Pedro Marques: «Tentamos ser um clube que mantém jogadores»

Diretor técnico da formação explicou estratégia

• Foto: Inês Gomes Lourenço

Pedro Marques, diretor técnico para o futebol de formação do Benfica, assume que as águias não são, neste momento, "um clube comprador, mas mais um clube vendedor", uma tendência que na Luz se pretende inverter. "Estamos a tentar ser um clube que mantém os jogadores. Promovemos jogadores para a primeira equipa e tentamos agora mantê-los o máximo tempo possível que conseguirmos. Para nós, o foco na gestão de talento é crucial", vincou o responsável benfiquista no recente fórum ‘OptaPro Analytics’, em Londres.

O responsável benfiquista, que trocou o Man. City pelo Benfica no último verão, assinalou os desafios com que os clubes se deparam na formação. "Recrutar os melhores jogadores tendo em conta o talento; treinar e fazer evoluir os jogadores mediante um caminho traçado; saber o nível correto de competição de um jogador; e perceber a oportunidade de jogar na equipa sénior", especificou Marques, antes de referir que no emblema inglês tinham acesso "a mais informação e dados de um determinado jogo", uma diferença que se começou a esbater "com a criação do Benfica LAB".

Base de dados organizada

O Benfica encontrou na Microsoft um parceiro para ajudar na organização dos dados recolhidos pelo clube. De acordo com Pedro Marques, trata-se "de um grande esforço para criar uma base de dados com informação toda organizada". "Temos levado a cabo uma fusão de duas práticas . Uma delas é usar alguns dados científicos em conjunto com os treinadores, inclusivamente. A outra é educar algumas pessoas a usar os dados, explorando-os", acrescentou.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.