Mihajlovic pediu a contratação de Ljajic

Internacional sérvio pertence ao Torino e é um dos alvos prioritários para 2018/19

• Foto: Reuters

O novo treinador do Sporting, Sinisa Mihajlovic, já deitou mãos aos trabalho e, sabe Record, além de ter dado ‘nega’ ao avançado holandês do Groningen, Van Weert, também apontou aquele que, na sua opinião, seria um dos principais reforços para dar maior dimensão à formação leonina: Adem Ljajic, internacional sérvio vinculado ao Torino até 2020 e que está avaliado em cerca de 14 milhões de euros.

A SAD presidida por Bruno de Carvalho está a fazer todos os esforços para tentar assegurar um elemento que pode atuar em qualquer um dos lados do ataque (com preferência para o esquerdo), mas que também poderá ser utilizado nas costas do ponta-de-lança, dando maior amplitude de escolhas ao treinador. Além do mais, Mihajlovic é um confesso admirador das qualidades de Adem Ljajic, foi ele quem recomendou ao Torino a sua contratação em 2016/17 e, na aventura em Alvalade, quer voltar a orientar o atacante, depois das experiências positivas na seleção Sérvia e no norte de Itália.

Difícil mas não impossível

Há duas temporadas, o Torino pagou 9 milhões de euros pelo passe do jogador e, sabe o nosso jornal, só aceita negociar Ljajic por valores acima dos 12,5 milhões de euros. O Sporting conta com a preciosa ajuda de Sinisa Mihajlovic para fazer pressão junto do jogador e, principalmente, junto dos italianos. Baixar para a fasquia dos 10 milhões de euros será determinante para que Bruno de Carvalho consiga ter uma base negocial que lhe permita discutir a contratação do atacante. Há ainda a hipótese de Ljajic ser emprestado ao Sporting, com os leões a fazerem um primeiro pagamento e a ficarem, depois, com uma opção de compra obrigatória no final da cedência.

As negociações não se adivinham fáceis já que, além de ser uma das grandes referências do Torino (18 golos em 64 jogos ao longo das duas últimas temporadas), Adem Ljajic está também no Mundial da Rússia e até foi titular no primeiro jogo da Sérvia, frente à Costa Rica (1-0). No entanto, e sendo um pedido expresso de Mihajlovic, Bruno de Carvalho e companhia estão a fazer de tudo para que Ljajic seja em breve confirmado... como reforço do leão.

Uma relação marcada por altos e... baixos

O convívio entre Mihajlovic e Ljajic remonta à temporada 2012/11, altura em que ambos se cruzaram na Fiorentina. O técnico fez uma forte aposta no compatriota e foi nessa altura que Ljajic deu, finalmente, o salto, passando de uma promessa que tinha dado nas vistas no Partizan para um elemento de enorme projeção. No entanto, quando o técnico orientou a seleção da Sérvia, Ljajic recusou-se a cantar o hino nacional (por questões étnicas e religiosas, relacionadas com o facto de ter ascendência bósnia e de ser muçulmano) e foi imediatamente expulso por Mihajlovic da equipa. Fizeram as pazes anos depois, ao ponto de
o treinador ter exigido a sua contratação... para o Torino.

Versatilidade garante várias opções táticas

Adem Ljajic é um desequilibrador por natureza e, apesar de jogar preferencialmente pelo lado esquerdo no ataque, não tem quaisquer problemas em alinhar no corredor oposto. O internacional sérvio também já foi diversas vezes utilizado nas costas dos avançados, uma qualidade que pode permitir ao treinador utilizar o 3x5x2. Sinisa Mihajlovic, em Itália, apostou preferencialmente no 4x4x2, mas é um treinador que costuma adaptar as suas ideias ao plantel disponível. A grande prioridade é a pressão alta, um dos pontos fortes que Ljajic tem mostrado nos últimos anos em Itália.

Por Alexandre Carvalho e João Soares Ribeiro
21
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas