Monumento de Cosme inaugurado dia 28

No aniversário do clube

• Foto: Pedro Ferreira

O monumento de homenagem a Cosme Damião vai ser inaugurado a 28 deste mês, dia em que se assinala o 113º aniversário do clube da Luz.

A obra, a cuja imagem da maquete Record teve acesso, será colocada na rotunda situada junto à entrada da garagem do Estádio da Luz, como forma de distinguir um dos fundadores dos tricampeões nacionais. A proposta vencedora, como se vê na imagem em anexo, tem o busto de Cosme Damião.

A colocação do monumento foi um dos projetos vencedores do orçamento participativo da Câmara Municipal de Lisboa, em 2013. Entre 16 de setembro e 31 e outubro desse ano, estiveram a votação 208 propostas, tendo o monumento ficado em quinto lugar entre as que tinham custo inferior a 150 mil euros. Recolheu 1.079 votos, ao passo que a vencedora, nessa categoria (Estátua de D. Nuno Álvares Pereira) teve a preferência de 1.541 munícipes.

Apesar das críticas que surgiram na altura e de alguma contestação, a verdade é que o monumento foi mesmo para a frente e, mais de três anos depois de ter sido anunciado, será realidade.

Considerado "símbolo da alma benfiquista", como está expresso na mensagem de agradecimento [ver texto em baixo], Cosme Damião deu nome ao museu dos encarnados, inaugurado a 26 de julho de 2013. Agora, vai ficar imortalizado em forma de monumento, que será inaugurado de hoje a uma semana, em dia de aniversário.

"Símbolo da alma benfiquista"

Está escolhida a frase que ficará registada na parte inferior da estátua de Cosme Damião, que, como Record adianta, será inaugurada no final do mês, no dia do aniversário do Benfica. O nosso jornal teve acesso à carta enviada ao Departamento de Marca e Comunicação da Câmara Municipal de Lisboa, onde está bem explícita uma mensagem de agradecimento pelo que o fundador do clube contribuiu para a história centenária deste.

"Em homenagem a Cosme Damião, proclamado símbolo da alma benfiquista, os cidadãos elegeram a construção deste monumento em sua honra, no âmbito do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa", pode ler-se.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.