Tira-teimas entre dois históricos

Azuis deslocam-se domingo a Coimbra

• Foto: Bruno Teixeira Pires

O Belenenses desloca-se domingo a Coimbra para defrontar a Académica, na 3ª eliminatória da Taça de Portugal. À partida, os azuis são favoritos, até porque a Briosa está na 2ª Liga, mas a história mostra que nos duelos entre os dois emblemas na prova rainha há equilíbrio. Os dois clubes mediram forças na Taça em oito ocasiões e o saldo está empatado: o Belenenses passou quatro vezes e caiu nas restantes.

O encontro, o único desta eliminatória entre equipas que já ergueram o troféu - Belenenses venceu três vezes a Taça e a Académica ganhou duas - vai então desempatar na questão dos apuramentos. E se a equipa do Restelo é favorita, pelo estatuto de jogar no escalão principal, a Briosa pode agarrar-se ao histórico mais recente pois venceu nas duas últimas eliminatórias entre os dois.

Na época 1996/97, em Coimbra, para a 5ª ronda, os estudantes venceram 1-0. Em 2013/14, logo na 3ª eliminatória, a Académica também seguiu em prova, vencendo em Lisboa mas só no desempate por penáltis, com 4-2, após o 2-2 no final dos 120 minutos.

Assim, para encontrar uma eliminatória entre os dois clubes ganha pelos azuis é preciso recuar até à época 1975/76, com vitória por 2-0, no Restelo, na 5ª eliminatória da competição.

Se alargarmos a pesquisa ao histórico entre os dois clubes a todas as provas, o saldo é claramente favorável aos azuis, com quase 50 por cento de triunfos: em 135 jogos venceram 65 e empataram 33. No entanto, a última vitória dos lisboetas em Coimbra foi já há 11 anos (2005/06), por 1-0, com um golo de Meyong.

Por Miguel Amaro
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Belenenses SAD

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.