Quem são os jovens "promovidos" por Rui Vitória

Treinador voltou a recorrer à equipa B

• Foto: Luís Manuel Neves

Já tinha acontecido no dia anterior e, ontem, Rui Vitória voltou a recorrer à equipa B no treino matinal. As seleções nacionais levaram-lhe 12 jogadores – Gaitán já regressou da Argentina, mas recupera de lesão – e, para compensar essas ausências, o técnico, de 45 anos, escolheu nove futebolistas que têm trabalhado às ordens de Hélder Cristóvão. No dia anterior, como Record escreveu, foram oito os ‘premiados’.
Sem os internacionais Ederson, Nélson Semedo, Eliseu, Lindelöf, Samaris, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, Jovic, Jonas, Mitroglou e Raúl Jiménez, e ainda com Júlio César, Luisão, Fejsa, Nuno Santos e Gaitán a recuperarem de lesões, Rui Vitória deu oportunidade a um guarda-redes (Miguel Santos), dois laterais-direitos (Alan Benítez e Alexandre Alfaiate), dois defesas-centrais (João Lima e João Nunes), um médio (Filipe Ferreira) e três avançados (Ould-Chikh, Sancidino e Vera).

A verdade é que o treinador conhece bem estes jogadores, pois tem acompanhado os últimos encontros da equipa B. Vitória esteve mesmo no Seixal para o encontro diante do Farense, tendo tirado notas positivas no triunfo por 2-0.

De olho na A

Todos os jogadores sonham, um dia, seguir o exemplo de Gonçalo Guedes e Renato Sanches e garantir um lugar no plantel principal, e estes nove não fogem à regra. Há, no entanto, uns que estão mais perto de consegui-lo do que outros. Miguel Santos e João Nunes, por exemplo, já se treinam com alguma frequência sob a orientação de Rui Vitória.

Quanto a Ould-Chikh, trata-se de um extremo no qual a SAD encarnada deposita muita confiança. Não é por acaso que custou cerca de 1,5 milhões de euros.

UM A UM

Miguel Santos

Aos 21 anos, o neto de Artur Santos é o titular da baliza da equipa B. Já com 28 partidas disputadas esta época na 2.ª Liga, o jogador até já foi convocado por Rui Vitória para o embate com o Zenit em São Petersburgo.

Alan Benítez
Contratado ao Rubio Ñu em janeiro, o lateral-direito paraguaio, de 22 anos, tem sido aposta de Hélder Cristóvão nos últimos jogos da equipa B. O facto de ter um cariz ofensivo já lhe valeu um golo, frente ao Sp. Covilhã.

João Lima
Habitual suplente dos B, o defesa-central, de 19 anos, recuperou recentemente de uma lesão no joelho esquerdo. Esta época soma apenas nove partidas, distribuídos pela B e juniores (UEFA Youth League).

João Nunes
O capitão da equipa B já se treina com regularidade com a equipa principal e Rui Vitória conhece-o bem. O defesa-central, de 20 anos, também esteve a contas com uma lesão, mas já regressou em pleno à competição.

Alexandre Alfaiate
Começou a carreira como central mas, com Hélder Cristóvão, fixou-se na lateral-direita. Depois de ter perdido algum espaço no início da época, o jogador, de 20 anos, foi titular nos últimos dois jogos da equipa B.

Filipe Ferreira
É dos jogadores menos conhecidos da formação secundária da Luz, e a verdade é que, em 2015/16, tem tido poucas oportunidades. Na última época, o médio, de 19 anos, chegou a ser emprestado ao Casa Pia.

Ould-Chikh
Contratado ao Twente, sentiu problemas de adaptação mas, recentemente, foi elogiado pelo técnico da B. Aos 18 anos, o holandês de ascendência marroquina é promessa que as águias esperam que se afirme.

Sancidino
‘Dino’, como é chamado no Seixal, tem tido uma época de altos e baixos. Aos 22 anos, tarda em mostrar o valor que prometeu nos escalões inferiores do Benfica, mas, agora, voltou a ter a oportunidade de se mostrar.

Francisco Vera
O avançado paraguaio, de 21 anos, chegou no início de época aos encarnados, assumiu a titularidade na B e chegou a ser convocado para o jogo da equipa principal frente ao Tondela, fora. Desde então... pouco mais se viu.

Por Pedro Ponte
4
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.