Leão joga afirmação europeia

Primeiras duas épocas de Jesus na Europa com saldo negativo. Steaua para mudar paradigma

• Foto: Luís Manuel Neves

O Sporting procura, na dupla jornada diante do Steaua, um resultado agregado que permita garantir um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões: em caso de qualificação, o leão cumpre o primeiro objetivo da época, a SAD garante 12,7 milhões de euros de prémio e... Jorge Jesus dará um importante passo para apagar o registo internacional que alcançou nos dois primeiros anos ao comando dos verdes e brancos.

Olhando precisamente para esses números, o Sporting de JJ soma 16 jogos europeus em duas épocas: o aproveitamento é aquém do esperando, pois contam-se 10 derrotas, um empate e cinco vitórias. Começando por 2015/16, ano de estreia do técnico em Alvalade, o leão caiu aos pés do CSKA Moscovo (Rússia) no playoff a que agora regressa, ultrapassando depois a fase de grupos da Liga Europa, prova da qual foi eliminado logo nos 16 avos-de-final, com duas derrotas ante B. Leverkusen (Alemanha). Uma época depois, e na sequência do segundo lugar conquistado no campeonato, o leão voltou aos grupos da Champions, mas não foi além de cinco derrotas, vencendo apenas um jogo, diante do Legia. Foi curiosamente a equipa polaca que colocou um ponto final na aventura europeia do Sporting, vencendo-o na sexta e última jornada do Grupo F.

Agora, e com uma equipa mais experiente, Jesus quer mudar a história, voltando a tempos mais áureos onde, por exemplo, conseguiu chegar a duas decisões: em 2012/13 e 2013/14, foi à final da Liga Europa, com o Benfica, acabando por perder ante Chelsea e Sevilha, respetivamente.

Por Bruno Fernandes
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas