O feito inédito que nem Eusébio nem Coluna conseguiram

À sexta tentativa, o Benfica consegue finalmente o primeiro tetra da sua história

• Foto: Miguel Barreira

O Benfica sagrou-se tetracampeão português pela primeira vez na sua história. Ao cabo de cinco tentativas frustradas, os encarnados conseguem finalmente a sua maior série vencedora na principal prova do campeonato português. Embora fosse o clube com mais títulos na competição e inclusivamente com mais tetras (cinco), a verdade é que as águias nunca tinham alcançado quatro consecutivos, à imagem dos rivais - o FC Porto, refira-se, até logrou o penta uma vez.

Assim sendo, Rui Vitória, Jonas, Luisão e companhia escrevem uma das páginas mais bonitas da história do Benfica, que nem nos tempos de János Biri e Julinho, Otto Glória, Eusébio e Coluna ou Jimmy Hagan e Chalana foi alcançado. Com o King, por exemplo, os encarnados foram tri em três ocasiões - entre 1963 e 1973 - mas faltou sempre dar o derradeiro passo rumo à glória. Curiosamente, a vez que o tetra esteve mais perto aconteceu já depois da saída de Eusébio. Em 1977/78, o Benfica terminou em igualdade pontual com o FC Porto mas os dragões de José Maria Pedroto é que ficaram com o troféu.

Cada vez mais longe dos rivais

O 36.º título nacional para o Benfica permite uma almofada mais confortável em relação ao mais direto perseguidor, o FC Porto. Os dragões, em seca desde 2013, estão a nove campeonatos (27) do líder desta contabilidade. Quanto ao Sporting, os encarnados contam agora com o dobro (18) das ligas, embora os leões aleguem ter 22, por defenderem que o Campeonato de Portugal foi o antecessor da Primeira Liga e não da Taça de Portugal.

A nível absoluto, o Benfica também alargou a distância para o FC Porto, somando agora um total de 80 títulos em todas as competições, nacionais e internacionais, contra os 74 dos portistas. Os encarnados ostentaram a liderança desta tabela durante muitos anos, até perdê-la no início da temporada 2011/2012, quando o FC Porto, então orientado por Vítor Pereira, somou a sua 18.ª Supertaça. No entanto, graças à boa série dos últimos anos, voltaram à dianteira e, inclusivamente, aumentaram a vantagem. O Sporting conta com um total de 47 troféus.

Por João Socorro Viegas
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.