Record

Ronald Koeman: «Benfica de ataque»

PRETENDE "UMA NOVA MENTALIDADE" NA LUZ

Ronald Koeman: «Benfica de ataque»
Ronald Koeman: «Benfica de ataque» • Foto: João Trindade
Ronald Koeman quer uma nova mentalidade no Benfica. O treinador holandês mostra o desejo de construir uma “equipa de ataque” e acredita plenamente que o clube da Luz poderá adaptar-se, sem grandes dificuldades, ao sistema que preconiza, o tão falado 4x3x3, com dois extremos bem definidos.

“Vou tentar que a equipa pratique bom futebol, de ataque, que agrade às pessoas”, afirma o novo técnico dos encarnados ao jornal “O Benfica”, sustentando: “Uma equipa como o Benfica tem de lutar sempre pelo título (...) Por aquilo que conheço desta equipa, penso que podemos, perfeitamente, jogar em 4x3x3.”

Neste sentido, Koeman defende a introdução de um novo modo de encarar o jogo. “Todos os treinadores são diferentes. Eu sou holandês e Trapattoni é italiano. A escola holandesa é mais atacante do que a italiana. Há que encontrar o equilíbrio, pouco a pouco, porque a mentalidade não se muda num dia. É preciso tempo e treinos para incutir o que pretendemos. É preciso também tranquilidade para que surja a nova mentalidade.”

Apesar de se afirmar claramente como um técnico de ataque, Koeman tem um discurso curioso no que diz respeito a esta matéria. “É a maneira mais complicada de ganhar, porque quando se ataca abrem-se espaços atrás. Vou tentar que a equipa lute em todos os jogos e dê o máximo pela camisola do Benfica.”

Poucos golos

Numa análise à equipa da última época, o antigo jogador do Barcelona ressalva o facto de o Benfica não ter marcado muitos golos, afirmando que há jogadores que têm de fazer mais neste particular. Pela positiva, destaca a disciplina. “Reparei que não marcaram muitos golos mas também não sofreram muitos e, além disso, foram uma equipa muito disciplinada, o que é importante. Em termos comparativos, o Benfica teve poucos cartões e houve jogadores decisivos na equipa, como o Simão, que marcou 15 golos, apesar de ser extremo. Há outros jogadores que terão de marcar mais, mas pode dizer-se que o Benfica fez uma boa temporada.”

Metas

Os objectivos para a próxima época já estão definidos e passam pela revalidação do título e ir o mais longe possível na Liga dos Campeões. Conquistar esta competição é algo em que Koeman não pensa. Pelo menos para já. “Vencer a Champions é o melhor que pode acontecer a um futebolista ou treinador, mas penso que não se deve pensar muito nisso. Vamos tentar ser campeões em Portugal e ir o mais longe possível na Liga dos Campeões, porque além do sonho importa garantir resultados financeiros que vão ao encontro dos objectivos traçados (...) Mas ninguém espera que ganhemos a Liga dos Campeões porque há equipas muito melhores e com muita qualidade. No entanto, há que tentar ir longe (...) Sou um treinador que jogo para ganhar e não para não perder.”
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

M