Manter pressão até final da Liga

Nestas duas jornadas, a águia volta a entrar antes do dragão. Vencer dá liderança provisória

• Foto: Miguel Barreira

O Benfica entra hoje em campo à procura do triunfo que lhe permita manter-se na corrida ao título e que lhe dê a liderança provisória. E isto porque o FC Porto só joga amanhã, diante do Marítimo, 22 horas depois de terminar o jogo da Luz.

Na próxima semana voltará a ser assim. A águia defrontará o Sporting, a 5 de maio, em Alvalade, um dia antes de o dragão receber o Feirense. Nesta fase do ombro-a-ombro, em que é proibido perder pontos, o objetivo passa por vencer o dérbi e manter a pressão sobre os azuis e brancos.

Por saber estão datas e horários da última jornada. Se a decisão do título se mantiver em aberto até final, as equipas jogarão em simultâneo, conforme está determinado nos regulamentos.

Sem interferência

Não é de agora que as águias se antecipam aos dragões. Embora tenha sido recorrente esta época, a série começou na ronda 26. A 10 de março, o Benfica bateu o Aves, em casa, por 3-0. No dia seguinte, o FC Porto sofreu a primeira derrota (0-1), no reduto do Paços de Ferreira.

Seguiram-se quatro jornadas, já que pelo meio houve o clássico, que o FC Porto venceu, recuperando a liderança. A mesma que havia perdido a 2 de abril, em consequência da derrota (0-2) no Restelo e do triunfo (2-0) do Benfica diante do V. Guimarães.

Rui Vitória já por diversas vezes sublinhou que não importa se o Benfica joga antes ou depois dos rivais. "Não tem interferência jogar primeiro ou depois. Podemos estar motivados, ou pressionados. Temos de ganhar. Faltam quatro jogos, não acabou. Isto não acabou, não é ‘ainda não acabou’", disse, na véspera da visita ao Estoril, na semana passada.

Mesmo que o técnico não atribua grande relevo à ordem de entrada em campo, os encarnados têm possibilidade de manter a pressão ao líder.

Evitar que o rival celebre no sofá

A correr pela revalidação do título – ‘isto não acabou’, foi o mote de Vitória –, o Benfica sabe que qualquer deslize significa o adeus ao sonho do penta. Assim, ao perseguirem o título, os encarnados procuram evitar que o rival festeje no sofá. Isso só acontecerá se o Benfica empatar com Tondela e Sporting e o FC Porto ganhar ao Marítimo. Nesse cenário, as águias terão totalizado 79 pontos e os dragões 82. Assim, o dragão já não dependerá dos últimos dois jogos, pois tem vantagem no confronto direto.

Por Nuno Martins
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0