Benfica garante lugar na Liga dos Campeões e sobe 9% em bolsa

Investidores estão animados por antecipação

• Foto: Pedro Ferreira

As ações do Benfica estiveram a subir 9,02% para os 1,45 euros, após a vitória deste domingo por 1-0 contra o Moreirense e a derrota do Sporting na Madeira, o que lhe garantiu o segundo lugar na Liga NOS. Mais tarde, as ações corrigiram para uma subida mais tímida de 0,75% para 1,34 euros. 

O clube da Luz terá assim acesso à Liga dos Campeões e poderá vir a arrecadar 42,5 milhões de euros caso chegue à fase dos grupos. O valor está influenciado pelas novas regras da UEFA que atribuem prémios maiores aos clubes no topo do ranking. 

A receita ainda não é garantida. O Benfica terá de disputar uma pré-eliminatória e um playoff para marcar presença na fase de grupos da prova milionária. No entanto, os investidores já estão animados por antecipação, apesar de o clube ter falhado a conquista do campeonato. 

As novas regras da UEFA prevêem que, ao montante fixo de 15 milhões de euros atribuído a cada equipa, se some um valor variável em função da classificação. Essa classificação é feita com base no coeficiente de cada clube no ranking da UEFA ao longo dos últimos 10 anos. 

No caso do Benfica, se os clubes ingleses Chelsea e Arsenal não chegarem à Liga dos Campeões, isso significará que as águias terão assegurados 42,5 milhões de euros de receitas. 

As contas do Negócios apontam um valor ligeiramente superior para o Porto, o campeão deste ano, que terá acesso garantido à fase de grupos: 43,6 milhões de euros. Tanto as ações do FC Porto como do Sporting ainda não transacionaram esta segunda-feira.

Autor: Tiago Varzim/Negócios

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0