Record

Assinatura Digital Premium Saiba mais

Controlo GPS igual ao Barça

Plantel da SAD dos azuis é monitorizado ao pormenor por um sistema espanhol

• Foto: Pedro Simões
O acompanhamento pormenorizado dos jogadores de futebol através da tecnologia GPS não é novidade na Liga portuguesa, mas a SAD do Belenenses quis ir um pouco mais além e optou por uma nova marca espanhola (a Wimu) que, garantem os azuis, é mais detalhada, fácil de utilizar e por isso foi também escolhida pela seleção espanhola e por grandes clubes como o Barcelona.

"Estes dispositivos monitorizam a carga externa e interna dos treinos. Calculam velocidades, acelerações, distâncias percorridas e ações de alta intensidade. Têm ainda um cardiofrequencímetro, daí a monitorização interna, que nos dá níveis detalhados dos batimentos cardíacos em treino e jogo", explica Ricardo Dinis, preparador físico da equipa orientada por Jorge Silas, enquanto Pedro Russiano, treinador adjunto, se concentra a ler gráficos.

"A leitura é feita diariamente após os treinos. Depois reunimo-nos com os treinadores e pomo-los ao corrente dos gráficos, o que nos permite potenciar o trabalho de cada um, tendo em vista os nossos objetivos. Podemos individualizar a carga de cada treino para cada jogador em particular", acrescenta o profissional, agradado com o equipamento: "Tivemos o primeiro contacto com o sistema na universidade. Há várias marcas no mercado, mas esta presta-nos apoio de manutenção, apresenta gráficos de fácil leitura e é um sistema muito completo."
Por Nuno Miguel Ferreira
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Belenenses

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M