje. Digo até hoje porque dele tudo pode acontecer e algo até mais fantástico do que aquele que ele fez ontem. O que mais me impressionou não foi a técnica mas sim a capacidade de execução em termos de condição física. Demonstra a forma e o grande profissional que ele é. Sei como ele pensa o treino, o que faz com que aos 33 anos esteja num nível muito alto, se calhar quando o Messi tiver 33 anos não terá o nível físico do Cristiano...

7
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.