Manuel Fernandes: «Benfica e Sporting são duas equipas dignas uma da outra»

Antigo capitão espera que leões façam o mesmo que no dérbi da época passada

• Foto: David Martins

O antigo futebolista do Sporting Manuel Fernandes espera que a equipa leonina faça no domingo (18 horas) o mesmo que fez no dérbi da época passada, na Luz, no qual dominou totalmente o Benfica.

"Espero que faça o que fez no ano passado, em que chegou à Luz e, de forma categórica, impôs a sua classe e deu uma demonstração de personalidade. Não direi que amachucou o Benfica, porque a palavra é muito forte, mas dominou totalmente o rival", disse Manuel Fernandes, para quem o Sporting, esta época, "tem tudo para ganhar o campeonato".

A antiga glória leonina defende a ideia de que "os grandes jogadores gostam de se mostrar nos grandes palcos" e acrescenta, por experiência própria, que o dérbi "é o jogo que os jogadores mais gostam de jogar", sendo que as duas equipas "têm executantes para proporcionar um espetáculo fabuloso".

Manuel Fernandes lembra um passado não muito distante em que o Sporting "chegava ao Natal já afastado do título, em que era fácil brincar com o clube", ao invés do que sucede agora, em que tem "um excelente treinador, uma estrutura forte e em que preocupa os principais rivais".

"Na época passada não ganhou o campeonato, mas toda a gente reconheceu a nossa superioridade em termos de qualidade de jogo e se é um facto que ainda não atingimos os patamares de há um ano, iremos fazê-lo mais tarde ou mais cedo", referiu o antigo capitão.

A circunstância do Benfica receber o Sporting na liderança, com dois pontos de vantagem, não terá qualquer influência, segundo Manuel Fernandes.

"O que conta é a inspiração coletiva e individual. Se os jogadores do Sporting estiverem inspirados pode acontecer o mesmo que no ano passado. São duas equipas dignas uma da outra, com as mesmas possibilidades de ganhar o jogo", afirmou.

Questionado sobre as causas do menor rendimento da equipa na época em curso, Manuel Fernandes lembra que "saíram do Sporting duas 'pedras' muito importantes como eram o João Mário e o Slimani e entraram outros jogadores que ainda não estão a render o que o treinador pretende".

"No entanto, qualidade existe no plantel e acredito que a partir de agora a equipa terá um rendimento superior", referiu.

Manuel Fernandes nunca falhou nenhum dérbi para o campeonato em doze épocas, participando em 24, além de outros que jogou para a Supertaça, a Taça de Portugal e a Taça de Honra. O único em que não participou foi um célebre dérbi para a Taça, em que o Sporting venceu o Benfica por 3-0, com três golos do brasileiro Manoel.

Por Lusa
2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas