Record

Francisco Calado morreu ontem

ANTIGO CAPITÃO DE EQUIPA

Francisco Calado, jogador do Benfica na década de 50, que contava 77 anos, faleceu ontem à noite no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, onde se encontrava internado desde quarta-feira.

O corpo permaneceu durante a madrugada naquela unidade hospitalar e só hoje se saberá o dia e local das cerimónias fúnebres.

Ao longo da carreira, Francisco Antero Perdigão Calado só conheceu um clube. "Não saio do Benfica. Fico cá sem ganhar dinheiro e podem pôr-me na categoria que quiserem. Se for preciso, até compro as botas. Mas só visto a camisola do Benfica", chegou a afirmar.

E a promessa foi cumprida. Em 1948 entrou na equipa da Luz, depois de se ter destacado no Sport Lisboa Águias. Em sete épocas, participou em 97 encontros e marcou 14 golos. O seu palmarés inclui dois Campeonatos e duas Taças.

Em 29 de Dezembro de 1948, Francisco Calado concretizou o sonho de criança ao estrear-se com a camisola encarnada, em Olhão. Iniciou a carreira a médio, mas rapidamente se destacou pela polivalência. A única posição que não experimentou foi a de guarda-redes. Esta disponibilidade valeu-lhe a braçadeira de capitão, que envergou em diversas ocasiões.

Em 1958 encerrou a carreira de futebolista, com uma derrota, frente ao FC Porto, no Jamor. Contudo, ainda praticou râguebi e atletismo por mais 11 anos, sempre de águia ao peito.

À família enlutada, Record endereça sentidas condolências.
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

M