Rui Vitória e os milhões da UEFA: «Isso não pode moldar o meu raciocínio»

Treinador lembra que tem de estar focado na forma de atuar do PAOK, a quem deixou elogios

• Foto: Paulo Calado

Rui Vitória elogiou o PAOK e alertou para que ninguém no Benfica possa considerar a equipa grega mais fraca do que o Fenerbahçe. Na antevisão à 1.ª mão do playoff da Liga dos Campeões (20h00, na Luz), o treinador encarnado lembrou a importância dos mais de 40 milhões de euros que entrarão nos cofres em caso de apuramento mas vincou que tal não pode mexer com ele nem com a forma de preparar o encontro.

De que forma o Benfica olha para este jogo?
"Olhamos este jogo com a convicção e exigência que todos os jogos colocam. Vamos fazer o quinto jogo oficial, que queríamos disputar. Jogar no Benfica é exigência permanente, independentemente das circunstâncias e dar resposta a tudo pela frente. Adversário só começa o campeonato para a semana e eliminou duas equipas antes. Acredita que pode bater o pé ao Benfica. Do outro lado está uma equipa com qualidade e com esta convicção. Temos de ter a capacidade de impor o nosso jogo. Jogando em casa temos ainda apoio fundamental."

PAOK é menos fraco que o Fenerbahçe?
"Temos a noção clara de que hoje em dia, e tendo em conta o passado recente desta equipa, que ganhou ao Basileia e empatou em Moscovo, vamos defrontar um bom adversário. Da minha boca e da minha gente ninguém tem esse pensamento (de que é mais fácil). Nem queremos que esse pensamento se aborde. Da linha de 4 defesas, todos têm 30 anos. Tem o Priovic que faz golos com facilidade, Pelkas tem uma grande mobilidade. É uma equipa com jogadores experientes e maduros. O treinador deles disse que iam preparar o jogo com calma e nós não pudemos, com um jogo no fim de semana. PAOK está em condições de disputar esta eliminatória. Mas isto não invalida que nós temos a noção que estamos num bom momento e estamos a evoluir de forma significativa. Mas será um adversário difícil. Se analisarem, verão que não é por acaso que esta equipa eliminou dois conjuntos fortes."

Varela disse que era 50-50. Jogador sueco do PAOK diz que Benfica já não é equipa de topo.
"Tive oportunidade de ler essa afirmação. Em 60 o Benfica foi campeão europeu duas vezes. Registamos tudo isso mas não perdemos o sono. Esta é uma equipa de qualidade e temos de estar muito concentrados, sabendo como lhes criar problemas."

Verbas da UEFA e a sua importância
"É o próximo obstáculo que vamos ter. Teremos 8 jogos seguidos, de variadíssimo contexto. Se nos vamos focar e antecipar cenários não será o caminho correto. Agora o objetivo é ganhar esta eliminatória e depois entrar na fase de grupos, tal como daqui a três dias o objetivo será ganhar ao Sporting. Enquanto treinador, o meu foco vai além do campo e tenho noção de atos de gestão. Mas no meu cérebro 'alto!', isso não pode moldar o meu raciocínio, mas sim como joga o adversário."

André Almeida vai jogar?
"Vai estar convocado e até à hora do jogo teremos de controlar. Qualquer eventualidade temos de estar à cautela. Estamos em crer que vai recuperar para o jogo"

Corchia
"Conhecia, claro. Está cá e tinha de o conhecer. Pode dar uma alternativa na posição de lateral-direito, onde ficámos mais debilitados com a lesão do Ebuehi. Trata-se de um campeonato longo e temos de ter sempre alternativas. Tem maturidade boa, fez belíssimos campeonatos em França e pode entrar logo na equipa mas isso não invalida o trabalho do André. A equipa está a funcionar e está lá e quem vem é como alternativa.

Jonas e Castillo
"Não estão convocados"

Ferreyra marcou primeiro golo
"Não estamos aqui com uma caçadeira apontada aos jogadores para que marquem. Eles têm aparecido de várias formas e jogadores e importa é que alguém os faça. Temos tido dinâmicas tão interessantes... Ele é um jogador de qualidade, que nos dá outras coisas ao jogo."

9
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Benfica

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0