Rafa ligou a Salvador para desbloquear o negócio

Benfica paga 18,4 milhões de euros pelo extremo

• Foto: Luís Vieira

Chegou ao fim a novela Rafa e o avançado vai mesmo ser jogador do Benfica, apesar das difíceis negociações que envolveram águias, Sp. Braga e o empresário António Araújo. Num processo que durou semanas, apenas no final do dia de ontem, as partes selaram o acordo que consumou a transferência de Rafa para a Luz até 2021, por 18,4 milhões de euros (17,6 do ‘bolo’ total e 800 mil euros da comissão), e com o jogador a ter uma cláusula de 60 milhões de euros.

Logo de manhã tiveram início as reuniões, com António Araújo a deslocar-se à Luz, onde esteve reunido com Luís Filipe Vieira. O representante de Rafa, tal como Record noticiou, acabou por ceder na questão que estava a travar o negócio, baixando para metade a comissão de intermediação.

Foi, então, redigido um novo contrato que seguiu para Sp. Braga, mas o líder arsenalista voltou a recusar assinar o documento, porque teria de pagar parte da comissão de 800 mil euros que Araújo vai receber. Por esta altura, já Salvador discutia os termos do empréstimo de Benítez e também de Celis, um pedido de última hora. O argentino está a caminho de Braga, com o clube minhoto a pagar os ordenados na totalidade, enquanto o colombiano fica em Lisboa, por falta de acordo em relação ao pagamento do salário.

Já passava da meia-noite quando Rafa deixou esta mensagem

Mas nem esta questão teve solução fácil, já que o empréstimo de Benítez esteve a ‘travar’ o negócio durante horas. Tranquilo com a aproximação do Sporting, Salvador aceitou desbloquear a transferência quando recebeu uma chamada telefónica de... Rafa. Foi o internacional português, de 23 anos, quem lhe pediu para fechar o negócio.

Dia interminável

O dia de Rafa foi longo e não se alheou do mercado, mesmo estando no seio da comitiva da Seleção. Já condecorado com a medalha de Ordem de Mérito, o avançado reuniu-se com Araújo à noite e foi naquela altura que ficou a saber do entendimento.

Leões ainda se intrometeram

O Sporting ainda perguntou ontem como poderia desviar o jogador. Apesar de Rafa preferir o Benfica, o líder bracarense informou Bruno de Carvalho que teria de pagar igualmente os 16 milhões de euros ao Sp. Braga, assumir a solidariedade e pagar a comissão de António Araújo e solicitou os empréstimos de Iuri Medeiros e Wallyson, entretanto cedido ao Standard Liège. Os leões ficaram de ligar mais tarde, o que aconteceu. Já com Markovic quase concluído, o Sporting deixou claro a Salvador que se o Benfica não fechasse Rafa agora, em janeiro o clube de Alvalade era um sério interessado.

Por Bernardo Ribeiro e Vanda Cipriano
34
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.