Rui Vitória e a expulsão de Zivkovic: «Há cartões destes e pancadas que não se penalizam»

Treinador não gostou da decisão de Jorge Sousa em relação ao duplo amarelo do sérvio

• Foto: Lusa

Na análise ao nulo entre Benfica e FC Porto, Rui Vitória analisou ainda a expulsão de Zivkovic, que jogou apenas seis minutos por ter visto dois amarelos quase consecutivos. À Sport TV, o treinador encarnado referiu que outros lances há menos graves que os do sérvio - amarelado primeiro por não estar à distância regulamentar num livre portista e depois por uma falta sobre um adversário.

Entradas de Samaris e Zivkovic na 2.ª parte

"O Samaris entra para o jogo, que seria mais direto e mais aberto. O Fejsa tinha de ter mais preocupações a cair nos corredores e tínhamos de ter outro jogador para ocupar. Depois, o Zivkovic entrou porque queríamos dar qualidade ao corredor esquerdo, na saída da bola. Estávamos a ter saídas mas que tinham de ser mais bem aproveitadas e ele tem de facto uma grande saída em progressão. Depois, queríamos colocar um dos avançados com mais jogo de área para cobertura a essa jogada no final. O jogo assim o ditou, foi um empate. Ficou tudo na mesma e vamos continuar o nosso trabalho."

Expulsão de Zivkovic

"Imprudente? Não… Eu não concordo quando há cartões amarelos a festejar golos. Há cartões amarelos destes e depois são vistas umas pancadas dentro do campo que não são penalizadas e custa-me sempre ver um jogo desequilibrado desta maneira por este tipo de coisas. Os árbitros talvez não tenham culpa. Custa-me ver uma pancada que não tem um cartão amarelo a não ser penalizada e um jogador, por uma ação destas ou por uma ação tão simples que não perturba quase ninguém, vir para a rua desta maneira. Não é algo que me agrade mas não vale a pena agora estarmos a discutir isso. Foi o que foi, o jogo está terminado."

Respirar mais confiança depois do jogo?

"Vinhamos aqui disputar este jogo para o ganhar, obviamente, como jogamos todas as partidas. Sentimos essa visão sobre nós. A vida do futebol é mesmo assim. Vampos ter um campeonato até ao fim. Estamos cá a dizer presente. Se alguém pensava isso [Benfica morto], está no caminho errado. Resta-nos trabalhar com esta humildade, com esta forma de estar, acreditando naquilo que estamos a fazer e ao mesmo tempo esperando porque o campeonato é muito longo, muito de oscilações, não há uma linha muito direita nestes processos. Nos tempos já muita experiencia sobre isto também. Está cumprido um terço do campeonato, acaba em maio. Nós estaremos cá até ao final, de certeza, a disputá-lo.

4X3X3 veio para ficar?

"Não. É um sistema que nós utilizamos. Estou convencido que não será em todos os jogos. Agora, é um sistema em que os jogadores se estão a sentir confortáveis. Temos de melhorar. Há equipas que já trabalham há mais tempo neste sistema e têm de estar permanentemente a melhorar e temos de afinar algumas coisas. Faz parte de um processo de evolução de equipa. É importante reconhecer que há um conforto na equipa a jogar desta forma e viemos a um campo, num ambiente diferente da nossa casa, e fez um jogo de grande personalidade, a ganhar uma serie de cantos e a colocar o FC Porto sempre numa situação desconfortável."

Por Flávio Miguel Silva
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.