Crédito a Vitória e... ao ‘menino’

Técnico apostou bem no jovem belga e deve mantê-lo, dizem Nereu, Pacheco e Nuno Santos

• Foto: EPA

Rui Vitória fez bem em apostar em Svilar para a baliza frente ao Manchester United. A opinião é de Nuno Santos, ex-guarda-redes do Benfica, Rui Nereu, guardião do Freamunde que também já defendeu as cores encarnadas, e Pacheco, ex-jogador e agora treinador. Segundo o trio de ‘especialistas’, o técnico também esteve bem ao garantir, após um jogo no qual Svilar cometeu um erro, que irá mantê-lo na equipa frente ao Aves, no próximo domingo.

"Tomou a melhor decisão. Se Svilar deu boas indicações no treino, tinha de jogar", diz-nos Nuno Santos, que sabe "exatamente o que ele está a passar". "É um jovem e ainda vai errar. Esperemos que pouco, mas os erros vão acontecer", explica o ex-guardião, cuja opinião é partilhada por Rui Nereu, que também fez o primeiro jogo na Champions pelo Benfica ainda muito novo (19 anos e 234 dias): "Esteve bem no jogo, tirando o erro. Vai continuar a acontecer, mas ainda é um menino que tem muito a aprender. Vitória fez bem em garantir já a titularidade dele, pois deu-lhe tranquilidade para trabalhar durante a semana. Não fez o mesmo com Varela, mas só quem está no treino sabe o que se passa."

Para Pacheco, Vitória assumiu "um erro calculado" ao lançar Svilar e lembra que, por ser o treinador, "é ele quem decide". Sobre a titularidade no próximo jogo, Pacheco acredita que "não vai afetar os outros guarda-redes": "São coisas normais."

Rui Nereu: "Deu-lhe mais tranquilidade"

"O mais importante é que Svilar dê atenção apenas ao que o treinador e os colegas lhe dizem e que sinta a confiança que depositaram nele. Ao garantir já a titularidade dele no próximo jogo, Rui Vitória deu-lhe tranquilidade para trabalhar ao longo da semana focado apenas no jogo com o Aves. Nós não vemos os treinos do Benfica e não sabemos quem treina melhor. Se Rui Vitória acha que é Svilar quem está melhor, ele é que sabe."

Nuno Santos: "Tomou a melhor decisão"

"Acho que o Rui Vitória tomou a melhor decisão. Se o Svilar deu boas indicações no treino, tinha de jogar, e eu tomaria exatamente a mesma opção. Depois acho extremamente importante a sua declaração pois veio reforçar a estabilidade do jovem. Já joguei e sei exatamente o que o atleta está a passar. O Svilar é um jovem e vai errar, esperemos que pouco, mas vai falhar. Um bom exemplo que temos é o Rui Patrício."

Pacheco: "Escolha foi risco calculado"

"A escolha de Svilar parece-me um risco calculado por parte de Rui Vitória. Claro que pode haver dissabores, pois é um jogador jovem, mas também pode contribuir para o crescimento dele. Agora, a decisão está nas mãos de Rui Vitória. Houve algumas opiniões divergentes por ter tirado Bruno Varela da equipa, mas quem assina a convocatória é o treinador. Não dá para agradar a todos e acaba por sobrar sempre para alguém."

Por João Soares Ribeiro e Pedro Ponte
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0