'Gran Torino' homenageado

Recordada a tragédia de Superga

• Foto: Pedro Simões

O mundo do futebol viveu uma das maiores tragédias a 4 de maio de 1949, quando o avião que transportava a equipa do Torino despenhou-se e morreram as 31 pessoas a bordo, entre eles jogadores, equipa técnica e dirigentes. Isto sucedeu no regresso a Itália do ‘Gran Torino’ – na altura tetracampeão –, depois de um particular disputado em Lisboa, frente ao Benfica.

No dia em que as águias voltam a defrontar o Torino, o clube da Luz decidiu homenagear as vítimas da tragédia e foi descerrada, ontem, uma placa no Estádio do Jamor, o palco do jogo de 1949, onde se poderia ler "Em memória do jogo de 3 de maio de 1949. Eterna amizade". Além disso, foi depositada uma coroa de flores no local, no qual estiveram presentes os vice-presidentes benfiquistas Alcino António, Domingos Almeida Lima e Rui Cunha, assim como o atual treinador do Torino, Sinisa Mihaljovic, e o dirigente Antonio Comi.

No momento da cerimónia, na qual fizeram parte vários adeptos do Torino, Alcino António fez questão de sublinhar que "o simbolismo deste ato foi de amizade e afeto" entre os dois clubes e que já, na altura "a melhor equipa da Europa na época se deslocou a Portugal para cimentar e participar a amizade num jogo com o Sport Lisboa e Benfica, o Gran Torino".

Já António Comi, diretor-geral do Torino, agradeceu a atitude que o Benfica demonstrou com aquele gesto. O técnico Mihajlovic prometeu que aqueles "heróis" seriam honrados pelos jogadores que entraram ontem em campo. "Temos de mostrar que somos dignos destes grandes campeões", sublinhou o treinador de 47 anos.

Por Valter Marques
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.