Como funciona a "equipa sombra" para contratações no Benfica

Pedro Ferreira, 'Chief-Scout' das águias, explica estratégia

• Foto: SL Benfica

Pedro Ferreira é o responsável pelo departamento de prospeção do Benfica, uma função que assumiu com a saída de José Boto, tendo liderado a reorganização desta secção de vital importância na estratégia do clube. É que é a equipa que lidera que identifica, analisa e aprova a contratação de novos jogadores para o plantel de Bruno Lage. Uma tarefa exigente, como o próprio explica, pois sabe que mexe com valores elevados, tal como aconteceu com Raul de Tomas, ainda que este defenda que não foi uma contratação falhada. 

"Não falhámos na contratação. Temos sempre de pesar o investimento que vai ser feito. E perceber se esse investimento vai ser ou não justo. Perceber o que o torna esse jogador capaz de valer esse valor. Mas temos de ter em conta a possibilidade das coisas não correrem bem. E perceber se ele é facilmente aglutinável por clubes grandes. Por exemplo, quando estamos a negociar, também temos adversários que querem os mesmos jogadores. Aconteceu com o Raul de Tomas e com o Weigl, mas se conseguirmos que eles venham para cá, esses jogadores vão continuar a ter clubes interessados. É que há por vezes problemas de adaptação e queremos sempre minimizar o impacto se as coisas não correrem bem e sabemos que podem ser vendidos de novo. É como comprar algo com garantia", explicou o responsável benfiquista, em entrevista ao podcast de Rui Pedro Silva, 'Vamos falar de futebol'.

Sobre a forma como se convence nomes como Raul de Tomas ou Weigl a vir para o Benfica, Pedro Ferreira tem a resposta: "Eles vêm jogar para o Benfica, que joga e luta para ganhar títulos em Portugal, mas que se quer comparar com os clubes europeus e eles vêm para ajudar nisso. O facto de ser a equipa com mais títulos em Portugal nos últimos anos, ajuda. Jogador quer sucesso e sentir sabor da vitória e da festa", vincou o responsável benfiquista.

Na mesma conversa, Pedro Ferreira deu conta de que existe aquilo a que chama de equipa sombra, onde estão já identificados jogadores para todas as posições, caso haja a urgência de avançar para a contratação de alguém.

"Cada scout é responsável pelo seu mercado e tem jogadores identificados, depois junta-se os nomes indicados pelo presidente, pelo Tiago Pinto e pelo Rui Costa, os quais são bombardeados com sugestões de jogadores. Temos que os avaliar a todos. Depois os scouts avaliam os jogadores uns dos outros para ninguém ser responsável por um jogador. Depois dos jogadores vistos e revistos por todos, passando todos os filtros, cabe-me a mim criar uma equipa sombra, com 'n' jogadores por posição e após isso, em acordo com as necessidades da equipa avançamos. Por exemplo, o Rui Costa diz que precisamos de um lateral, vamos à equipa sombra e vemos as opções que temos e escolhemos perante as características desejadas pela equipa técnica. Depois, todos juntos, interagindo com a equipa técnica e com a equipa de análise de adversários que também nos dão inputs, decidimos os 3 ou 4 alvos que podemos avançar", atirou Pedro Ferreira, que deu conta, ainda, de uma das principais diferenças do scouting no futebol profissional para o de formação:

"O futebol profissional é muito rendimento. E além do rendimento, é saber que o jogador quando chega tem de estar preparado para responder às exigências da profissão e da função que ele tem. Estamos a mexer com dinheiro. Na formação, é diferente, não gostávamos de pagar para ter jogadores e mais do que rendimento, é perceber as aptidões que um jogador tem".


Por Valter Marques
2
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Adelaide United - Newcastle Jets2.813.512.18 Leixões Sub-23 - Famalicão Sub-231.533.284.58 Samtredia - Dila Gori2.732.912.13 Vysocina Jihlava - Slavoj Vysehrad1.194.797.78 Odra Opole - Stomil Olsztyn1.763.063.49 Sloga Kraljevo - Radnicki 19235.663.131.47 Beitar Tel Aviv Bat-Yam - Hapoel Ramat Gan2.082.633.14 Hapoel Afula - Maccabi Ahi Nazareth2.182.742.8 Hapoel Petach Tikva - Hapoel Kfar Shalem2.572.732.36 Hapoel Um El Fahem - Sektzia Nes Tziona2.772.692.24
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.