Revolta dos pastéis 62 anos depois

Último triunfo fora sobre o Sporting acontecera em 1954/55, com dois golos do lendário Matateu

• Foto: Pedro Ferreira

Histórico. Sessenta e dois anos depois (!) o Belenenses voltou a vencer o Sporting, na condição de visitante. O último triunfo, lá está, datava de janeiro de 1955. E foi no Estádio Nacional que os azuis do Restelo derrotaram os leões do húngaro Joseph Szabo, por 2-1, com golos de Matateu. Para o Sporting, refira-se, marcou Juca.

Ou seja, esta é a primeira vitória do Belenenses no Estádio de Alvalade propriamente dito, mas a 14ª em toda a história, nas mesmas circunstâncias. O registo teve início na longínqua temporada de 1924/25, num jogo referente ao Campeonato de Lisboa, disputado no Campo Grande, com golos de Alfredo Ramos (2) e Pires. Para o Sporting marcou Emílio Ramos e José Manuel. Até à histórica vitória de ontem, os azuis do Restelo tinham vencido na condição de visitantes apenas mais 12 vezes, a última das quais em 1954/55. Houve, pois, uma revolta dos pastéis de... Belém, 62 anos depois.

Simultaneamente, foi a primeira vez esta temporada que os azuis do Restelo marcaram três golos num jogo, naquela que foi a estreia a vencer de Domingos Paciência.

De resto, os verdes e brancos já não sofriam três golos em casa desde a época passada, quando o Lokomotiv Moscovo venceu (3-1) na 1ª jornada da fase de grupos da Liga Europa. O Benfica, em 2012/13, o Marítimo (2011/12) e a Naval, em 2010/11, foram as últimas equipas a fazê-lo.

É quase impossível, mas...

... o Sporting ainda pode chegar ao 2º lugar do campeonato. Para isso teria de ganhar as duas últimas jornadas e esperar que o FC Porto as perdesse. Mais: em caso de igualdade pontual, o confronto direto não se aplica, na medida em que ambas as equipas ganharam um clássico cada esta época, sempre por 2-1. Ou seja, a diferença de golos na competição é o critério a levar em conta e, aqui, o Sporting teria de anular... 21 golos. O título, esse, deixou de ser possível.

Por Alexandre Moita
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Sporting

Notícias

Notícias Mais Vistas