Ederson de regresso à 'fortaleza' da Luz

Apenas Oblak tem melhor registo vitorioso nas partidas em casa (desde 2000)

• Foto: Paulo Calado

Ederson já cumpriu castigo frente ao Sp. Braga, depois de ter sido expulso na receção ao Arouca, e prepara-se para voltar a agarrar a titularidade na Liga. O próximo adversário é o Chaves e o jogo está marcado para esta sexta-feira num estádio que já é uma espécie de 'fortaleza' para o camisola 1 das águias.

Record fez as contas e, desde 2000, o registo caseiro de Ederson é o segundo melhor, com 92,9% de vitórias. Com o canarinho, de 23 anos, entre os postes, o Benfica apenas cedeu um empate na Liga em 14 jogos, tendo sofrido oito golos. Ora, curiosamente, esse empate aconteceu já esta época, diante do Boavista, numa partida onde o guarda-redes encaixou três desses oito golos.

Mas perguntará o leitor: que guarda-redes tem, então, o melhor registo? Falamos de Jan Oblak, esloveno que cumpriu apenas uma temporada ao mais alto nível na Luz, tendo rumado, depois, ao Atlético de Madrid. Ora, em 2013/14, o guardião participou em oito encontros do campeonato no Estádio da Luz, tendo o Benfica vencido esses mesmos oito compromissos. A percentagem é clara, de 100%, mas temos de ter em conta que, por não ter começado a temporada como titular, Oblak realizou menos jogos do que a 'concorrência'.

Tendo em conta, por exemplo, o sucesso que Júlio César conheceu no Benfica nas duas primeiras temporadas (esta é a terceira), não deixa de espantar, por isso, que Ederson tenha alcançado estes números. Quanto ao antigo titular da seleção do Brasil, a taxa de vitórias em jogos caseiros da Liga 
é de 85,2%, fruto de 23 partidas ganhas em 27 disputadas. Mas, ao contrário dos outros dois guardiões já mencionados, Júlio César esteve presente em duas derrotas caseiras dos encarnados: frente a Sporting (0-3) e FC Porto (1-2). O Benfica viria, ainda assim, a sagrar-se campeão nacional em 2015/16.

Aqui ficam, então, as percentagens de triunfos em jogos no Estádio da Luz dos guarda-redes titulares deste milénio (apenas jogos na Liga):

Oblak - 100% (8 jogos, 8 vitórias)
Ederson - 92,9% (14 jogos, 13 vitórias)
Júlio César - 85,2% (27 jogos, 23 vitórias)
Artur - 83,3% (42 jogos, 35 vitórias)
Roberto - 83,3% (12 jogos, 10 vitórias)
Enke - 71,8% (39 jogos, 28 vitórias)
Quim - 71,2% (66 jogos, 47 vitórias)
Moretto - 66,7% (9 jogos, 6 vitórias)
Moreira - 65,5% (55 jogos, 36 vitórias)

Por Pedro Ponte
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.