Record

Cavém morreu

ANTIGA GLÓRIA TINHA 72 ANOS

O antigo futebolista do Benfica Cavém morreu hoje, aos 72 anos, e o seu funeral decorrerá amanhã em Alcobaça, segundo informações do clube. No Estádio da Luz, a bandeira do clube foi colocada a meia haste e permanecerá assim durante dois dias.

A missa de corpo presente está marcada para as 15:30 de quarta-feira, na Igreja de Alcobaça, seguindo o funeral para o cemitério local. A representar o Benfica estará a vice-presidente da mesa da Assembleia Geral, Paula Pinho.

Bicampeão europeu

Domiciano Barrocal Gomes Cavém estreou-se ao serviço das águias na época de 1955/56, na festa de aniversário dos encarnados frente ao Valencia, e permaneceu no clube até 1968/69. No total disputou 542 jogos de águia ao peito e marcou 125 golos e cinco "hat- tricks".

Ao serviço do Benfica, o ex-internacional comemorou dois campeonatos europeus (60/61 e 61/62), nove campeonatos nacionais e quatro Taças de Portugal.

Cavém foi descrito como um jogador imprevisível a driblar, a cabecear e polivalente, já que se adaptava a quase todas as posições. A provar a versatilidade de Cavém estão as nove posições que ocupou no relvado, ficando de fora apenas os lugares de guarda-redes e avançado-centro, mas os seus "postos" mais eficazes foram extremo-esquerdo (238 jogos) e defesa-direito (197 jogos).

Da sua veia de goleador destaca-se ainda o golo mais rápido apontado em finais da Taça de Portugal, quando no jogo de 1958/59 inaugurou o marcador frente ao FC Porto aos 27 segundos de jogo. O golo solitário viria a ser o resultado final.

Como internacional, Cavém disputou 18 jogos e marcou cinco golos.

FPF decreta minuto de silêncio

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou hoje o cumprimento de um minuto de silêncio no início de cada jogo das competições que organiza, entre quarta-feira e domingo, em memória do ex-internacional Cavém.

"(...) Informa-se que por motivo de falecimento do senhor Domiciano Barrocal Gomes Cavém, antigo jogador internacional e bicampeão europeu, vai ser guardado um minuto de silêncio em todos os jogos das provas organizadas por esta Federação, a realizar nos dias 12 a 16 do corrente", refere a FPF num curto comunicado em que anuncia a homenagem ao ex-jogador do Benfica.
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

M M