Luisão prepara-se para renovar

Só uma oferta milionária pode reverter o processo que deixará o capitão na Luz por mais uma época

• Foto: Miguel Barreira

Prestes a completar 36 anos, Luisão tem a renovação encaminhada por mais uma temporada, isto é, até final de junho de 2018. Record sabe que os termos desta continuidade estão devidamente acertados entre o capitão e Luís Filipe Vieira, havendo apenas uma ressalva: caso chegue ao jogador uma proposta para contrato de dois anos, com pagamento de 2,5 milhões de euros livres de imposto por cada época, o central pode sair.

E é por isso mesmo que a renovação do experiente defesa só irá avançar depois de fechada a atual janela de transferências. No entanto, e tal como o nosso jornal noticiou oportunamente, depois do Granada ter colocado em cima da mesa do internacional brasileiro uma oferta de uma época e meia (com outra de opção) e um salário de dois milhões de euros líquidos, é por esta altura pouco verosímil que nos próximos dias ainda apareçam propostas na ordem dos referidos 2,5 milhões de euros por época. Na prática, significa isto que Luisão deverá mesmo acertar a renovação com os tricampeões nacionais por mais uma temporada, ampliando uma ligação que já vai na sua 14ª campanha.

Neste preciso momento, recorde-se, Luisão pode comprometer-se com novo emblema na condição de jogador livre, uma vez que o atual contrato com as águias termina no final de junho deste ano. Apesar da mais do que provável renovação ate 2018, o presidente encarnado tem estabelecido um entendimento com o jogador no sentido de libertá-lo se chegarem ofertas nos referidos moldes, sendo este um acordo válido para a próxima janela de transferências. Depois de Ederson, Pizzi e Rui Vitória, Luisão será – salvo alguma surpresa – o senhor que segue na lista das renovações.

Sete troféus no palmarés

Luisão, dada a sua longevidade no Benfica, é o único jogador do atual plantel que conquistou todos os troféus relativos à Taça da Liga, este ano denominada CTT dado o novo patrocinador.

O primeiro título da competição oficial mais recente do calendário português ganha pelo capitão do Benfica ocorreu em 2008/09, quando a equipa encarnada era treinada pelo espanhol Quique Flores. Seguiram-se mais cinco triunfos durante o comando técnico de Jorge Jesus que só não conseguiu vencer em 2012/13, uma edição vencida pelo Sp. Braga. Já com Rui Vitória, no final da época passada, internacional canarinho teve a oportunidade de levantar a taça pela sétima vez. 

Com Humberto Coelho na mira

Caso jogue hoje e volte a ser utilizado domingo – se o Benfica chegar à final da Taça CTT – ou na segunda-feira para a Liga NOS, Luisão vai atingir mais um marco na história do clube encarnado: igualará Humberto Coelho em número de jogos oficiais disputados de águia ao peito.

Aos 35 anos, o capitão já é o quinto futebolista com mais jogos disputados na história do clube encarnado, após já ter batido a marca de Shéu na presente temporada (o atual secretário-técnico regista 487). À partida, tudo indica que os números do atual vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) serão ultrapassados a curto prazo e, não está descartada a possibilidade de o internacional canarinho ainda ultrapassar Coluna neste capítulo específico. Tudo vai depender da campanha que os tricampeões nacionais ainda possam realizar na Champions e Taça de Portugal até ao final da presente temporada.

Desta forma, e confirmando-se a renovação de contrato agora avançada por Record, o Girafa até está em condições de destronar Nené, que lidera esta lista com alguma vantagem.

A cumprir a sua 14ª temporada na Luz, Luisão já revelou a sua satisfação por continuar a afirmar-se como um símbolo dos clubes do clube encarnado. O brasileiro chegou a Portugal no verão de 2003, por indicação do espanhol Camacho, e estreou-se no dia 14 de setembro de 2003, num jogo com Belenenses (3-3).

PONTO DE SITUAÇÃO

» Nos últimos dias da janela de transferência de verão, o empresário de Luisão, Giuliano Bertolucci, veio a lume dizer que o Benfica estava a "empurrar" o central para fora do clube

» Luís Filipe Vieira declinou a tese e esclareceu que iria sentar-se à mesa com o defesa-central "no momento certo", o que agora acontece

» Se cumprir na Luz o futuro contrato até 2018, Luisão completará um total de 15 temporadas seguidas no Benfica

Por Filipe Pedras e João Soares Ribeiro
28
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.