Brasa Futebol Clube: Mistério desvendado

emblema de mirassol nunca realizou um jogo; o líder assegura que as águias liquidaram todas as parcelas

Brasa Futebol Clube: Mistério desvendado
Brasa Futebol Clube: Mistério desvendado

A declaração de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, reacendeu uma polémica de 2009. O assunto tem como personagem principal o lateral-direito Patric. O jogador brasileiro foi registrado no Brasa Futebol Clube no começo da temporada 2008/09 e, em seguida, contratado pelos encarnados. A negociação foi dividida em três parcelas de 900 mil euros.

A principal discussão é que o Brasa Futebol Clube é desconhecido em Portugal e até mesmo no Brasil. A reportagem de Record viajou pelo interior de São Paulo para desvendar o mistério do ‘clube-fantasma’.

Fundado em dezembro de 2007 na cidade de Araras com o nome Target Esportes e Empreendimentos Lda., o clube, que inicialmente era uma empresa, trocou de nome em 2008, mudou a sede para a cidade de Mirassol e logo foi inscrito na Federação Paulista de Futebol. A ideia era usar a agremiação para registar jogadores antes de transações e no futuro montar uma equipa para participar em competições oficiais. Na época, tudo dentro do regulamento da FIFA.

"Criei um clube de futebol para fazer negócios bem feitos, caso contrário corria o risco de perder meus jogadores", explicou Hélio de Athayde Vasone Júnior, empresário e dono do Brasa Futebol Clube, em exclusivo ao nosso jornal.

A transferência de Patric para o Benfica foi apenas um dos diversos negócios feitos pelo ‘clube de aluguer’, que nunca realizou uma partida profissional e atualmente não tem mais atletas registados.

"O Patric foi nosso único jogador vendido ao Benfica, o Giuliano Bertolucci [empresário] foi o responsável pelas negociações. Fui uma vez para Portugal, conheci as instalações do Benfica, mas nunca tive contacto com a direção. O Benfica pagou todas as parcelas da compra do atleta, está tudo liquidado", lembrou o dirigente.

De acordo com a Federação Paulista de Futebol, o Brasa Futebol Clube continua filiado, mas está afastado oficialmente das atividades desde 2011. Record teve acesso aos documentos de registo do clube e apurou que juridicamente não existe nenhuma irregularidade.

"Hoje estou bem distante do futebol, mas não tenho nada a esconder. Sempre trabalhei com lisura. Existe um velho ditado que diz: quanto mais você mexer na m..., mais ela vai feder. Nada fede se mexerem no meu nome", contestou Hélio.

O Brasa Futebol Clube Lda., cuja sede é o Estádio Municipal de Mirassol, hoje está esquecido, assim como o futebol de Patric nos tempos de Benfica. Alguns empresários até tentaram comprar o clube nos últimos anos, mas Hélio de Athayde não tem interesse na venda.

Desconhecem existência do clube

A reportagem de Record passou cerca de seis horas na cidade de Mirassol, onde o Brasa Futebol Clube está registado. A surpresa é que o clube é desconhecido nos arredores do Estádio Municipal. "Brasa? Não conheço", disse o comerciante Carlos Alberto Antunes, de 67 anos. "Você não está falando do Mirassol Futebol Clube? O único clube da cidade é o Mirassol, que joga a segunda divisão do campeonato paulista. Nunca ouvi falar sobre esse tal de Brasa Futebol Clube", afirmou o taxista Cleber Cabete, de 42 anos. Dentro do estádio, sede do Brasa e também do Mirassol, também não existe nada ligado ao clube que negociou o lateral-direito Patric com o Benfica em 2009.

Hélio de Athayde Júnior: "Bruno de Carvalho foi inconveniente"

1 - Ainda trabalha com futebol?

Eu gosto do futebol, acho legal a gestão de um clube, mas vi muitas coisas estranhas nos bastidores que fizeram com que eu me afastasse. Hoje estou fora do futebol, tenho trabalhado apenas com a minha empresa, a Localfrio [ramo de logística]. Até tenho vontade de voltar a trabalhar com futebol, mas não estou pensando nisso agora.

2 - Não pensa em vender ou fechar de vez o Brasa Futebol Clube?

Alguns empresários já quiseram comprar o clube, mas rejeitei todas as ofertas. Talvez um dia eu volte a trabalhar com futebol e reative o clube. Quem sabe...

3 - Ficou chateado com as declarações do presidente do Sporting?

O mais sensato era o presidente do Sporting ter buscado informações com a Federação Paulista de Futebol antes de falar o que falou. O que ele [Bruno de Carvalho] disse foi inconveniente.

Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.